nr10 atualizada

Com certeza, se você trabalha com energia elétrica já ouviu falar da nr10 e da importância dela para a sua saúde e segurança no ambiente de trabalho. Além de ter ouvido falar, você deve obrigatoriamente ter feito um treinamento para atuar e é obrigação da empresa fornecer esse treinamento, bem como suas reciclagens.

 Porque devo fazer o treinamento nr10 atualizada

O primeiro fator que deve levar você ou sua empresa a buscarem esse treinamento para todos os profissionais que trabalham com energia elétrica, nem é o fato de que o treinamento em nr10 é obrigatório e pode gerar várias complicações para a empresa além de multa. Mas sim o fator saúde dos colaboradores.

Apenas no ano de 2023, segundo relatório de ABRACOPEL foram 992 acidentes totais, que incluem: choques, incêndios e raios. Número superior ao de 2022, onde o número de acidentes foi de 949. Além disso, o número de mortes em ambientes de trabalho com eletricidade também subiu, passando de 384 em 2022 para 399 em 2023.

O que é a nr 10

A nr10 ou Normal Regulamentadora – 10, existe justamente para prevenir que estes acidentes ocorram. Ela foi criada pelo Ministério do Trabalho para determinar procedimentos obrigatórios que forneçam maior segurança e saúde a todos os trabalhadores do ramo de energia elétrica. 

A nr10 é a norma responsável por determinar as condições mínimas de segurança às quais o trabalhador em instalações elétricas e serviços em eletricidade deve estar submetido. 

Atualizações da nr10

A nr10 foi criada em 1978 a partir dos artigos 179 e 181 da CLT. A partir daí ela passou por várias atualizações que visam sempre melhorar a segurança e a saúde dos trabalhadores em energia elétrica. Foram elas:

  • Portaria SSMT nº12 – 1983
  • Portaria MTb nº598 – 2004
  • Portaria MTPS nº508 – 2016
  • Portaria SEPRT nº915 – 2019

Você pode ler mais sobre todas as atualizações no portal do Ministério do Trabalho e Emprego.

Reciclagem nr10

Uma das obrigatoriedades da Nr10 é a realização de cursos de reciclagem a cada 2 anos, ou se ocorrer alguma grande mudança nas instalações elétricas. É essencial manter o certificado e o curso atualizados para que não se perca o conhecimento e as técnicas de segurança, além é claro, de buscar reduzir o número de acidentes em trabalhos elétricos que vem aumentando. 

Se todas as empresas e trabalhadores tivessem consciência de quanto a segurança e a vida deles valem para não trabalhar de forma arbitrária e sem condições de segurança, com certeza teríamos menos acidentes e óbitos. 

O conteúdo programático da reciclagem do curso de NR 10 é bastante semelhante ao curso básico e inicial, mas com foco maior nas atividades complementares ou com alta tensão. Além de falar também das mudanças ocorridas no local de trabalho.

Na reciclagem da nr10 são abordados temas como:

  • Segurança em instalações elétricas; 
  • Riscos em instalações e serviços com eletricidade;
  • Técnicas de análise de riscos;
  • Medidas de controle do risco elétrico;
  • Equipamentos de proteção coletiva e individual;
  • Responsabilidades;
  • Procedimentos de emergência.

É importante que você como profissional esteja atualizado sobre todas as normas e procedimentos para garantir a segurança no ambiente de trabalho. Da mesma forma é importante que você como empresário forneça este treinamento para garantir a segurança de seus funcionários e evitar multas e maiores consequências. 

O treinamento Nr 10 online é válido?

Sim, é permitido a realização de treinamento em Nr 10 na modalidade EAD, desde que sejam cumpridos alguns pré requisitos.

Primeiramente o conteúdo do curso deve ser elaborado por profissionais de 3 áreas distintas: área elétrica, área de segurança do trabalho e também da área médica. Sendo que todos os profissionais devem ser habilitados e registrados em seus respectivos órgãos.

O treinamento também deverá abordar todo o conteúdo referente ao anexo II da Norma Regulamentadora 10, estabelecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego. 

Por último, é exigido que o curso ou treinamento possua uma carga horária mínima de 40 horas, tanto para o curso presencial quanto para o online. 

Escolhendo o melhor treinamento em NR10?

Com a globalização e a internet as possibilidades aumentaram e hoje no mercado existem diversos cursos não apenas em NR10, mas em todas as modalidades. Neste sentido é fundamental que você saiba filtrar e escolher as melhores opções, pensando que nem todos os treinamentos e certificados oferecidos são realmente válidos e você precisa ter cuidado.

Nós do Grupo E4 temos também o treinamento atualizado de NR10 online, com certificado válido em todo o Brasil. Se você precisa de 1 certificação ou de várias certificações para seus funcionários você pode fazer uma cotação ou adquirir nosso treinamento de NR10 por aqui
O Grupo E4, vem se destacando não apenas no setor de energia solar, oferecendo o melhor e mais utilizado SAAS para integradores de energia solar, o AZUME. Mas também por ser uma Edtech com oferta de vários cursos e treinamentos com certificação válida em todo o território nacional.  

Temos orgulho de ser hoje um dos maiores portais de energia solar do Brasil, além de sermos o maior canal do Youtube Brasil sobre o setor. Com tanta experiência e autoridade para falar sobre assuntos elétricos e fotovoltaicos, os nossos cursos e treinamentos são desenvolvidos para manter a nossa excelência e preparar nossos alunos para o que o mercado exige. 

Apenas no nosso curso de ENERGIA SOLAR LUCRATIVA são mais de 10 Mil integradores formados. E o nosso treinamento em NR 10 é 100 atualizado e válido em todo território brasileiro, cumprindo todos os pré requisitos exigidos pelo Ministério do Trabalho e Emprego. 

Conclusão

Em resumo, é fundamental que você entenda a importância de se realizar o treinamento e reciclagem em NR10. Pois é isso que vai assegurar que sua empresa e o seu trabalho possa decorrer sem nenhuma preocupação ou dor de cabeça com fiscalizações e multas.

Além é claro, do principal objetivo que é trabalhar com segurança e amor à vida. Somente assim, tomando todos os cuidados necessários é que será possível reduzir o número de acidentes de trabalho e óbitos em instalações elétricas. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress