O certo é segurança do trabalho ou segurança no trabalho?

As duas expressões são muito parecidas, mas o sentido é bem diferente. Descubra como diferenciar!

Segurança do trabalho ou segurança no trabalho? Por serem duas expressões muito parecidas, não é difícil encontrar pessoas que confundem as duas. A diferença entre “do trabalho” e “no trabalho” pode parecer pequena, mas impacta bastante o significado. Quer entender a diferença entre as duas e nunca mais fazer confusão? Esse post é pra você!

Qual é o certo?

Ambas as expressões “segurança do trabalho” e “segurança no trabalho” são utilizadas e consideradas corretas. O que pode torná-las “erradas” é o uso de uma no lugar da outra, já que elas podem ter nuances diferentes dependendo do contexto em que são empregadas.

Segurança do trabalho

Em geral, a expressão “segurança do trabalho” tem um sentido mais amplo. Ela abrange todas as medidas e ações voltadas para a proteção da saúde e da integridade física dos trabalhadores em um ambiente laboral, englobando questões relacionadas a riscos ocupacionais, equipamentos de proteção individual, normas regulamentadoras, entre outros aspectos.

Ou seja, a segurança DO trabalho é uma ciência, uma área do conhecimento, um conjunto de medidas e até políticas. Então se você conhece algum técnico da área, ele é um técnico em segurança DO trabalho.

Segurança no trabalho

Já a expressão “segurança no trabalho” costuma ser mais utilizada na hora de falar dessas medidas individualmente e sem o critério da área de formação em segurança do trabalho, então abrange outras formas de segurança – como vigilância e segurança de dados, por exemplo. Não costuma ser uma expressão utilizada de forma institucional, mas ainda é uma construção correta. 

Dois exemplos para facilitar:

“Estamos aplicando medidas de segurança no trabalho.”

Fica entendido que estão melhorando a segurança em geral naquele ambiente de trabalho. Essas medidas podem ser desde saúde laboral até câmeras de vigilância..

“Estamos aplicando medidas de segurança do trabalho.”

Fica entendido que estão aplicando as normas e orientações da ciência de segurança do trabalho, como treinamento para trabalhos insalubres, EPIs adequados e medidas de redução de acidentes de trabalho.

Para concluir, deve ter ficado claro agora que a principal diferença é na hora de definir a ciência que trata das medidas de segurança no ambiente de trabalho. Essa é segurança do trabalho.

Revolucione suas vendas de fotovoltaica

Conheça o software de gerenciamento mais completo do mercado

O melhor CRM para energia solar

Teste o Azume grátis por sete dias
Clique aqui

Torne-se um profissional em energia solar

Conheça os melhores cursos para se tornar um profissional desejado no setor fotovoltaico

Energia Solar Lucrativa

Aprenda do zero a como se tornar um integrador solar com ganhos de até R$23 mil / mês
Clique aqui

Compartilhe este Artigo:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Respostas de 3

  1. Sou instrutor de treinamentos de segurança e faço a seguinte distinção entre as duas expressões:
    1. Segurança do Trabalho: é tudo o que se refere as boas práticas de segurança, sejam normas, procedimentos, portarias, etc.
    2. Segurança no Trabalho: é a prática do que foi estudado, aprendido em sala, em treinamentos e que precisa obrigatoriamente ser aplicada no dia a dia.

    Em outras palavras, o investimento em segurança do trabalho só faz sentido se existir a prática da segurança no trabalho, senão passa a ser apenas uma obrigação legal das companhias, apenas fraudar evidências de que se faz segurança do trabalho no Trabalho.

    Faz sentido esse meu raciocínio?

    1. Olá boa tarde.
      Sua perspectiva está positiva, o que você tem que pensar que não adianta ter treinamento, se eu não o colocar em prática.
      É interessante salientar que aquilo visto em salas de aula não só podem, mas devem seguir as normas de segurança.
      Um exemplo de um eletricista que se acidentou em horário de trabalho, provavelmente ele violou de alguma forma as normas regulamentadoras de segurança.
      Então pode haver situações que mesmo tendo sido treinado, ainda obteve alguma violação das normas na prática.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Revolucione suas vendas de fotovoltaica

Conheça o software de gerenciamento mais completo do mercado

O melhor CRM para energia solar

Teste o Azume grátis por sete dias
Clique aqui

Latest post

Torne-se um profissional em energia solar

Conheça os melhores cursos para se tornar um profissional desejado no setor fotovoltaico

Energia Solar Lucrativa

Aprenda do zero a como se tornar um integrador solar com ganhos de até R$23 mil / mês
Clique aqui
plugins premium WordPress