Você com certeza se pergunta sobre o futuro do setor de energia solar no Brasil. São vários fatores que podem ser questionados para entender se vale a pena empreender nessa área ou investir em um sistema de energia solar fotovoltaica. A realidade é que esse setor, tende a se tornar cada dia mais lucrativo e indispensável para todos.
Vamos passar um pouco sobre o cenário atual e projeções futuras para que você tenha uma ideia melhor do que está acontecendo no setor e o que pode vir a acontecer em um futuro próximo.
Índice
Estudo de caso
No Grupo E4, oferecemos soluções para empresas de energia solar, por esse motivo temos contato diário com diversas empresas integradoras em todo Brasil. Com base nessas informações conseguimos elaborar relatórios sobre o setor de energia solar, de problemas e desafios enfrentados para tentar chegar a uma solução que possamos apresentar aos nossos parceiros.
Neste artigo, vou passar por várias questões levantadas através destes contatos e questionamentos de parceiros e integradores. Então vamos começar com uma das maiores reclamações que temos recebido.
Quedas nas vendas
Vou listar aqui os 4 motivos que os integradores nos apresentam como sendo os principais para que eles não consigam finalizar suas vendas e desistem da compra. São eles:
- “É muito caro”;
- “Não vale mais a pena”;
- “Financiamento recusado”;
- “Concorrente faz mais barato”.
“É muito caro”
O que fazer quando um cliente diz que o seu serviço de instalação e o sistema de energia solar fotovoltaico é muito caro?
Na verdade é bem simples, você precisa mostrar que o preço que ele vai pagar pelo sistema fotovoltaico é muito menor do que o valor economizado a longo prazo. Ou seja, ele terá a capacidade de gerar a própria energia, fugindo da inflação que vem cada dia mais elevando as contas de energia elétrica a valores abusivos.
Vamos supor que você veja uma garrafinha de água pelo valor de R$150,00. Você diria que esse é um valor alto ou baixo?
Em um primeiro momento, com certeza você deve ter pensado que eu estou louco e que está muito caro. Agora, pense que você está quase morrendo de desidratação no meio do deserto. E agora, o valor é alto ou baixo?
Nesse sentido, quando um possível cliente diz que o seu produto está caro é porque ele não entendeu o valor real do seu produto. É necessário gerar propostas que realmente encantem seu possível cliente e que mostre para ele tudo que ele tem a ganhar e opções de pagamento, retorno sobre investimento e financiamento.
O setor de energia solar se beneficia de um grande indicador para explicar sua proposta e tentar trazer o cliente para a sua empresa. E esse indicador é a inflação energética.
Ler mais sobre inflação energética – Energia solar vale a pena
“Não vale mais a pena”
Alguns clientes pensam que após a lei 14.300 não vale mais a pena instalar sistema fotovoltaico. Por isso, você precisa mostrar o impacto financeiro da lei, deixando claro que a economia de um sistema ainda vale muito mais a pena do que muitos outros investimentos mais populares.
Você precisa mostrar que a conta fecha e que aquilo que seu cliente está investindo é bem menor que o que ele irá ganhar a longo prazo. Além disso, você tem que mostrar e deixar clara sua capacidade de executar o serviço.
“Financiamento recusado”
Atualmente muitos financiamentos de energia solar têm sido recusados em todos os bancos. Quem paga o preço por isso são os integradores que perdem vendas já trabalhadas e na etapa final de fechamento do serviço.
Muitas vezes os financiamentos são negados devido a escolha errada de instituição financeira para solicitar o financiamento, ou por passar informações incorretas no momento da solicitação ou ainda por uma falta de confiança das instituições na empresa integradora (sim, às vezes a desconfiança no profissional que vai realizar a instalação do sistema gera uma recusa no financiamento).
Para resolver esse problema é preciso criar relacionamento com as instituições financeiras. Você também precisa auxiliar seus clientes com as cotações em várias financeiras. Tomando atitudes simples você vai fortalecer a confiança em sua empresa e facilitar a cessão de financiamentos.
“Concorrente faz mais barato”
A falta de profissionalização faz alguns integradores abaixarem o preço para tentar vender mais. E isso não é uma coisa que acontece apenas no setor de energia solar, em todo setor existem os profissionais que desvalorizam o serviço dele e de todos os outros.
Ao invés de se profissionalizar, melhorar os processos comerciais para recuperar as vendas, alguns integradores tentam resolver esse problema abaixando o preço até não ter quase nenhum lucro.
Vale você pensar o seguinte: Qualidade e preço é algo que todos querem. Porém, não existe o menor preço pela melhor qualidade, é preciso ter um equilíbrio. Preço muito baixo implica em uma pior qualidade, seja dos materiais ou da mão de obra.
Faça seu cliente pensar sobre o risco de investir em uma empresa que está oferecendo um preço bem abaixo do mercado. Se possível tente perguntar a outra empresa porque o preço dela está tão baixo. Aproveite para mostrar porque o seu preço é justo pelo serviço que você oferece. Pergunte ao seu cliente se o único motivo dele não fechar com você é o preço.
Tente mostrar os riscos de se instalar um sistema solar fotovoltaico de qualquer jeito. Sem um profissional qualificado e materiais de qualidade.
Saturação das redes elétricas (CEMIG)
Para essa situação em específico vamos focar no estado de Minas Gerais, onde a concessionária de energia responsável é a CEMIG.
Segundo os relatos dos integradores, a CEMIG tem negado a instalação de novos sistemas fotovoltaicos, principalmente no norte de Minas, o motivo alegado é de que a rede elétrica já está saturada. Mas existem também alguns relatos, que não sabemos se é verdade, de que a CEMIG estaria abordando estes clientes que tiveram seus sistemas negados para oferecer ela mesma a instalação dos sistemas.
Se essas denúncias forem verdade a situação é grave e a empresa deve ser investigada. No entanto, se ela estiver falando a verdade sobre a saturação da rede, o caminho a se seguir é simples, investir na melhoria da infraestrutura de suas redes de distribuição para comportar uma maior injeção de energia da produção independente nelas.
Retomada do Setor após a baixa da lei 14.300
Após a lei 14.300 ser sancionada o setor de energia solar sofreu um baque muito grande. Muito devido ao medo das pessoas e ao desconhecimento real do que propõe a lei. Passados alguns meses desde que a lei entrou em vigor, podemos ver uma maior compreensão por parte de empresas e clientes e uma retomada gradativa do setor já está acontecendo.
A lei 14.300 é uma forma de regulamentar a utilização de energia solar fotovoltaica. Afinal é justo realizar o pagamento por uma rede que utilizamos para injetar a energia excedente.
E após entender a lei, os clientes percebem que ainda assim investir em um sistema de energia solar fotovoltaico é um dos investimentos que entregam maior retorno sobre investimento. Sendo um sistema com vida útil média de 25 anos e pagando esse investimento em aproximadamente 5 anos com as economias geradas. Isso mesmo levando em consideração A taxa de Fio B no ano de 2028 (onde ela será a mais alta).
Profissionalização do setor de energia solar
A profissionalização do setor é algo que já está acontecendo e aqueles instaladores que não focarem no seu aperfeiçoamento e profissionalização vão ficar para trás. A tendência é que cada vez mais o setor de energia solar tenha regulamentações para trazer segurança e tranquilidade para clientes e profissionais.
Os que chamamos de “pendura placas” estão com seus dias contados. Um setor que vem crescendo, apresentando novas possibilidades e tecnologias a cada dia. É preciso se manter sempre atualizado com as novas técnicas e opções de materiais mais eficientes e econômicos.
Oferecer um serviço de pré e pós venda também é fundamental para manter o seu cliente e poder oferecer novos serviços ou indicações dele. Isso faz parte de ser uma empresa completa e oferecer serviços profissionais.
Se você chegou até aqui, das duas uma: ou você é um integrador solar, que está constantemente buscando novos clientes, profissionalizando o seu negócio e lucrar cada vez mais no setor de energia solar. Neste caso eu te convido a preencher o formulário abaixo e solicitar um teste no Azume, a ferramenta que tem como objetivo facilitar o seu dia a dia, com geração de orçamentos, dimensionamento, gerenciamento de clientes, site próprio com calculadora solar, gerenciamento da sua equipe de vendas e muito mais:
Ou então você pode ter interesse no setor e quer fazer uma renda extra, ou mesmo tornar do setor fotovoltaico o seu trabalho principal. Se este for o caso, recomendo que você conheça o curso mais completo e detalhado do setor: o Energia Solar Lucrativa. O objetivo deste curso é te ensinar do zero, mesmo que você não conheça do setor ou sobre elétrica, o passo a passo até chegar à meta de R$23.000 por mês construindo o seu próprio negócio no setor fotovoltaico. E detalhe: você ganha gratuitamente 3 meses de acesso ao Azume para já começar no setor com todas as ferramentas que precisa em mãos para alcançar seus objetivos!
CONHECER O ENERGIA SOLAR LUCRATIVA
Conclusão
Ao longo deste artigo pude te mostrar alguns aspectos importantes tanto atuais como projeções futuras para o setor de energia solar. É importante entender todos os cenários para saber que este é um setor em crescimento e que vem sofrendo grandes aportes e investimentos para crescimento.
Tanto em pesquisas de novos equipamentos mais eficientes como para produção em massa de materiais. Isso leva a sistemas cada vez mais baratos e acessíveis. Além disso, cada vez mais existem subsídios para investimento em sistemas de energias renováveis.
Isso pode levar a melhores planos de financiamento e juros menores para aqueles que pensam em instalar um sistema fotovoltaico em sua residência ou empresa.