Nos últimos anos a demanda por sistemas de energia solar fotovoltaica tem aumentado drasticamente. Isso levou a um aumento no número de empresas de energia solar, bem como a maiores investimentos e fabricação em massa de equipamento para sistemas fotovoltaicos. O que fomentou o setor, trazendo mais trabalhadores e clientes, oferecendo preços acessíveis e condições de financiamento cada vez melhores.
Índice
O que fazem as empresas de energia solar
Uma empresa que atua no setor de energia solar fotovoltaica pode se especializar em um determinado serviço ou englobar tudo que é necessário para a instalação e manutenção de sistemas.
Ao longo do processo existem as seguintes etapas:
- Venda do sistema solar fotovoltaico;
- Elaboração do projeto;
- Instalação do sistema fotovoltaico;
- Pós venda e manutenção.
Assim, existem empresas que fazem todo o processo desde a captação dos clientes até a prestação dos serviços de manutenção. Enquanto existem outras empresas que terceirizam alguns serviços e que precisam de mão de obra qualificada.
Venda de sistemas solares fotovoltaicos
O processo de realização de vendas engloba vários fatores que as empresas precisam fazer. Que vão desde oferecer preços acessíveis até ter um método de vendas efetivo, com captação de leads, site e organização do fluxo de vendas e possíveis clientes em um funil de vendas.
Nesse processo é indispensável a utilização de softwares que permitem realizar o acompanhamento dos clientes, realização de dimensionamento e geração de propostas de forma ágil. O software líder de mercado nesse segmento é o AZUME, que pelo segundo ano consecutivo foi o mais utilizado por integradores de energia solar em todo o Brasil. Então se você é um integrador fotovoltaico, aproveite para preencher o formulário abaixo e solicitar um teste gratuito na plataforma! E se você ainda não é um integrador mas quer trabalhar no setor continue lendo este artigo pois você está no lugar certo!
Elaboração de projetos
Para esse processo é necessário um projetista. Este seja talvez o processo mais importante de toda a instalação do sistema solar fotovoltaico, pois é quando o profissional fará a análise completa do cenário, desde a quantidade necessária de energia a ser produzida, até a avaliação do local da instalação para determinar o local exata da instalação das placas, inclinação e demais fatores de risco para o maior aproveitamento possível do sistema.
Um projeto bem feito não garante apenas a homologação na concessionária de energia (necessária para a instalação de qualquer sistema fotovoltaico) como também a maior eficiência, isto é, a maior geração de energia das placas fotovoltaicas que serão instaladas. Isso reflete diretamente na quantia economizada na conta de luz do cliente final.
Instalação do sistema fotovoltaico
Nesta etapa do processo é onde algumas empresas costumam terceirizar o processo, contratando profissionais para realizar a instalação do sistema. E é uma grande porta de entrada para profissionais que querem ingressar neste mercado. O curso Energia solar Lucrativa oferecido pelo Grupo E4 – Energias Renováveis, dono do maior canal do Brasil no Youtube sobre o assunto, é uma oportunidade para pessoas que querem ingressar no setor de energia solar investindo pouco para ter grandes resultados.
O curso abrange não apenas a parte de instalação dos painéis, mas também todo o processo. Desde a captação de clientes, até a realização perfeita do pós-venda e serviços de manutenção.
Os ganhos podem chegar a ser de R$4.600 até R$23.000 por mês a depender da quantidade de sistemas solares fotovoltaicos vendidos e instalados. Fora os ganhos com serviços recorrentes do pós venda que são ensinados no curso. Além do curso, você ainda tem acesso a uma plataforma de networking completa, onde empresas oferecem demandas de serviço e profissionais podem se cadastrar para prestar serviços em todo Brasil. Os alunos do curso ainda ganham 3 meses gratuitos de acesso ao Azume, a melhor ferramenta solar do setor para gerenciar todos os seus clientes, instalações e muito mais! Saiba mais na nossa página do curso clicando aqui
Pós Venda
O pós-venda inclui o monitoramento dos sistemas instalados e a prestação de serviços de manutenção.Pequenos reparos e limpeza dos painéis solares ao longo do tempo mantém a geração do sistema em sua capacidade máxima, garantindo a conta de luz baixa e o payback do sistema (que foi calculado lá na parte de vendas) realista. Muitas empresas ignoram esse processo e não buscam fazer um acompanhamento do pós-venda, o que significa perder dinheiro tanto para a empresa integradora que perde um serviço de recorrência, quanto para o cliente que mês após mês tem sua economia reduzida.
Sabendo disso, muitos profissionais têm se especializado na prestação de serviços de manutenção e limpeza de painéis solares. Que também é um mercado que vem crescendo muito em demanda. E novamente o Grupo E4 oferece cursos especializados para quem quer aprender a realizar limpezas profissionais de painéis solares.
Benefícios de se ter um sistema solar fotovoltaico
O maior benefício da energia solar fotovoltaica é a economia a longo prazo que ela proporciona. Além é claro dos benefícios para o meio ambiente e ao nosso ecossistema. Além de ser um sistema que lhe permite produzir energia em casa ou na sua empresa diretamente.
Também, é um sistema de instalação simples e que pode ser realizado em qualquer local, independente da região ou cidade que você more. Por ser um setor em crescimento e com muito investimento, também tem sofrido com reduções constantes nos custos de materiais e instalação. O que tem atraído cada dia mais pessoas para realizar a instalação de sistemas fotovoltaicos em suas casas e empresas.
Conclusão
Ao longo de todo o artigo você conheceu mais sobre as empresas de energia solar, o que elas fazem, quanto ganham e como ingressar nesse mercado que está em constante evolução. Agora que tem todo o conhecimento necessário já pode tomar a melhor decisão possível para o seu futuro.
Sabendo o que pode agregar para você, sua empresa e negócios, seja pela simples instalação de um sistema solar fotovoltaico, ou pelo passo maior de aprender e começar a trabalhar neste setor.