Você tem conhecimento sobre o que define uma empresa como sustentável? Em poucas palavras, são aquelas que adotam práticas com a finalidade de agir de maneira consciente, respeitando tanto o meio ambiente quanto a sociedade na qual estão inseridas.
O conceito de empresas sustentáveis origina-se da expressão em inglês eco-friendly, que se refere essencialmente a organizações que são amigas do meio ambiente ou do ecossistema.
Índice
O que são empresas sustentáveis?
Empresas sustentáveis são aquelas que se desenvolvem e evoluem com o objetivo de preservar ou não prejudicar o meio ambiente, buscando crescimento, mas estando sempre atentas aos efeitos que suas atividades têm sobre a natureza e a sociedade.
No aspecto social, essas empresas procuram proporcionar uma melhor qualidade de vida para as pessoas ao seu redor, tanto no ambiente interno quanto externo. Além disso, implementam iniciativas para minimizar os impactos gerados por suas operações no meio ambiente. Isso pode incluir diversas estratégias como por exemplo:
- Uso de materiais recicláveis;
- Aproveitamento de energia de fontes renováveis, como a solar;
- Utilização eficiente de matérias-primas;
- Diminuição do uso de materiais que causam danos à natureza, como o papel.
Em relação à lucratividade, a busca por ganhos financeiros não compromete as decisões que afetam negativamente o meio ambiente, uma vez que essas empresas almejam lucros enquanto se preocupam com a conservação ambiental.
Principais objetivos das empresas sustentáveis
O desenvolvimento sustentável nas empresas visa assegurar um crescimento que não prejudique o meio ambiente, além de compensar possíveis danos ambientais com ações que promovam a sustentabilidade.
Dentro desse cenário, os principais objetivos da sustentabilidade empresarial são:
- aprimorar a imagem da marca e a competitividade no mercado;
- diminuir custos e riscos operacionais e financeiros relacionados à gestão ambiental e social;
- fomentar a inovação e a criatividade na busca por soluções sustentáveis para os desafios enfrentados pelos negócios;
- estabelecer um ambiente de investimento que atenda às exigências de desenvolvimento sustentável da sociedade e do planeta;
- incentivar a responsabilidade ética das empresas em relação aos seus stakeholders, incluindo clientes, colaboradores, fornecedores, governo e meio ambiente.
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Benefícios de uma empresa sustentável
O aspecto mais relevante a ser considerado é a percepção do cliente em relação à empresa. As empresas que adotam práticas sustentáveis tendem a ser mais apreciadas por seus consumidores, o que muitas vezes resulta em maior fidelização e até mesmo na disposição dos clientes em pagar um valor mais alto por produtos com uma origem ecológica.
Uma pesquisa realizada em 2022 revelou que os consumidores possuem grandes expectativas em relação às políticas de sustentabilidade das organizações. De acordo com o relatório, 81% da população brasileira acredita que nem sempre o que beneficia o ser humano é benéfico para o meio ambiente ao seu redor.
Além disso, constatou-se que 26% dos brasileiros pensam que as empresas e marcas são os principais motivadores para as pessoas adotarem um estilo de vida mais sustentável. Por fim, 55% afirmam estar dispostos a pagar um preço maior por produtos oferecidos por empresas comprometidas com a sustentabilidade.
Além da sua posição no mercado, uma empresa sustentável pode usufruir de incentivos fiscais, tornando suas operações mais lucrativas. Esses incentivos e os critérios necessários para se qualificar para esses benefícios variam conforme a região.
Entre os exemplos estão créditos de carbono, deduções pelo uso de energia renovável, benefícios relacionados a construções sustentáveis, isenções fiscais para produtos reciclados e iniciativas de reciclagem, entre outros.
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Como tornar uma empresa sustentável?
O conceito de sustentabilidade é amplo e pode ser aplicado de diversas formas dentro de uma organização, englobando tanto iniciativas internas quanto externas. O essencial é que essas ações resultem em mudanças efetivas que diminuam os impactos ambientais.
Nesse contexto, as medidas sustentáveis nas empresas podem abranger vários setores, desde a produção até as estratégias de marketing.
Adotar práticas que promovam o uso responsável dos recursos naturais, desenvolver embalagens biodegradáveis e escolher formulações mais naturais para os produtos são algumas iniciativas viáveis.
Além dessas transformações internas, a empresa pode também se envolver em projetos socioambientais externos, promover a transparência e buscar métricas que ajudem a avaliar seus efeitos sobre o meio ambiente e a sociedade.
Outra maneira de fortalecer a sustentabilidade é através da obtenção de certificações, como a ISO 14001. Ademais, a marca pode comunicar suas ações de forma consciente por meio de estratégias como o marketing verde.
Energia solar na busca pela sustentabilidade
Caso sua empresa busque autonomia e sustentabilidade, a adoção de um sistema de geração de energia fotovoltaica se torna essencial. Essa forma de energia é acessível a todos e pode ser aproveitada em qualquer lugar do planeta. Ademais, seu uso não gera impactos negativos ao meio ambiente ou à comunidade local. Trata-se de uma fonte renovável e sustentável que estará sempre ao nosso alcance.
Além disso, a energia fotovoltaica ajuda a diversificar a matriz elétrica, diminuindo a dependência das redes das concessionárias e minimizando o risco de apagões, bem como os efeitos causados pela falta de chuvas.
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Conclusão
Para resumir, se você possui um negócio e deseja integrar-se ao mundo das empresas sustentáveis, o primeiro passo é claro: comece a agir e evite os discursos sobre começar amanhã.
O meio ambiente está clamando por ajuda, e sua empresa tem o potencial de fazer a diferença, ao mesmo tempo em que usufrui das vantagens de ser vista como “eco-friendly”. Isso significa ser mais valorizado pelos seus clientes enquanto contribui para a preservação do planeta.