Os 5 aparelhos que mais consomem energia na sua casa

Os 5 aparelhos que mais consomem energia na sua casa

A conta de energia elétrica é uma preocupação frequente em muitos lares brasileiros. Seja pelo alto custo da eletricidade no país ou por questões ambientais, estamos constantemente procurando por aparelhos domésticos e eletrônicos que sejam mais eficientes energeticamente. No entanto, quais seriam os principais vilões quando se trata da conta de luz? Quais são os aparelhos que consomem mais energia?

Como identificar o consumo de cada eletrodoméstico? 

Mesmo antes de comprar qualquer eletrodoméstico, uma boa prática é conferir qual seu consumo de energia para garantir que ele seja eficiente. Para isso, você deve seguir alguns passos:

Verifique a etiqueta de energia: A grande parte dos eletrodomésticos possui uma etiqueta de energia onde é fornecido informações sobre o seu consumo de energia. Essa etiqueta se chama ENCE, ou Etiqueta Nacional de Conservação de Energia, basta procurar por ENCE na embalagem ou no próprio aparelho. Na etiqueta geralmente contém dados como a potência em watts (W) ou quilowatts (kW) e qual seu consumo anual de energia em quilowatt-hora, além de fazer sua classificação em mais ou menos eficiente de acordo com sua categoria.

Utilize um medidor de energia: Nem todos os eletrodomésticos ou aparelhos eletrônicos vêm com a ENCE, mas existe outra maneira de descobrir qual o seu consumo energético, utilizando um medidor de energia, também conhecido como wattímetro. O wattímetro é um dispositivo que pode ser conectado entre a tomada e o eletrodoméstico para fazer a medição do consumo de energia. 

Calcule o consumo diário: Seja a partir dos dados da ENCE ou os valores que você encontrou usando o wattímetro, agora você pode calcular o consumo diário de energia de cada eletrodoméstico ou eletrônico. Sabendo a potência, podemos fazer o cálculo do consumo de energia multiplicando a potência pelo seu tempo de uso. Por exemplo, se um aparelho tem uma potência de 100 watts e é usado por 5 horas ao dia, seu consumo diário será de: 

  • 100 watts x 5 horas = 500 watt-hora (Wh) ou 0,5 kilowatt-1hora. (kWh). 

Além do consumo de energia dos eletrodomésticos, existem outros fatores que podem influenciar o consumo geral de energia em uma residência, como a eficiência energética do aparelho, seu tempo de uso, o modo em que eles está sendo operado (por exemplo, em sua máxima potência ou em modo de economia de energia) e a quantidade de aparelhos que estão sendo utilizados de forma simultânea. 

Os aparelhos que mais consomem energia na sua casa

Nos últimos anos, o custo da energia elétrica no Brasil tem aumentado significativamente, com um quase triplo aumento na tarifa de 2015 a 2022. Esse cenário vem resultando em elevações nas faturas de eletricidade em todo o território nacional. Muitas pessoas têm se esforçado para identificar os principais causadores do aumento na conta de luz e compreender quais aparelhos consomem mais energia em suas casas ou estabelecimentos comerciais.

Além disso, a procura por fontes de energia sustentáveis vem crescendo, não apenas devido à preocupação com as mudanças climáticas, mas também visando economias a longo prazo nas despesas com eletricidade.

Quando paramos para analisar o que está consumindo mais energia dentro de casa, devemos levar em consideração dois pontos importantes para este cálculo. O primeiro é a potência daquele determinado aparelho, quanto maior sua potência, mais energia ele irá consumir, isso acontece porque eles convertem de forma mais rápida a energia em trabalho.

O segundo ponto importante é o seu tempo de utilização, ou seja, você pode ter um aparelho de alta potência em sua casa, mas que é utilizado poucas vezes, e ter um de potência baixa, mas que é utilizado todos os dias por várias horas. Desse modo, é muito provável que este segundo aparelho irá ter consumido mais energia que o primeiro ao fim do mês.

LEIA MAIS: Energia cara? Entenda os motivos e as soluções para ter o valor de sua conta reduzido

Os vilões da energia elétrica 

Veja agora alguns aparelhos que podem consumir mais energia na maioria das casas:

Ar condicionado: O primeiro aparelho da nossa lista não poderia ser outro. O ar condicionado é um aparelho de grande potência, e que principalmente nas épocas de maior calor ficam ligados por várias horas ao longo do dia. E isso o torna o número 01 de qualquer lista de consumo de energia, pois ao analisar as duas variáveis que citamos acima, sua pontuação fica alta nas duas. 

Chuveiro elétrico: O segundo aparelho que mais consome energia em uma casa é o chuveiro elétrico. Isso porque ele possui alta potência, e é utilizado todos os dias, não em tanto tempo quanto o ar condicionado, mas se usado por um tempo desnecessário, ocasionando um desperdício, ele com certeza irá se tornar um dos maiores vilões da sua conta de luz.

Geladeira ou Refrigerador: Este item da nossa lista não está nela por ter uma alta potência, mas sim pelo seu tempo de uso. Se tratando de um aparelho que permanece ligado durante 24 horas por dia, e todos os dias do mês, não existe muitas alternativas do que possa ser feito para diminuir seu consumo, a não ser aquele básico clichê como não esquecer sua porta aberta, ou não a deixar muito próximas de fontes e calor como fogão ou forno. É importante verificar se a borracha de vedação do aparelho está posicionada de maneira correta, caso contrário, a geladeira irá consumir mais energia para manter seu interior refrigerado. 

Lava-Louças: Apesar de não estar presente em todas as casas, mas os que a possuem devem ficar atentos sobre seu consumo de energia, pois trata-se de um equipamento de alta potência. Uma maneira de tentar reduzir seu custo é utilizar toda a sua capacidade para lavar o máximo de louças de uma vez só. 

Televisão: O último aparelho que listo aqui talvez te assuste, mas a TV em cores é um aparelho que não tem muita potência, mas na maioria das casas é usado de forma excessiva ou incorreta. Isso gera um alto consumo de energia, tornando-se um dos vilões da conta de energia. Deixar a televisão ligada sem ninguém assistindo ou deixá-la conectada na tomada desligada são dois dos maiores erros que podem levar ao aumento da sua conta de energia

Energia Solar 

Com certeza você já ouviu falar e conhece os sistemas de energia solar fotovoltaicas, mas o que talvez você não saiba é que atualmente eles se tornaram extremamente acessíveis para grande parte da população. 

O primeiro fator responsável para que isso aconteça é que o valor dos equipamentos reduziu devido ao aumento da produção, o segundo é que a eficiência dos sistemas fotovoltaicos evoluiu muito nos últimos anos, ocasionando um aumento da capacidade de geração de energia e consequentemente da sua economia.

As instituições financeiras têm buscado oferecer financiamentos cada vez mais acessíveis e o governo tem investido em subsídios para o setor em busca de crescimento. A energia solar segue sendo um dos melhores investimentos a longo prazo que existe, sendo até mesmo mais vantajoso que fazer aplicação em CDB por exemplo. 

Para ter uma ideia de custos e ROI do seu investimento com um sistema de energia solar fotovoltaico, a utilização de uma calculadora solar é muito importante. Você precisa apenas colocar os seus dados de consumo de energia e ela te entrega todas as informações de economia, payback e necessidade de geração.

Conclusão 

Ao longo deste artigo você pôde entender como funciona o consumo de energia na sua casa. Além de saber o que consome mais energia dos aparelhos que você utiliza. É importante entender que você controla o que consome mais energia, por isso não deixe de usar os aparelhos com cuidado e evite desperdícios.

Além disso, é importante ficar atento às dicas para reduzir o uso de energia para que você realmente economize energia e dinheiro na conta no final do mês. Por fim, você aprendeu mais sobre a energia solar e todas as suas vantagens. Isso certamente gerará uma economia real sem se preocupar com a conta no final do mês.

Afinal, a luz solar é uma fonte de energia sustentável, renovável e inesgotável que pode ser utilizada sem moderações.

Revolucione suas vendas de fotovoltaica

Conheça o software de gerenciamento mais completo do mercado

O melhor CRM para energia solar

Teste o Azume grátis por sete dias
Clique aqui

Torne-se um profissional em energia solar

Conheça os melhores cursos para se tornar um profissional desejado no setor fotovoltaico

Energia Solar Lucrativa

Aprenda do zero a como se tornar um integrador solar com ganhos de até R$23 mil / mês
Clique aqui

Compartilhe este Artigo:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Revolucione suas vendas de fotovoltaica

Conheça o software de gerenciamento mais completo do mercado

O melhor CRM para energia solar

Teste o Azume grátis por sete dias
Clique aqui

Latest post

Torne-se um profissional em energia solar

Conheça os melhores cursos para se tornar um profissional desejado no setor fotovoltaico

Energia Solar Lucrativa

Aprenda do zero a como se tornar um integrador solar com ganhos de até R$23 mil / mês
Clique aqui
plugins premium WordPress