O país que mais se preocupa e busca inovações em carros elétricos é sem dúvidas a China. Já em 2022, 40% do total de carros elétricos que circulavam no mundo estavam na China. Um total de 10,7 milhões de carros elétricos segundo a Agência Internacional de Energia (IEA). Os carros elétricos chineses, ao contrário do que acontece na maioria dos países pelo mundo, são fabricados no próprio país e não têm origem Ocidental.
Índice
Top 10 Fabricantes de carros elétricos chineses
- BYD
A BYD superou a Tesla no ano de 2022 sendo a marca com mais carros elétricos vendidos em todo o mundo. Foram um total de 1,8 milhões de carros elétricos vendidos. Apenas na China, 30% de todo o mercado interno de carros elétricos pertence à BYD. Hoje em dia a empresa possui em torno de 25 diferentes modelos de veículos elétricos e híbridos.
Uma demonstração da força que essa marca vem tomando pelo mundo é a sua chegada agressiva ao mercado brasileiro (ainda fraco no setor de veículos elétricos). A marca não apenas chegou se espalhando por todo o território nacional, mas também investindo em fábricas, pesquisas e investimentos no país. Como por exemplo a fábrica em Camaçari na Bahia que terá uma capacidade produtiva de 150.000 veículos por ano.
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- SAIC-GM-Wuling
É uma empresa especializada na produção de mini veículos elétricos, sendo opções de carros elétricos chineses mais populares e acessíveis. Levando em consideração apenas as vendas locais na China, quase 20% do total de vendas de carros elétricos em 2022 foram da marca.
Infelizmente o forte da marca ainda é o mercado chinês, não estando disponível para compra de seus modelos no Brasil.
- Tesla
A força da Tesla de Elon Musk é tão grande que ela é a única empresa com permissão de fabricação e venda de carros na China. Apenas em 2022 a fábrica chinesa da Tesla produziu 711 mil carros elétricos. Para se ter uma ideia da força da produção na China, essa quantidade foi equivalente a 52% da fabricação global da Tesla.
Em 2023 a Tesla vendeu aproximadamente 1,3 milhões de carros elétricos em todo o mundo. Carros da marca ainda não estão disponíveis em território brasileiro. No entanto, é prevista a chegada de um escritório no Chile e depois não deve demorar até a marca chegar ao Brasil.
Alguns boatos e especialistas dizem que o embate entre Elon Musk e o Governo brasileiro a respeito do X (antigo twiter) está acontecendo devido a chegada da BYD ao Brasil. Mercado que a Tesla pretende também explorar. Ainda não se sabe a real verdade dessa história. Fato é que até o final deste ano de 2024 é bem provável que a marca chegue ao mercado brasileiro.
- Geely
A Geely não é originalmente uma fabricante de carros elétricos na China. Fundada como uma fabricante de refrigeradores, os seus proprietários enxergaram a chance de mudar o nicho na década de 90. Em 2010 a empresa comprou a Volvo e formou parceria com a Mercedes-Benz. Em 2022, 30% do total de vendas da empresa foram de carros elétricos.
A Geely entrou no mercado brasileiro em 2014 com o nome de Grupo Gandini e foi responsável pela importação da Kia Motors para o Brasil. No entanto, a duração foi pouca, tendo as vendas suspensas em 2016 e encerrando as operações em 2018. Um total de 1300 carros foram vendidos pela Geely no Brasil.
- GAC Aion
A maior parte dos carros elétricos comercializados pelo grupo é com a intenção de servir como locação e meio de transporte para passageiros da própria GAC Aion. É um grupo que nasceu em 2011 e já em 2023 alcançou uma média de vendas de 80 mil veículos.
A montadora é famosa pela produção de super carros esportivos. Infelizmente os carros elétricos chineses dessa marca ainda não estão disponíveis no Brasil.
- Chery
A Chery é uma empresa chinesa criada em 1997 atuando apenas no mercado local chinês, sendo uma empresa estatal chinesa. No ano de 2001 começou a atuar com importações, chegando a 2,4 milhões de vendas externas. Esses números corresponderam a 20% do total de exportações chinesas. A montadora começou a atuar no mercado de carros elétricos em 2022 e já vendeu mais de 220 mil modelos elétricos.
A Cherry chegou ao Brasil em 2009 na cidade de Salto em São Paulo. O modelo lançado naquele ano foi o Tiggo, um SUV médio com preço popular. E no ano de 2014 a Cherry construiu sua primeira fábrica fora da China e foi exatamente no Brasil, no estado de São Paulo, na cidade de Jacareí.
- Changan
A história da Changan, uma estatal chinesa, tem início como uma fabricante de armas e fornecedora de equipamentos militares. Sendo uma empresa fundada em 1862 foi apenas em 1957 que ela produziu seu primeiro veículo. No entanto, apenas na década de 80 a empresa começou a fabricar carros comerciais e civis e o seu primeiro carro elétrico foi lançado apenas em 2015.
A Changan tem parceria com a CATL e Huawei para o lançamento de duas novas marcas. No mercado brasileiro a montadora chegou no ano de 2006 com nome de Chana Motors, no entanto saiu do país ainda em 2016 devido à uma crise econômica. Retornou ao Brasil em 2019, dessa vez focada no mercado de carros elétricos.
- Hozon Auto
Uma marca que já nasceu no mercado elétrico. A Hozon foi fundada em 2014 mas lançada no mercado em 2018. Da mesma forma que a GAC Aion, a maior parte das vendas vêm de mercados de locação e transporte. A montadora também é uma grande fornecedora do setor público chinês.
A empresa pretende ingressar no mercado brasileiro ainda no ano de 2024. A marca que deve chegar ao país é chamada Neta e tem como objetivo alcançar o nível que a BYD está hoje.
- Li Auto
Foi fundada em 2015 como uma startup de capital aberto. É hoje uma das marcas de carros elétricos mais conhecidas da China e produz exclusivamente SUVs elétricos. Apenas em 2023 nos meses de Abril e Março a Li Auto comercializou mais de 20 mil carros elétricos na China.
A montadora está presente apenas no mercado chines e não tem previsão de início de operações em outros países, ou mesmo de exportação.
- GWM
Também conhecida como Great Wall Motors, é uma montadora chinesa criada em 1984. Nasceu sendo uma empresa privada e em 2003 se tornou a primeira empresa automotiva de capital aberto na China. Apenas no ano de 2018 a marca entrou no mercado de carros elétricos.
No ano de 2021 a GWM estipulou a meta de em 2025 vender a média de 4 milhões de carros por ano, sendo que desse total, 80% deverá ser de veículos elétricos.
A empresa chegou no Brasil em agosto de 2021 ao adquirir uma fábrica da Mercedes-Benz na cidade de Iracemápolis em São Paulo. O plano da empresa é investir R$ 10 bilhões no Brasil para a produção de carros elétricos.
Tendências para o Brasil
O Brasil tem desempenhado um papel central na utilização e desenvolvimento da utilização de energias renováveis, sendo uma das matrizes elétricas e energéticas mais limpas do mundo. Assim como o mercado de energia solar e eólica vem crescendo absurdamente no país, a tendência é de que o mercado de carros elétricos também continue crescendo e recebendo a entrada de montadoras.
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Assim como a BYD e a GWM estão em processo de grande expansão no Brasil, é esperado a estrada em breve da Tesla e o aumento das instalações de postos de recarga ao longo de todo território nacional.
Um outro fator que vai impactar diretamente o mercado de carros elétricos é o fator baterias. Sendo que a Tesla já anunciou o desenvolvimento de uma bateria que será revolucionária para o setor elétrico. A bateria com vida útil de 100 anos.
Conclusão
O mercado chinês de carros elétricos é o mais avançado do mundo, sendo que até mesmo a Tesla centrou sua fabricação de veículos elétricos no país asiatico.
Fato é que o futuro será de expansão dessa frota para outros países e o Brasil sendo um grande mercado está na rota da maioria das montadoras. A BYD é um exemplo do quão lucrativo pode ser o mercado brasileiro e já está em franca expansão no país.
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