Qual a diferença entre segurança do trabalho e saúde ocupacional?

Saúde ocupacional e segurança do trabalho são duas áreas distintas, porém são extremamente complementares, já que buscam garantir a saúde e segurança dos trabalhadores. A principal diferença entre elas é que a saúde ocupacional abrange aspectos relacionados à saúde física, mental e emocional dos colaboradores, enquanto a segurança do trabalho é voltada para a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais. Como assim?

Saúde ocupacional: cuidando da saúde dos colaboradores

A saúde ocupacional tem como objetivo promover a saúde dos colaboradores no ambiente de trabalho, por meio de ações preventivas e corretivas, como exames médicos periódicos, programas de prevenção de doenças, campanhas de conscientização e treinamentos para uma vida mais saudável. Ou seja, a saúde ocupacional busca identificar fatores que possam afetar a saúde dos trabalhadores, como o estresse, a fadiga e a exposição a substâncias tóxicas, e buscar soluções para minimizar esses riscos.

Segurança do trabalho: manejando riscos e prevenindo acidentes

Já a segurança do trabalho é baseada na prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, e tem como objetivo garantir a integridade física dos colaboradores e até mesmo de não colaboradores. Essa área engloba a identificação e avaliação de riscos, a implementação de equipamentos de segurança, a adoção de medidas preventivas e corretivas, além de treinamentos e capacitações específicas para os colaboradores e supervisores.

Conheça os treinamentos de NR da E4 Educação! Certificado válido em todo o Brasil.

Em resumo, enquanto a saúde ocupacional busca promover a saúde dos trabalhadores, a segurança do trabalho visa prevenir acidentes e doenças ocupacionais pessoais e do local, garantindo um ambiente de trabalho saudável e seguro para todos os colaboradores e para eventuais visitantes.

Importância da saúde ocupacional e do trabalho

Os benefícios são empregador e também para o empregado. O trabalhador tem um acesso garantido a um ambiente de trabalho saudável que busca cuidar e acaba colaborando para um trabalho mais ágil, uma vez que o colaborador se sente mais motivado ao trabalhar em um bom ambiente e seguro.

A presença de um médico ocupacional no ambiente de trabalho também é importante. Além disso, a presença de um especialista oferece um segurança legal para o empregador ao certificar a capacidade física da pessoa de realizar as funções para as quais foi contratado ou após afastamentos temporários e exames esporádicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress