Qual a função do String box? | Azume

String box

O String box é um componente de vital importância em qualquer sistema de energia solar existente. Pois, ele desempenha um papel crucial na segurança e eficiência dos sistemas. Sendo utilizado para agrupar as saídas dos painéis solares, ele protege contra sobrecargas elétricas, garantindo que a energia seja distribuída de maneira uniforme.

Importância do String box

Sendo um dispositivo de segurança, ele é essencial para evitar danos a outros componentes mais caros do sistema fotovoltaico. Dessa forma, ele atua como uma espécie de barreira protetora, interrompendo qualquer excesso de corrente elétrica, antes que ela possa causar danos aos inversores ou outros dispositivos.

Tipos de Strings Box: para os lados CC e lado CA

Quando se estuda sistemas fotovoltaicos descobrimos que todos os seus componentes elétricos são importantes e possuem papéis fundamentais para geração de energia elétrica.

Dentre esses componentes podemos destacar o inversor solar, ele possui um papel fundamental de transformação de corrente contínua (CC) em alternada (CA) e diversos sistemas de proteção que garantirá um correto caminho das energias geradas sejam transferidas para as cargas ou para a rede da concessionária em caso de sistemas on grids. 

Sabendo dessa importância, é essencial proteger o inversor solar de qualquer avaria, seja do lado de corrente contínua ou do lado de corrente alternada.

Com essa importância surgiram os strings box, tanto do lado CC quanto do lado CA e ambas ficam o mais próximas possíveis do inversor solar, pois caso algum dano externo ou falha de funcionamento ocorra, a corrente elétrica será interrompida nas strings.

Como o String box protege os componentes do sistema

String box

Os dispositivos de proteção mais utilizados em sistemas fotovoltaicos são: disjuntores termomagnéticos, fusíveis, chaves seccionadoras e dispositivos de proteção contra surtos (DPS). Porém deve-se atentar para os lados de corrente contínua e corrente alternada separadamente já que os componentes de proteção utilizados em ambos os lados são projetados diferentemente.

O lado de corrente contínua possui o string box CC com chave seccionadora e DPS ambos de corrente contínua. A função desses equipamentos é o seccionamento ( ligar ou desligar ) as strings dos módulos do inversor solar, isso permite a manutenções nos módulos e inversores de forma segura.

Já o lado de corrente alternada possui a string box CA, esse comumente contém disjuntores termomagnéticos, fusíveis e DPS fabricados para corrente alternada.

Esses equipamentos precisam ser projetados para evitar que o lado de corrente alternada do inversor receba qualquer tipo de dano que o danifique, seja surtos, curtos-circuitos ou sobrecargas.

Importância do String box:

  • Monitoramento do sistema solar
  • Segurança para os sistemas solares;
  • Proteção contra sobrecarga
  • Proteção contra curto-circuito
  • Facilita a manutenção dos sistemas;
  • Proteção contra incêndios;
  • Organização dos sistemas fotovoltaicos.

Avanços tecnológicos:

Muitos string boxes mais modernos já contam com dispositivos de monitoramento integrados a eles. Assim, podem monitorar o desempenho de cada string de painéis solares e identificar problemas, como por exemplo a baixa produção de energia devido a sombras ou falhas nos painéis. Em seguida enviam alertas em tempo real para os operadores do sistema. 

Facilita a manutenção do sistema:

Ao realizar o agrupamento dos cabos dos painéis solares em um ponto central, a caixa de strings facilita a identificação e manutenção dos problemas. Pois, os técnicos podem acessar facilmente os cabos e os dispositivos de proteção para verificar as conexões e substituir fusíveis ou resolver os problemas elétricos.

Proteção contra incêndios:

Em sistemas solares assim como em qualquer sistema elétrico pode ocorrer uma falha, como um curto circuito por exemplo. Nessas situações, são os dispositivos de segurança que ajudam a prevenir incêndios. Nesse caso o String box desconecta automaticamente o circuito defeituoso, isolando a fonte do problema.

Organização dos sistemas:

Além das suas funções de segurança e elétricas, ele também ajuda para que a instalação dos sistemas solares seja feita de forma mais organizada e esteticamente agradável. Pois, agrupando os cabos ou “strings” em um único ponto, o sistema parece mais “limpo” e também se torna mais fácil de manter e organizar.

Conclusão:

Em suma, o String box desempenha um papel fundamental em sistemas fotovoltaicos, garantindo não apenas a segurança elétrica dos sistemas, mas também facilitando a monitorização, manutenção e organização deles. Sendo assim, essencial para garantir um desempenho eficiente e seguro do sistema fotovoltaico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress