Qual o certificado para trabalho em altura

Uma certificação para trabalho em altura faz toda a diferença, mas você sabe como conseguir um certificado confiável de verdade?

Se você trabalha em altura, é essencial garantir a sua segurança. Além de equipamentos de proteção individual (EPIs) adequados, é importante que você ou seus funcionários tenham recebido treinamento especializado e possuam um certificado confiável para trabalhar em altura. Esses fatores não só ajudam a prevenir acidentes, mas também a garantir que tudo esteja em conformidade com as normas e regulamentos de segurança do trabalho.

Para o trabalhador, ter um certificado de segurança do trabalho para trabalho em altura também pode ser benéfico para sua carreira, uma vez que muitos empregadores exigem que seus funcionários possuam essas certificações. Além disso, ao investir em um certificado confiável, você demonstra seu comprometimento com a segurança e seu valor como profissional no mercado de trabalho.

Qual norma regulamenta o trabalho em altura?

Como já falamos aqui, a norma regulamentadora brasileira que estabelece os requisitos mínimos e as medidas de proteção para o trabalho em altura (trabalho realizado acima de 2 metros do piso inferior onde haja risco de queda) é a NR-35 – Trabalho em Altura. A NR-35 é uma das 38 normas regulamentadoras que complementam a Consolidação das Leis do Trabalho, a nossa CLT.

Como funciona o treinamento da NR 35?

Segundo o item 35.3.2 da própria NR 35, “considera-se trabalhador capacitado aquele que foi submetido e aprovado em treinamento, teórico e prático, com carga horária mínima de oito horas, cujo conteúdo programático deve, no mínimo, incluir:

a) normas e regulamentos aplicáveis ao trabalho em altura; 

b) análise de Risco e condições impeditivas; 

c) riscos potenciais inerentes ao trabalho em altura e medidas de prevenção e controle; 

d) sistemas, equipamentos e procedimentos de proteção coletiva; 

e) equipamentos de Proteção Individual para trabalho em altura: seleção, inspeção, conservação e limitação de uso; 

f) acidentes típicos em trabalhos em altura; 

g) condutas em situações de emergência, incluindo noções de técnicas de resgate e de primeiros socorros. 

Lembrando que esse treinamento deve ser renovado a cada 24 meses (2 anos) através da reciclagem. Para renovar a certificação, é necessária a mesma carga horaria mínima de 8 horas.

Quem pode ministrar o treinamento de NR 35?

A norma regulamentadora 35 é bem clara sobre quem deve ministrar esse treinamento. Para que o certificado de NR-35 seja válido, o treinamento deve ser ministrado apenas por instrutores com proficiência comprovada sobre o assunto e sob a responsabilidade de um profissional qualificado em Segurança do Trabalho.

Ou seja, apenas um profissional com formação técnica ou graduação em Segurança do Trabalho pode realizar esse treinamento. E, como se trata de responsabilidade, deve-se ter a emissão da ART (Anotação de Responsabilidade Técnica), que é obrigatória para comprovar a responsabilidade desses profissionais.

Como deve ser o certificado de trabalho em altura (NR 35)?

Conheça os treinamentos de NR da E4 Educação! Certificado válido em todo o Brasil.

Muitos pensam que o certificado de NR-35 e de outras normas pode ser emitido de qualquer forma, porém isso não é verdade. Quem regulamenta o “padrão” de certificado de NR 35 é a NR 01! E, diferente do que muitos pensam, esse curso não tem ligação com o MEC – Ministério da Educação.

O certificado do treinamento em NR 35 deve ser emitido de acordo com o item 1.7.1.1 da NR 01 (Capacitação e treinamento em Segurança e Saúde no Trabalho), que diz o seguinte:

1.7.1.1 Ao término dos treinamentos inicial, periódico ou eventual, previstos nas NR, deve ser emitido certificado contendo o nome e assinatura do trabalhador, conteúdo programático, carga horária, data, local de realização do treinamento, nome e qualificação dos instrutores e assinatura do responsável técnico do treinamento.

E, como dito anteriormente, todo responsável deve ser habilitado em segurança do trabalho para ministrar tal capacitação. Além disso, esses profissionais habilitados só podem oferecer treinamentos se forem registrados em seus respectivos conselhos de classe e se tiverem a ART preenchida e registrada! Ou seja, a formação, o registro profissional e a ART são exigência quando esse treinamento é ministrado!

Aqui na E4, para constatar que nosso curso está totalmente de acordo com a norma, a ART registrada também fica disponível no seu certificado!

Outras documentações para trabalho em altura

Além do certificado de acordo com a NR 01, também existem outros documentos necessários para que o trabalho em altura seja realizado de maneira de acordo com as normas!

Os principais documentos exigidos para qualquer trabalho em altura são a Análise de Risco e, quando aplicável, a Permissão de Trabalho.

Esses documentos são importantes para que todo trabalho seja realmente realizado de forma segura e para que exista um registro da atividade realizada.

Como obter meu certificado de trabalho em altura?

Você pode obter seu certificado de NR-35 de forma totalmente remota. Assim você não precisa se preocupar em adaptar seus horários a aulas e deslocamento.

Se você busca essa flexibilidade mas abre mão de um treinamento sério ofertado por profissionais qualificados, os treinamentos de NR da E4 Educação são para você. Os treinamentos são online, você faz as aulas quando quiser e o certificado é válido nacionalmente.

Imagem de destaque: Abdulia Hafeez / Canva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress