Quantas placas solares é preciso para usar fogão de indução de graça?

Com o preço do gás de cozinha nas alturas, muitas pessoas estão optando por utilizar o fogão de indução, que é elétrico. Só que tem um problema, a tarifa de energia não está ficando para trás, é um aumento atrás do outro. Mas, e se eu te falar que existe uma maneira de utilizar o fogão de indução totalmente grátis, sem precisar pagar energia elétrica, você vai acreditar?

A solução é bem simples, não tem nenhum mistério… Basta instalar placas solares aí no seu telhado! Só que aí fica a pergunta: afinal, quantas placas solares eu preciso para usar o fogão de indução de graça?

É isso que a gente vai responder por aqui!

Consumo mensal do fogão de indução

O primeiro ponto que precisamos observar para calcular a quantidade de placas solares que serão instaladas, é saber qual é o consumo mensal do fogão de indução. Para isso, precisamos olhar a potência elétrica do aparelho.

Então, eu vou escolher um modelo de fogão para fazer os cálculos, mas é preciso ficar claro que as contas podem ser feitas para qualquer modelo e marca de fogão, basta saber a potência elétrica dele.

Eu encontrei um modelo da Brastemp de quatro bocas que possui uma potência total de 7.200 W. Se a gente parar para pensar, é uma potência mais alta que alguns chuveiros por aí, e o chuveiro, todos já sabem, é o vilão do consumo de uma residência.

Bom, potência definida, agora precisamos saber qual será consumo mensal desse fogão. Para isso, precisamos definir a quantidade de horas que o fogão de indução ficará ligado por dia.

Mas é importante lembrar: cada pessoa terá um comportamento de uso diferente. Algumas pessoas vão utilizar o fogão poucas vezes durante o mês, outras vão cozinhar até mais de uma vez por dia.

Em um restaurante, por exemplo, o tempo de uso de um fogão é muito maior. Outra coisa: nem sempre o fogão será utilizado com a sua potência máxima. Mas é preciso definir alguns parâmetros para fazer os cálculos, depois, é só você analisar como é o seu consumo, a quantidade de tempo que você vai utilizar um fogão e você conseguirá realizar esses cálculos também, é só seguir o passo a passo, combinado?

Vou definir, então, que o fogão de indução ficará ligado durante 1h por dia com a sua potência máxima de 7.200 W. Para saber o consumo diário desse fogão, basta utilizar a seguinte fórmula:

Substituindo os valores na fórmula, temos:

Para saber o consumo mensal, basta multiplicar o resultado anterior por 30, já que o mês possui 30 dias. Sendo assim:

Eel = 7,2 kWh x 30

Eel = 216 kWh/mês

Pensa comigo, se o kWh aí na sua região estiver no valor de R$ 1,00, como aqui na CEMIG, em Minas Gerais, será R$ 216,00 a menos no seu bolso. Bem caro, não é mesmo? Então, vamos instalar placa solar para usar esse fogão de graça…

Afinal, quantas placas solares serão necessárias para gerar 216 kWh por mês?

Como calcular a energia gerada mensalmente por um painel solar

Para calcular a energia gerada mensalmente por um painel solar, é preciso utilizar a seguinte fórmula:

Existem painéis solares com várias potências no mercado, eu vou considerar placas de 540 Wp para os nossos cálculos. A irradiação média diária vou utilizar da cidade de Belo Horizonte, que é 5,36 kWh/m²*dia.

Se você quer aprender como consultar a irradiação média diária na sua cidade, é só assistir o vídeo que fizemos sobre o assunto:

Voltando para os nossos cálculos, agora vamos definir a eficiência do sistema fotovoltaico, que está relacionada às perdas do sistema, como sujeira, desvio do ângulo de inclinação ideal, perdas no cabeamento, entre outros fatores… Uma média bastante utilizada no setor é de 25% de perdas, logo, a eficiência do sistema será:

ηsistema = 100 – 25 = 75% ou 0,75

Todos os valores foram definidos:

  • Potência da placa solar = 540 Wp
  • Irradiação média diária = 5,36 kWh/m²*dia
  • ηsistema = 0,75

Agora, é só substituir na fórmula para calcular a energia gerada mensalmente por um painel solar, que foi mostrada anteriormente:

Logo, teremos mais ou menos uma geração de 65 kWh/mês com apenas uma placa solar. Para saber quantas placas de 540 Wp é preciso para gerar 216 kWh/mês, basta fazer a seguinte conta:

Nº de placas solares = 216/65,12 = 3,30

É claro, não existe o valor de 3,30 placas solares, é preciso arredondar para 3 ou 4 painéis. Eu vou arredondar para cima, assim, o sistema gera um pouquinho a mais de energia e temos uma pequena “sobra”. Se arredondar para 3, apesar de ser bem próximo, vai gerar um pouquinho menos que 216 kWh/mês. Isso fica ao seu critério!

Resumindo, então: se utilizarmos 4 placas solares de 540 Wp, vamos conseguir utilizar o nosso fogão de indução de 7.200 W durante 1 hora por dia nos 30 dias do mês de graça.

E aí, você sabia fazer essas contas? O que achou desse tipo de conteúdo, gostaria de ver mais assuntos como esse? Entra no vídeo abaixo e deixe o seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress