Você sabe quantas placas solares para gerar 500 kWh mensais em sua casa são necessárias? Este é um tema bastante comentado na energia solar, tratado de forma detalhada, oferecendo um método simples para se obter uma estimativa de quantas placas solares serão utilizadas, não apenas para este caso, mas para qualquer exigência de potencial energético no geral.
Este cálculo envolve 3 fatores essenciais: média do consumo diário, irradiação solar média na localidade de instalação e a eficiência do sistema fotovoltaico. De início foi determinado que para manter 500 kWh por mês, a média do seu consumo diário deveria ser em torno de 16,67 kWh. Este valor será a base para os nossos próximos cálculos.
Índice
O que é incidência solar?
É o nome dado para a radiação solar que atinge uma determinada área ou superfície da terra. Vários fatores influenciam essa irradiação incidente, como a rotação do planeta, a latitude, inclinação do eixo terrestre, entre outros.
Este é o fator mais importante no que chamamos de aquecimento global, ou efeito estufa. A incidência solar sobre a terra e consequentemente sobre as placas solares têm uma importância fundamental na geração de energia.
Ou seja, quanto maior a incidência solar, maior será a eficiência na geração de energia dos sistemas fotovoltaicos, e quanto maior for a incidência em uma determinada localização, menos placas serão necessárias na geração de uma determinada quantidade de energia.
LEIA MAIS: O que é incidência solar e como ela influencia a geração de energia fotovoltaica
Como saber a incidência em minha região?
A irradiação solar é dada em irradiação média diária medida em kWh por metro quadrado, para ter acesso a irradiação média diária da sua localização basta acessar o site da CRESESB (Centro de Referência para as Energias Solares Eólica Sérgio de S.Brito), e inserir suas informações de latitude e longitude. Temos um vídeo com a explicação do passo a passo para te ajudar nesse processo.
5 passos para consultar a irradiação média Solar na sua cidade
Eficiência do sistema solar fotovoltaico
Como toda instalação elétrica, o sistema fotovoltaico possui perdas, e alguns fatores que podem afetar a geração do painel solar, são eles: sujeira, desvio do ângulo de inclinação ideal, perdas no cabeamento, entre outros.
Uma média bastante utilizada no setor está entre 20 e 25% de perdas, utilizando 25% de perdas para os nossos cálculos, a eficiência do sistema será 100%-25% que é igual a 75% ou 0,75%.
A irradiação solar sofre variações conforme a localização geográfica. Pegando a cidade de Belo Horizonte como exemplo, a média de sua irradiação diária é de 5,4 kWh/m². Considerando um dano no padrão do sistema fotovoltaico de 25%, ele terá uma eficiência de 75%.
Quantas placas eu preciso para gerar 500 kWh?
Para descobrir a quantidade de placas solares, vamos utilizar essa fórmula para calcular a potência total do sistema fotovoltaico:
Potência do sistema = consumo médio diário ÷ pela eficiência do sistema x a irradiação média diária
Substituindo os valores, teremos que a potência do sistema será igual a 16,67 dividido por 0,75 x 5,40. Logo a potência do sistema será de 4,12 kWp que é igual a 4.120 Wp. De kWp para Wp basta multiplicar por mil.
Pronto! Agora você já tem a potência total do sistema. Agora precisamos fazer a definição de qual modelo de painel será utilizado. No mercado existem painéis solares diferentes, de todos os tipos, com diferentes tamanhos e tecnologias.
Pegando como exemplo um painel com potência de 540 Wp, basta dividir a potência total do sistema pela potência da placa solar:
Número de placas = 4.120/540 = 7,63
Obviamente não existem 7,63 placas, então precisamos arredondar este valor para 8, gerando um pouco a mais de energia e ficando com uma pequena sobra. Então, para gerar em torno de 500 kWp por mês na cidade de Belo Horizonte, serão necessários 08 painéis de 540 Wp.
Conclusão
Agora que você já aprendeu quantas placas solares são necessárias para gerar 500 kWh ficou muito mais fácil na hora de fazer seu orçamento saber exatamente quanto você irá gastar para fazer a instalação do seu sistema fotovoltaico.
VEJA MAIS: Quantas PLACAS SOLARES eu preciso para GERAR 500 kWh?