Quantos kwh gera uma placa solar e como calcular

quantos kwh gera uma placa solar

Se você está pensando em instalar um sistema fotovoltaico em sua casa ou empresa, com certeza já se pegou pensando em quanto de energia uma placa solar gera e o quanto de economia nas contas de energia isso pode te trazer. Porque sabemos que o apelo ecológico da utilização de fontes de energia limpas é grande, mas no final o que pesa mesmo é o fator econômico. Dessa forma, neste artigo você vai aprender quantos kwh gera uma placa solar e também vai aprender a realizar esses cálculos do 0.

Como as placas de energia solar funcionam

O primeiro passo é entender como é todo o processo da geração de energia elétrica através de um sistema fotovoltaico. As placas solares possuem células fotovoltaicas que funcionam como semicondutores de energia. Por outro lado, a luz do sol é composta por fótons e quando entram em contato com as placas solares são absorvidos pelas células e começam a liberar energia enquanto os elétrons se movem. 

É dessa forma que os elétrons se transformam em uma corrente elétrica e é essa corrente que leva energia até os equipamentos elétricos. Basicamente essa é a base do funcionamento de um sistema fotovoltaico. Mas para entender melhor a geração de energia e quantos kwh gera uma placa solar vamos juntos aplicar essa geração em um cálculo. 

LEIA MAIS: Saiba o que é efeito fotovoltaico e como a luz é convertida em eletricidade.

Como calcular quantos kwh gera uma placa solar

O primeiro passo é escolher a potência da placa solar que você deseja instalar em sua casa ou empresa. As potências mais utilizadas no mercado hoje são as placas de 470W e as de 550W, como já temos um artigo completão sobre placas solares de 550W, vamos usar como exemplo neste artigo as placas de 470W.

O primeiro passo que você precisa é obter a informação da média de irradiação diária de luz do sol em sua região. Essa informação é bem simples de conseguir, basta acessar o site da CRESESB. Lá você vai colocar a latitude e longitude da sua cidade (que você encontra no google maps) e então o site vai te mostrar exatamente a média de irradiação de luz solar da sua cidade. 

Para esse exemplo, assim como no das placas de 550W vou utilizar a cidade de Belo Horizonte para realizar os cálculos. Segundo o site CRESESB a irradiação média diária de luz solar em BH é de 5,17kWh/m²

Outra informação importante que você precisa saber é que todo sistema solar fotovoltaico possui perdas ao longo do processo de geração de energia. Isso pode ser devido a diversos fatores como: sujeira, angulação das placas, pardas no cabeamento e outros. Sempre utilizamos como média geral para sistemas mais atuais uma perda de 20% ou 0,20. Isso quer dizer então que a eficiência é de 80% ou 0,80.

Agora vamos aos cálculos para saber quantos kwh gera uma placa solar em um mês. A fórmula para esse cálculo é:

Potência da placa x irradiação média diária x eficiência do sistema x quantidade de dias do mês.

Como a potência da placa é dada em Wh mas a cobrança de energia elétrica é feita em Kwh precisaremos realizar a conversão do resultado ao final e para isso basta dividir por 1000. Então o nosso cálculo final neste exemplo fica da seguinte forma:

Energia gerada mensalmente por uma placa de 470W = (470 x 5,17 x 0,80 x 30)/1000

Resultado de quantos kwh gera uma placa solar na cidade de Belo Horizonte: 58,32 kWh/mês.

Exemplos de utilização

Vamos supor agora que você more em Belo horizonte e quer saber quantas placas solares você vai precisar para manter o funcionamento de um ar condicionado de 9.000 btus.

Pelo selo do INMETRO, um ar condicionado desses se utilizado durante 1hr por dia ao longo de todo o mês, teria um consumo médio de 17,1 kwh/mês. Mas sabemos que ninguém utiliza o ar condicionado por uma hora apenas. Então vamos colocar que você mantenha o ligado durante um período de 8hrs por dia e por 20 dias por mês.

A conta seria a seguinte: 8 (horas) x 20 (dias) x 17,1 (consumo) / 30 (mês)

Teremos que o consumo total de um ar condicionado de 9000 btus durante um mês será de:  91,2 kwh.

Levando em consideração que a sua placa solar de 470W gera 58,32 kwh / mês, você vai precisar de duas placas para usar o ar condicionado completamente de graça o mês todo. 

VEJA MAIS EXEMPLOS: Quantos kwh gera uma placa solar de 550w e como calcular

Conclusão

Agora você consegue saber exatamente o retorno que você terá em economia ao investir em um sistema de geração de energia solar fotovoltaica. E além disso estará contribuindo também para um futuro melhor e mais sustentável.
No final das contas, a pergunta não é apenas sobre quanto de energia uma placa solar gera; é sobre o quanto de diferença ela pode fazer no mundo. À medida que continuamos a inovar e aprimorar essa tecnologia, o futuro da produção de energia parece mais promissor do que nunca. É um futuro onde fontes de energia limpa, verde e renovável desempenham um papel central na alimentação de nosso mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress