A energia solar é uma alternativa mais barata e sustentável, mas você sabe quem foi a primeira pessoa a transformar luz do sol em energia? Confira neste post!
A energia solar é um tema cada vez mais presente em discussões. A busca por fontes de energia limpa e renovável, além do alto custo da energia hidrelétrica no Brasil, com certeza ajudaram a impulsionar o tema. Mas você sabe quem inventou a energia solar?
Essa é uma pergunta que muitas pessoas fazem. Porém, a resposta não é tão simples quanto parece.
Se você quer entender melhor a história da energia solar e ainda descobrir como entrar nesse mercado que só cresce, fique por aqui!
Índice
Primeiros usos da energia solar
A história da energia solar começa muito tempo antes do que a maioria das pessoas imagina, ainda na Antiguidade. O ser humano sempre teve uma relação importante com o Sol, construindo casas e estufas para aproveitar a luz e o calor proporcionados pelo astro.
O uso da luz solar para aquecer água remonta ao século IV a.C., quando Aristóteles descreveu um dispositivo de aquecimento solar. Outro cientista da Idade Antiga que descobriu como usar o Sol para fins além da iluminação e crescimento de plantas foi Arquimedes. Ele desenvolveu um sistema de espelhos que direcionava a energia solar de forma que embarcações inimigas pegassem fogo!
Quem descobriu a energia fotovoltaica?
A energia solar como pensamos hoje, usada para produzir eletricidade, só foi ser descoberta no século XIX. Foi o físico francês Edmund Becquerel quem descobriu, em 1839, que a luz solar poderia ser usada para potencializar uma corrente elétrica ao expor um material fotossensível a ela.
Ele tinha apenas 19 anos quando fez essa descoberta, o que acabou rendendo ao efeito fotovoltaico o apelido de Efeito Becquerel. Em seus experimentos, Becquerel utilizou eletrodos de platina cobertos com soluções à base de prata que geravam corrente e voltagem quando iluminados.
Quase 40 anos mais tarde, em 1876, foi a vez do engenheiro americano Charles Fritts descobrir a fotocondutividade do selênio. Com isso, Fritts desenvolveu o primeiro gerador de energia solar e a primeira célula fotovoltaica, usando esse material uma fina camada de ouro para absorver a luz solar e produzir energia elétrica.
O problema era que essa célula só tinha 1% de eficiência, número que mudaria muito nas próximas décadas.
Invenção do painel solar
Os painéis, placas ou módulos fotovoltaicos que conhecemos hoje levaram mais um tempo para aparecer. Entre a célula de Fritts e a primeira demonstração pública de uma célula fotovoltaica funcional se passaram quase 80 anos. Foi entre as décadas de 1940 e 1950 que a célula fotovoltaica moderna foi criada.
Foi em torno do fim da Segunda Guerra Mundial e durante a Guerra Fria que a célula de energia solar feita de silício ganhou força. Os cientistas Daryl Chapin, Calvin Souther Fuller e Gerald Pearson anunciaram em 1954 o desenvolvimento da então chamada bateria solar.
O objetivo era encontrar uma fonte de energia barata para sistemas telefônicos, mas a invenção dos três foi muito além. As células de silício alimentaram a corrida espacial, a internet e são, até hoje, uma das opções com melhor custo-benefício quando o assunto é geração de energia!
Como entrar no mercado de energia solar?
A energia solar começou a ser considerada uma alternativa mais sustentável e barata em relação aos combustíveis fósseis no século XIX. De lá pra cá, a necessidade por energia limpa só tem aumentado.
Aqui no Brasil, a energia solar já é a segunda mais popular, ultrapassando a eólica e ficando atrás apenas da hídrica. Além disso, o custo das hidrelétricas e distribuidoras fica cada vez mais alto para o consumidor final. Logo, a tendência é que cada dia mais pessoas passem a usar energia fotovoltaica.
Se você quer aproveitar essas oportunidades do setor solar, está buscando uma mudança de carreira ou quer investir em uma profissão altamente rentável, esse mercado é pra você. E não precisa de qualquer experiência no ramo. Conheça o curso Energia Solar Lucrativa e descubra como conquistar uma renda de até R$23000 por mês com energia solar.