Saiba como escolher a inclinação e orientação da sua placa solar

inclinação placa solar

O setor de energia solar vem se tornando uma tendência em constante crescimento, impulsionado principalmente pelo desejo das empresas e da sociedade em reduzir a poluição ambiental, diminuir despesas mensais e ter mais controle sobre seus custos. E para se ter uma eficiência maior em seus sistemas fotovoltaicos a inclinação perfeita das placas solares é fundamental.

Estes sistemas têm uma vida útil superior a 25 anos, requerem pouca manutenção e o investimento inicial é recuperado em cerca de 4 anos.

Por isso, é muito importante aprofundar-se no tema e entender a maneira mais apropriada para instalar placas solares. 

O que é um painel fotovoltaico

Painéis fotovoltaicos são dispositivos constituídos por células solares que capturam a energia solar e a convertem em energia elétrica por meio de inversores. Eles podem ser usados em sistemas fotovoltaicos conectados à rede elétrica pública (on-grid) ou em sistemas autônomos (off-grid), produzindo energia limpa e renovável.

A instalação pode ser realizada tanto em residências quanto em empresas, sendo necessário apenas determinar o sistema fotovoltaico mais adequado às suas necessidades.

Após a escolha, a instalação deve ser executada por especialistas que compreendem como atender às exigências do projeto.

O que considerar ao instalar

Para maximizar o desempenho dos paineis fotovoltaicos, é fundamental considerar fatores como a área, orientação e inclinação dos paineis. Ajustar esses três elementos é muito importante para garantir uma boa captação e distribuição de energia solar.

Área da instalação

Primeiramente, deve-se calcular o número de paineis necessários, baseando-se no consumo médio mensal do local. Também é importante avaliar se há expectativa de aumento no consumo após a instalação, como um uso mais frequente do ar-condicionado, por exemplo. Esse processo é chamado de dimensionamento.

O Azume, CRM de energia solar mais utilizado por integradores segundo a Greener, permite ao integrados realizar o dimensionamento de sistemas dentro do próprio aplicativo. Dessa forma, é possível integrar todos os dados e gerar uma proposta otimizada para enviar ao cliente, sem a necessidade de utilização de planilhas. 

Azume SAAS

Além disso, é essencial verificar se a área de instalação é afetada por sombras em algum momento do dia, pois áreas sombreadas devem ser evitadas para maximizar a exposição à radiação solar.

Orientação do painel solar

A inclinação das placas solares é importante e não deve ser negligenciada. No hemisfério sul, por exemplo, o ideal é que os painéis estejam voltados para o norte geográfico, que difere da orientação norte que uma bússola indicaria, pois o norte geográfico baseia-se na rotação do planeta e não no núcleo magnético da Terra.

Inclinação das placas

A inclinação ideal dos paineis é determinante para uma excelente captação de energia solar. A eficiência máxima ocorre quando os raios solares incidem perpendicularmente sobre os paineis. Contudo, essa condição varia ao longo do ano, o que exige um cálculo preciso baseado em estudos geométricos, atmosféricos e climáticos da região.

Em geral, usa-se um ângulo médio que otimiza a produção de energia ao longo do ano, considerando o índice solarimétrico local e a latitude.

A inclinação também é essencial para facilitar a limpeza dos painéis. Com uma inclinação adequada, chuvas e ventos podem ajudar a remover sujidades mais leves que caiam nas placas. Apesar de não substituir a necessidade de limpezas regulares no sistema para evitar o sombreamento e consequentemente o mau funcionamento dos painéis, a inclinação pode ser uma boa aliada para facilitar a manutenção e espaçar mais o período de limpeza utilizando as próprias estações chuvosas como uma limpeza, permitindo que água escoe com as sujidades.

LEIA MAIS: Painel solar sujo afeta o desempenho

Qual é a inclinação ideal para os painéis fotovoltaicos?

Independentemente do sistema escolhido, a inclinação das placas solares é um fator crítico para a eficiência do sistema. A inclinação deve ser cuidadosamente calculada, seja baseando-se na altitude do sol ou na angulação do telhado. Enquanto a primeira opção maximiza a captação de energia, a segunda oferece praticidade.

Normalmente, as instalações no solo são projetadas para otimizar a produção de energia local, enquanto as instalações em telhado variam entre 25º e 30º de inclinação. É possível ajustar a inclinação dos módulos solares em alguns graus através das estruturas de fixação, para melhorar ainda mais a geração de energia.

LEIA MAIS: Tipos de estrutura de fixação para painel solar

Porém, é importante evitar instalar os painéis com uma inclinação inferior a 15º, pois isso facilita o acúmulo de sujeira e resíduos na superfície dos paineis.

Conclusão:
A posição e inclinação das placas estão sempre buscando otimizar dois fatores: primeiro receber a maior quantidade de irradiação solar para gerar mais energia elétrica, e em segundo lugar facilitar a manutenção e limpeza das placas fotovoltaicas.
Se você quer saber em detalhes tudo sobre a inclinação das placas e também o passo a passo de como transformar a integração solar em um negócio lucrativo, confira nosso curso completo de integrador solar:

Curso de energia solar lucrativa

Revolucione suas vendas de fotovoltaica

Conheça o software de gerenciamento mais completo do mercado

O melhor CRM para energia solar

Teste o Azume grátis por sete dias
Clique aqui

Torne-se um profissional em energia solar

Conheça os melhores cursos para se tornar um profissional desejado no setor fotovoltaico

Energia Solar Lucrativa

Aprenda do zero a como se tornar um integrador solar com ganhos de até R$23 mil / mês
Clique aqui

Compartilhe este Artigo:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Revolucione suas vendas de fotovoltaica

Conheça o software de gerenciamento mais completo do mercado

O melhor CRM para energia solar

Teste o Azume grátis por sete dias
Clique aqui

Latest post

Torne-se um profissional em energia solar

Conheça os melhores cursos para se tornar um profissional desejado no setor fotovoltaico

Energia Solar Lucrativa

Aprenda do zero a como se tornar um integrador solar com ganhos de até R$23 mil / mês
Clique aqui
plugins premium WordPress