Ao realizar a instalação de algum sistema solar fotovoltaico em sua casa é fundamental que você conheça cada um e veja suas diferenças e particularidades na hora da escolha. É fundamental conhecer e entender o que o sistema escolhido pode te oferecer, quais suas vantagens e benefícios para ter um sistema on-grid de energia solar fotovoltaico de boa eficiência no seu funcionamento.
Índice
Como funciona a Energia Solar Fotovoltaica
O processo para geração de energia solar fotovoltaica é bem simples e o seu início é a partir dos módulos fotovoltaicos, que são os responsáveis em captar a energia do sol e transformá-la em energia elétrica. Sendo isso possível graças ao efeito fotovoltaico que faz a conversão da luz solar em eletricidade.
Os módulos geram energia em corrente contínua (CC), mas para você fazer o uso dessa energia em sua residência é necessário que ela seja convertida em corrente alternada (CA).
LEIA MAIS: Corrente alternada e contínua: para que servem e diferenças
O inversor fotovoltaico é o equipamento responsável em fazer essa conversão, ao passar por ele a energia gerada através das placas solares está pronta para ser utilizada em sua casa.
O que é um sistema on-grid (conectado à rede elétrica)?
Sistemas on-grid são aqueles conectados à rede elétrica da concessionária de energia local. Nesse sistema, seu funcionamento é dado como uma espécie de bateria que armazena todo o excesso de energia elétrica que é gerada pelos painéis solares.
Isso acontece após essa energia gerada pelos módulos fotovoltaicos passarem pelo inversor e se transformarem em uma corrente alternada, ou seja ela supre os equipamentos elétricos que estão em uso naquele momento. Caso a energia gerada seja maior que a que está sendo consumida pelo equipamento, o excedente passa a ser injetado na rede elétrica da concessionária.
Desse modo, a energia excedente é convertida em créditos de energia, podendo ser utilizada pelo consumidor em até 60 meses. Mas, caso essa energia gerada não for suficiente para suprir a energia dos equipamentos elétricos, a rede elétrica da concessionária fornece a energia necessária para o seu funcionamento.
É possível ter esse controle fazendo a troca do seu medidor de energia convencional por um bidirecional que faz o registro de toda a energia injetada pelo sistema solar, como também da energia consumida pela rede elétrica.
Cada vez mais o sistema on-grid vem sendo mais utilizado, possuindo em média 80 milhões de clientes em seu potencial, fazendo com que seja uma excelente oportunidade de negócio, pois instaladores para este tipo de sistema estão tendo ganhos mensais entre R$4.500 e R$23.000.
Para saber mais sobre como lucrar através de energia sustentável, clique no link abaixo e conheça nosso curso Energia Solar Lucrativa.

Como é o funcionamento do sistema fotovoltaico on-grid?
O sistema on-grid funciona através da captação da luz do sol em placas de energia solar fotovoltaica, fazendo gerar eletricidade em corrente contínua (CC), que ao passar pelo inversor solar é transformada em corrente alternada (CA) e assim distribuída para o imóvel.
A principal diferença entre os sistemas on-grid e off-grid é que enquanto a energia do off-grid é armazenada em baterias, ou seja, sua energia excedente não é direcionada para a rede elétrica da cidade por não ter nenhuma ligação com a rede pública, o sistema on-grid faz a transferência direto para a rede elétrica da rede pública.
LEIA MAIS: Sistema off-grid: O que é e para que serve
Entenda como é o funcionamento do on-grid, passo a passo:
- Depois que a luz solar é captada pela placa solar, a energia de corrente contínua (CC) é gerada;
- A corrente contínua ao passar pelo inversor é transformada em eletricidade de corrente alternada (CA);
- Após se igualar ao mesmo tipo de energia oferecida pela concessionária, uma parte é destinada ao uso de aparelhos eletrônicos da residência;
- Todo o excesso é transferido para a rede elétrica pública e o proprietário recebe os créditos;
- A rede elétrica é monitorada, assim a geração de energia solar pode ser medida.
Antes de descobrir qual sistema fotovoltaico é mais indicado para sua residência é fundamental que você conheça as vantagens e desvantagens de cada um deles e coloque em uma balança para descobrir qual deles é o mais viável antes de fazer a instalação.
Vantagens e desvantagens do sistema on-grid
Vantagens:
- Eficiência superior a 30% em relação ao off-grid;
- Permite que o consumidor faça a utilização de sistemas de créditos;
Desvantagens:
- Faz uso obrigatório de conexão à rede pública de distribuição;
- Não faz uso de sistema de armazenamento.
Conclusão:
Ao longo deste artigo exploramos as principais características do sistema fotovoltaico on-grid. Para poder te ajudar a entender melhor e realizar uma análise de qual sistema melhor se encaixa para a realidade do seu imovel, e assim garantir que você esteja utilizando completamente o que o seu sistema instalado esteja oferecendo para sua residência.
O sistema on-grid (conectado à rede) vem sendo amplamente adotado, principalmente por permitir a geração de créditos de energia, que representa hoje um mercado cada vez mais em expansão. Graças a ele não é necessário mais fazer o investimento em baterias solares, garantindo assim uma redução na conta de energia elétrica, a partir do uso desses créditos.