Telha solar Eternit: O que é, como funciona e qual o preço?

Telha Solar Eternit

Se você está construindo ou reformando já se acostumou  a pesquisar preços, vantagens e desvantagens de todos os materiais da obra. Nesse sentido deve considerar também a telha solar eternit como uma opção viável.

Características das telhas solares eternit produzidas no Brasil

Estão disponíveis em 4 modelos, sendo eles: Italiana, Romana, Plan e Tégua Solar.

Para o modelo Italiana são 13,5 telhas por m² e cada telha pesa 3 kg aproximadamente. A absorção máxima da telha é de 18% e sua inclinação mínima é de 36%.

Já o modelo Romana são 16 telhas por m², sendo que cada telha pesa aproximadamente 2,6 kg. Sua absorção máxima também é de 18% e a inclinação mínima de 32%.

Assim como os modelos anteriores, a Plan também tem uma absorção máxima de 18%, já a inclinação mínima é de 27%. São 27 telhas por m², sendo o peso de cada uma 2kg.

O último modelo é a Tégua Solar, são 7,5 por m², sendo que cada telha pesa em média 5,4 kg. Nesse modelo a absorção máxima é de 10% e a inclinação mínima de 30%.

O que é o telhado solar

São telhas que buscam ter uma função 2 em 1. Tanto para realizar a cobertura do imóvel (seja comercial ou residencial) quanto para geração de energia renovável.

Assim também, possuem um design que ao contrário dos painéis solares, se adaptam ao layout do imóvel. Sendo algo natural e mais bonito que os painéis solares.

O que diferencia esse sistema de geração de energia dos demais

Primeiramente, por se tratar de uma nova tecnologia, as telhas solares eternit possuem uma tecnologia mais avançada que os painéis solares, por exemplo.

Bem como também possuem um design mais atual e se adaptando melhor ao imóvel deixando-o com uma aparência mais bonita. 

Trata-se também de um material que possui relativamente um processo de instalação mais fácil e prático. Todos estudos indicam que elas são resistentes a vazamentos e até a chuvas de granizo.

Qual o valor da telha solar Eternit fotovoltaica

Por se tratar de um material novo no mercado de energia solar, as telhas fotovoltaicas podem ter um preço amargo se observado de forma crua. 

No entanto, basta observar o ROI (retorno sobre o investimento) para ver que é um investimento bem válido a longo prazo. Em média recuperasse o investimento entre 3 e 5 anos. 
Segundo informações do portal solar, o preço médio do m² da telha solar Eternit é de R$765.

Vantagens e desvantagens

Se você ainda não sabe se vale ou não a pena investir nessa tecnologia de energia fotovoltaica aqui vão mais alguns dados relevantes para o seu estudo:

Vantagens da Telha fotovoltaica:

  • Fácil instalação;
  • Boa eficiência de geração de energia;
  • Beleza e Integração ao layout natural do seu imóvel;
  • Tecnologia de ponta

Desvantagens da Telha fotovoltaica:

  • Vida útil ainda desconhecida;
  • Custo mais elevado;
  • Apesar da boa eficiência de geração, ainda fica atrás dos painéis.

Como é a instalação

Primeiramente é válido dizer que o processo de instalação é bem simples, e pode ser utilizado em todo tipo de imóvel que esteja em processo de desenvolvimento do telhado.

Por outro lado, deve-se verificar a posição e inclinação em que se pretende instalar o telhado. Uma vez que, ao contrário dos painéis, as telhas não utilizam suportes em sua instalação. 

Dessa forma ele deve ser direcionado para o ângulo que possui maior incidência de luz solar ao longo do dia. Não sendo possível alterar sua posição posteriormente.

Como funciona o telhado fotovoltaico

Da mesma forma que diversos outros meios de captação de energia solar, o telhado fotovoltaico funciona a partir do momento em que a luz solar entra em contato com a telha.

Nesse momento o silício (Si) que está na composição das células fotovoltaicas ganha energia. Isso desencadeia um processo de mudança da camada de valência de seu elétron mais externo que fica passando da quarta para a quinta camada e logo em seguida retornando para sua camada de origem. Durante seu retorno, a energia que o Silício absorveu do sol é liberada em forma de corrente elétrica que é captada pelo sistema fotovoltaico, direcionada para um inversor que a transforma em corrente alternada para podermos utilizar em nossos equipamentos residenciais corriqueiros.

Vida útil

Não existe até o atual momento nenhum estudo sobre a vida útil das telhas solares, no entanto Elon Musk disse na apresentação da sua linha que elas devem chegar a uma vida útil de até 50 anos.

O que se for realmente verdade é praticamente o dobro do que os painéis solares apresentam como mínimo de vida útil.

Está disponível no Brasil?

Até o momento apenas a empresa Eternit apresentou um protótipo e foi aprovado pelo Inmetro. Sendo que a produção das telhas em projeto piloto ocorre na fábrica Tégula Solar.

Foram realizadas em 2021 instalações de teste nas cidades de Ourinhos (SP), Cambé (PR), Marília (SP) e Itaipava (RJ). 

Vale salientar que esse protótipo foi lançado ainda em 2019, a expectativa era de gerar até 1,15 kWh à uma potência de 9,16 W ao mês.

Conclusão

Você ainda pode estar se perguntando se vale a pena, ou quantas telhas em média você deverá ter para suprir o seu uso de energia elétrica. Pois bem, o cálculo é bem simples.

Razão entre consumo de energia e quantidade de telhas solares eternit necessárias:

  • Consumo mensal de energia: 840 Kwh – Quantidade de telhas: 560
  • Consumo mensal de energia: 480 Kwh – Quantidade de telhas: 320
  • Consumo mensal de energia: 240 Kwh – Quantidade de telhas: 144
  • Consumo mensal de energia: 120 Kwh – Quantidade de telhas: 72

Saiba como podemos te ajudar

Conheça melhor a e4 energias renovável. Somos uma startup do ramos de energia, oferecemos diversos cursos para pessoas como você, que querem aprender e atuar nesse mercado que é tendência mundial.

Nossos cursos vão desde normativos como NR 06, NR 10 e NR 35 até treinamento completos para quem ainda não sabe nada sobre energia solar ou de elétrica como o Energia solar lucrativa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress