Aplicativo para controle de vendas: conheça os 10 melhores do mercado. Além disso, colocamos em nossa lista aplicativos que podem ser utilizados em nichos específicos que precisam de funcionalidades únicas e específicas, como energia solar, por exemplo.
Índice
Variedades de aplicativos no mercado
O mercado oferece uma vasta gama de aplicativos para controle de vendas, desde soluções para gerenciamento de PDV e estoque até CRMs repletos de recursos para acompanhar todo o processo comercial, do marketing ao pós-venda. Conheça algumas das melhores opções disponíveis atualmente!
Esqueça as planilhas e as pilhas de papel. Hoje em dia, há uma infinidade de serviços que podem ajudar a gerenciar suas vendas e manter tudo em ordem, sem a necessidade de cálculos manuais e anotações.
Comparar essas soluções pode ser tão demorado quanto o tempo que elas prometem economizar. Pensando nisso, preparamos uma lista com as ferramentas mais bem avaliadas nas pesquisas de mercado.
É importante ressaltar que há muitas outras opções interessantes que não foram mencionadas aqui. Esta lista traz apenas algumas sugestões para facilitar sua pesquisa.
Por que investir em tecnologias para controle de vendas?
Antes de prosseguirmos com nossa lista, é fundamental entender o propósito de investir em tecnologias de gestão. Afinal, por que utilizar aplicativos para controle de vendas?
A resposta é clara: a saúde de qualquer negócio, principalmente os do setor de energia solar, depende de uma boa gestão de processos, operações e finanças. As ferramentas no mercado focam em produtividade e simplicidade, tornando o dia a dia da empresa mais prático e otimizado, algo que as planilhas e papeis não conseguem oferecer.
Além de modernizar seu negócio, você contribui para um ambiente de trabalho menos estressante, onde tarefas básicas e repetitivas são automatizadas, permitindo que sua equipe se concentre no que realmente importa. No entanto, as necessidades das empresas variam muito, assim como as funcionalidades dessas aplicações.
Pensando nisso foi que pensamos em elaborar essa lista e separar alguns aplicativos específicos para alguns setores, bem como aqueles que precisam de um PDV, ou que precisam de um CRM e ainda específicos para o setor de energia solar fotovoltaicos que precisam ser ainda mais completos, oferecendo opções de dimensionamento, geração de propostas e integração com fornecedores por exemplo.
Quais são os melhores aplicativos para controle de vendas?
Existem vários tipos de aplicativos para controle de vendas. Todos eles são plataformas para coleta e gerenciamento de dados, mas suas funcionalidades variam conforme o segmento alvo.
Para tornar nossa lista mais intuitiva, dividimos os apps em quatro categorias, considerando as diferentes necessidades das empresas. Algumas opções são concorrentes, mas para a maioria dos negócios pode ser interessante investir em mais de uma delas. Confira!
CRMs para energia solar
- Azume: O Azume é o CRM mais utilizado do Brasil por integradores de energia solar segundo pesquisa realizada pela Greener. Gere propostas comerciais personalizadas para sistemas de grupo B e grupo A em poucos cliques (100% atualizado para lei 14.300). Consulte kits dos maiores fornecedores de equipamentos fotovoltaicos do Brasil.
Acompanhe todas as etapas das suas vendas em progresso, tal como as métricas de negócios ganhos e perdidos. Receba seu próprio Website personalizado com um simulador solar integrado ao seu CRM. Cadastre simulações de financiamento de qualquer financeira do Brasil e inclua opções de financiamento em suas propostas sem consulta externa.
E o melhor é que você pode testar o Azume por 7 dias grátis clicando no banner abaixo, depois do teste você pode escolher entre diversas opções de planos, tendo alguns muito acessíveis para quem está iniciando e precisa de operações básicas como gerar propostas e fazer cálculos de dimensionamento, até opções mais avançadas com criação de website e muito mais.

Aplicativos para gestão de PDV, caixa e estoque
Começamos com soluções para estabelecimentos de atendimento presencial e e-commerce que precisam integrar informações de diferentes setores.
- Kyte: O Kyte é um dos aplicativos mais populares da categoria, oferecendo funções para gerenciamento de PDV, vendas online, estoque, loja e catálogo, tudo de forma descomplicada. Entre suas principais funções estão controle de estoque em tempo real, acompanhamento de vendas a prazo, controle de pedidos, leitor de código de barras, relatórios e sistema multiusuário. Com o app, você também pode criar uma loja virtual e gerar catálogos para vender nas redes sociais.
- Myne: O Myne é focado no gerenciamento de vendas e estoques, ideal para MEIs. Destaca-se pela interface limpa e gráficos intuitivos, ajudando a entender melhor o progresso do negócio. Apresenta recursos avançados, como cadastro de clientes.
- SmartPOS: O SmartPOS organiza todas as informações da sua operação de vendas em um só lugar. Oferece cadastro de produtos, clientes, vendedores e fornecedores, gestão de estoque, contas a pagar e vendas a prazo, além de criação de e-commerce e catálogos para delivery. Permite até a emissão de notas fiscais, integrado ao SAT Fiscal, e tem uma seção exclusiva para contadores.
Aplicativos de gestão financeira
Em muitos negócios, especialmente na prestação de serviços, o controle de vendas resume-se à gestão das transações. Confira algumas opções.
- QuickBooks ZeroPaper: O QuickBooks ajuda a se livrar de toda a papelada relacionada às vendas e finanças. Oferece recursos para gestão financeira e planejamento estratégico, como organização de pagamentos, controle do fluxo de caixa e criação de planilhas descomplicadas. Entrega todas as ferramentas para uma gestão financeira profissional, como emissão de notas fiscais e boletos, envio de faturas e controle de contas a pagar e receber.
- PagVendas: O PagVendas é o aplicativo de gestão de vendas e finanças oficial do PagSeguro. Entrega tudo o que você precisa para cuidar das transações da sua empresa, como controle de estoque e fiado, cadastro de produtos e clientes, abertura e fechamento de conta em PDV e emissão de notas fiscais. É a melhor opção para quem já utiliza os serviços do PagSeguro.
- SOMEI: O SOMEI é um aplicativo focado em finanças, desenvolvido para Microempreendedores Individuais. Gerencia valores de entrada e saída, armazena dados de venda por dia, mês e ano, dispensando contas no papel ou planilha. É voltado para negócios pequenos que ainda não precisam de recursos administrativos robustos.
Aplicativos de CRM gerais
Os CRMs atuais vão além da Gestão de Relacionamento com o Cliente, permitindo uma gestão panorâmica dos empreendimentos, que envolve marketing, atendimento e vendas.
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- RD Station: A RD Station é uma plataforma de automação de Marketing brasileira. Embora focada na geração de leads e relacionamento com clientes, também oferece recursos para gestão e automatização comercial. É vantajosa para empresas que investem em Marketing de Conteúdo..
- Hubspot: A HubSpot oferece recursos de vendas, como controle de tarefas e análise de clientes, além de funcionalidades de fechamento, agendamento de reuniões e envio de orçamentos.
- Salesforce: A Salesforce é uma das empresas mais importantes de Marketing Digital, oferecendo um pacote de ferramentas para atrair consumidores e gerenciar o relacionamento com clientes. O Sales Cloud, sistema de vendas integrado ao CRM, oferece uma visão 360º do negócio, do marketing às vendas.
Como escolher o aplicativo ideal?
Avalie as necessidades do seu negócio para evitar investimentos desnecessários ou a frustração de contratar um serviço inadequado. Considere o tamanho do empreendimento, seu segmento, estratégias de divulgação e objetivos de longo prazo.
Existem aplicativos para controle de vendas para empreendimentos de todos os tipos e cabe a você e sua equipe definirem quais soluções se encaixam melhor no dia a dia da empresa.
Conclusão
Para sua empresa conseguir crescer no mercado, principalmente no setor fotovoltaico, você precisa de ferramentas que vão facilitar o dia a dia da sua empresa. Dê preferência sempre para aplicativos feitos por profissionais do seu nicho e com funcionalidades específicas do seu nicho. Essas são as ferramentas que mais entendem o que você precisa no dia a dia e facilitam a organização e crescimento da sua empresa.