A energia solar surge como uma das soluções para o aquecimento global e também para levar energia elétrica a famílias mais afastadas dos grandes centros urbanos, onde muitas vezes não existem redes elétricas. Sendo uma fonte de energia sustentável, renovável e acessível a todos, se pararmos para comparar as vantagens com as desvantagens da energia solar veremos o quanto investir neste tipo de energia é vantajoso.
Índice
O que é a energia solar
Primeiro vamos esclarecer o que é a energia solar, como ela é gerada e porque países pelo mundo afora e o Brasil estão investindo tanto em tecnologias para aprimorar a geração de energia solar fotovoltaica.
A energia solar é gerada através da incidência da luz do sol sobre os painéis solares. Quando isso acontece, as células fotovoltaicas presentes nos painéis transformam esses fótons presentes na luz solar em corrente de energia contínua.
No entanto, na maioria das residências é utilizada corrente alternada e por isso, essa energia gerada pelos painéis passa por um inversor que transforma a corrente contínua em alternada e então essa energia vai para a sua residência ou empresa.
A energia gerada é consumida instantaneamente pelos aparelhos conectados às tomadas e no caso da produção ser maior que o consumo existem duas possibilidades:
- Sistemas fotovoltaicos On Grid: A energia sobressalente é injetada na rede elétrica da concessionária de energia da rua região. Essa energia gera créditos que você pode utilizar para abater na sua utilização de energia em períodos em que não tenha sol.
- Sistemas Off Grid: A energia que “sobra” é armazenada em baterias para que possam ser utilizadas em períodos que não tenham geração de energia. Esse modelo de sistema hoje em dia é mais caro e por isso menos utilizado.
Então, ao longo de todo o processo de geração de energia solar fotovoltaica não existe nenhum tipo de emissão de poluentes na atmosfera. Além disso, o sol é uma forma de energia acessível a todas as pessoas e que sua utilização não afeta em nada a biodiversidade do planeta.
LEIA MAIS: Entenda a energia Luminosa
Saiba mais também sobre o que é a incidência solar e como ela influencia a geração de energia solar fotovoltaica.
Desvantagens da energia solar
Nem tudo são flores no setor de energia solar. Apesar de ser sim a fonte de energia mais acessível a todas as pessoas, além de ser uma fonte de energia sustentável e renovável. Ela enfrenta alguns desafios para conseguir a sua instalação.
Conseguir a aprovação de um projeto fotovoltaico tem sido mais difícil do que deveria ser e isso se deve aos benefícios que ela traz para seus clientes e consequentemente prejuízos para as grandes concessionárias de energia.
Em muitos casos recentes as concessionárias têm alegado sobrecarga em suas redes para não homologarem novos sistemas solares fotovoltaicos em algumas regiões do Brasil. Como citado acima, os sistemas fotovoltaicos On Grid dependem da concessionária para o seu funcionamento.
A maior solução para isso seria a utilização de sistema Off Grid, porém o custo com manutenção das baterias é alto, uma vez que a vida útil delas é muito menor que a vida útil dos sistemas fotovoltaicos e é preciso trocá-las ao longo dos anos de utilização. Isso é com certeza a maior desvantagem da energia solar, que no entanto já vem sendo foco de novas soluções.
A Tesla é uma das empresas mais engajadas em encontrar soluções para utilização de energia solar e recentemente Elon Musk divulgou uma pesquisa para desenvolvimento de uma bateria com vida útil de 100 anos. Se isso acontecer será um marco na utilização de energia solar, mudando o mercado como um todo.
Isso nos leva diretamente a uma segunda desvantagem da energia solar, a burocratização de processos, taxas e leis regulamentadoras para a utilização da rede elétrica e instalação de sistemas fotovoltaicos. As concessionárias, por estarem perdendo dinheiro com a instalação dos sistemas fotovoltaicos, por vezes dificultam o processo burocrático de homologação dos sistemas para que possam ser instalados.
Por isso é essencial que o integrador responsável pela instalação do sistema seja bem qualificado e entenda os processos necessários para não comprometer o investimento de quem está comprando o sistema. De qualquer forma, o crescimento da energia solar é uma tendência global, e em breve ter um sistema solar em casa não será mais um luxo, ou apenas um investimento vantajoso, mas uma necessidade para todos.
Vantagens da Energia Solar
A Energia solar gera economia para as pessoas, reduz o impacto ambiental e ainda tem o poder de levar energia a locais e famílias que nunca tiveram acesso a ela. Pode parecer loucura pensar em viver sem energia, mas segundo o ministério de Minas e Energia, no Brasil aproximadamente 425 MIL famílias convivem com essa realidade absurda.
A luz solar é gratuita para todos e de fácil instalação desde que seja um profissional capacitado para realização do serviço. Você é capaz de gerar sua própria energia sem depender de concessionárias ou empresas.
Além disso, quanto mais pessoas gerando sua própria energia, menos utilização das redes das concessionárias. Isso impacta diretamente na redução de apagões, de impactos da falta de energia quando em períodos de estiagem entre outras.
Se pensarmos nas desvantagens da energia solar são na maioria dos casos estruturais e burocráticos, que com certeza serão resolvidos em pouco tempo. É um setor que está recebendo atenção mundial e pesquisas para desenvolvimento de novas tecnologias ocorrem diariamente. Inclusive o valor dos equipamentos para instalação de um sistema fotovoltaico vem sofrendo redução nos preços devido ao aumento na produção deles. Além é claro dos subsídios que o setor como um todo vem recebendo.
LEIA MAIS: Entendendo as vantagens da energia solar
Conclusão
Se você parar para pensar vai chegar a conclusão de que as energias renováveis e sustentáveis como a solar por exemplo, são o futuro. E quem investir nisso hoje com certeza vai colher os frutos mais tarde. Isso não quer dizer apenas economicamente, o que já é muito. Mas em relação ao meio ambiente e todo o impacto positivo que o abandono das fontes de energia poluentes gera para você e para o planeta.