Conheça os pontos positivos e negativos da energia solar

pontos positivos e negativos da energia solar

Descubra quais são os pontos positivos e negativos da energia solar fotovoltaica e compreenda todos os aspectos, vantagens e desvantagens que esse tipo de sistema de geração de energia renovável pode oferecer.

Momento atual da Energia solar

A energia solar tem ganhado popularidade entre empresas e residências no Brasil e no mundo. Com a redução dos custos tecnológicos e uma crescente consciência ambiental, não surpreende que a energia fotovoltaica esteja se firmando como uma tendência para um futuro muito próximo e eu diria até para o presente.

Mas, quais são os pontos positivos e negativos dessa forma de geração de energia? Neste artigo, vamos explorar esses e outros pontos importantes sobre a energia solar.

Por que a energia solar é essencial?

Segundo uma pesquisa da Nielsen, especialista em estudos de mercado, a sustentabilidade figura como uma das maiores preocupações dos consumidores no Brasil.

Com esse aumento cada vez maior da preocupação ambiental, as empresas estão cada vez mais atentas às condições de suas operações e seus impactos ambientais.

Assim como as empresas de tecnologia e pesquisas recebem milhões de investimento para apoiar o desenvolvimento de novas tecnologias para os setores de energia renovável. Seja para geração de energia em residências, empresas ou indústrias, ou para veículos elétricos. A missão é desenvolver melhores tecnologias, mais acessíveis e funcionais. 

Por isso, optar pela energia solar é uma escolha que todos os que fazem aprovam. Além de promover a geração de energia limpa e renovável, aumenta a independência de empresas e residências e contribui para a redução dos custos com energia elétrica.

Não apenas isso, a energia solar gera uma diversificação da nossa matriz energética. Reduzindo a dependência das hidrelétricas, bem como diminuindo a utilização das redes das concessionárias e os riscos de falta de energia e apagões.

LEIA MAIS: Tendências para a matriz energética brasileira

Além é claro de ser uma fonte de energia que pode ser instalada em qualquer lugar que tenha sol, podendo levar energia para famílias que nunca tiveram acesso a elas por falta de estrutura das redes de energia em locais mais isolados.

No entanto, como em todas as coisas, a energia solar tem seus prós e contras. Veja um pouco mais dos aspectos positivos e negativos do uso de sistemas fotovoltaicos.

Quais são os pontos positivos da energia solar?

As principais vantagens da energia solar incluem ser uma fonte totalmente renovável e limpa, que não produz poluição visual ou sonora. Além disso, possui uma longa vida útil, durando em média 25 anos!

O sistema fotovoltaico representa uma das formas mais econômicas de produzir energia própria. Este sistema é também “fácil” de instalar e requer pouca manutenção.

A energia solar proporciona maior independência e pode ser instalada em locais que não são cobertos pela rede elétrica, através dos sistemas off-grid. A economia na conta de luz pode ser de até 95%.

LEIA MAIS: Sistemas Off Grid, On Grid

Para sistemas conectados à rede, a energia excedente é convertida em créditos que podem ser utilizados em várias propriedades durante um período de até 60 meses.

Devido à sua durabilidade, a implementação de energia solar também é vantajosa no caso de venda do imóvel. Sendo hoje em dia um dos melhores investimentos existentes. Sua economia com a conta de energia (dependendo do valor atual da sua conta) poderá pagar o seu investimento com o sistema fotovoltaico em um prazo médio de 5 anos. Sobrando ainda 20 anos de utilização em média.

E quais são os pontos negativos?

Entre os desafios da geração de energia fotovoltaica, o custo inicial é o que mais dificulta o acesso a ela. Embora o retorno do investimento ocorra em poucos anos, o valor inicial ainda pode ser considerado alto para alguns proprietários de residências e pequenas empresas.

Outra limitação é que, durante a noite ou em dias chuvosos, a energia não é gerada. Isso pode ser resolvido com a utilização de baterias em sistemas off-grid e pela conexão à rede de distribuição em sistemas on-grid.

pontos positivos e negativos da energia solar

Vale a pena instalar energia solar?

Para determinar se a instalação de um sistema fotovoltaico vale a pena para você, é essencial realizar uma análise detalhada do seu consumo mensal de energia e alinhar suas expectativas.

Portanto, pesquise bastante e tenha clareza sobre suas necessidades. Se estiver interessado em simular o custo de instalação para sua casa ou empresa, visite a calculadora solar gratuita do Grupo E4.

Se você está interessado em saber mais sobre o setor de energia solar, quer aprender mais sobre esse futuro que já se faz presente na nossa sociedade, eu te convido a conhecer melhor o Grupo E4. Um ecossistema completo para aqueles que como nós são apaixonados pela energia solar e pelo futuro do nosso planeta. 

Somos hoje o maior canal do Youtube Brasil sobre energia solar fotovoltaica e você pode acompanhar nossos conteúdos como esse abaixo por lá:

https://www.youtube.com/watch?v=zhpg4-eAXEI

Também somos o maior perfil sobre energia solar no Instagram, e você pode nos seguir através do @e4renovaveis. Por lá postamos muitas curiosidades e notícias, além de conteúdos informativos e oportunidades no setor.

Por falar nisso, se você está em busca de uma oportunidade, o mercado de energia solar é um dos que mais cresce no mundo. E para aqueles que querem ingressar nesse mercado, oferecemos todos os tipos de curso, desde os mais básicos, como instalador de energia solar e limpeza de placas solar até o nosso carro chefe, o curso mais completo do mercado, o Energia Solar Lucrativa. 

Conclusão

Agora que você já conhece todos os pontos positivos e negativos da energia solar, está capacitado para tomar a melhor decisão para você ou sua empresa. Acredito que assim como eu, você deve ter chegado à conclusão de que instalar um sistema de geração de energia fotovoltaica em 99% dos casos é vantajoso. 

Não apenas pela grande economia que o sistema gera, mas pela independência da energia das concessionárias e pelo apelo ao meio ambiente, na redução dos impactos e mudanças climáticas.

Revolucione suas vendas de fotovoltaica

Conheça o software de gerenciamento mais completo do mercado

O melhor CRM para energia solar

Teste o Azume grátis por sete dias
Clique aqui

Torne-se um profissional em energia solar

Conheça os melhores cursos para se tornar um profissional desejado no setor fotovoltaico

Energia Solar Lucrativa

Aprenda do zero a como se tornar um integrador solar com ganhos de até R$23 mil / mês
Clique aqui

Compartilhe este Artigo:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Revolucione suas vendas de fotovoltaica

Conheça o software de gerenciamento mais completo do mercado

O melhor CRM para energia solar

Teste o Azume grátis por sete dias
Clique aqui

Latest post

Torne-se um profissional em energia solar

Conheça os melhores cursos para se tornar um profissional desejado no setor fotovoltaico

Energia Solar Lucrativa

Aprenda do zero a como se tornar um integrador solar com ganhos de até R$23 mil / mês
Clique aqui
plugins premium WordPress