Energia eólica: Vantagens e desvantagens

energia eólica vantagens e desvantagens

Até o mês de Fevereiro de 2024 a energia eólica era a segunda maior fonte de geração de energia no Brasil. Ocupando assim a segunda posição do ranking de matrizes energéticas do país. Isso se deu muito pela grande capacidade de geração deste tipo de energia, principalmente em regiões litorâneas. Para entender melhor a energia eólica, vantagens e desvantagens dela é preciso olhar mais a fundo algumas características e situações.

LEIA MAIS: Tendências para a matriz energética brasileira

O que é energia eólica? 

A energia eólica é uma das fontes renováveis de energia, sendo limpa e sustentável. Ela se refere à energia cinética gerada pela força do vento, que pode ser utilizada para diversos propósitos, incluindo a produção de eletricidade com aerogeradores.

Os ventos são responsáveis por girar as hélices das turbinas eólicas, criando a força mecânica que posteriormente é convertida em energia elétrica através de um gerador.

Assim, a quantidade de energia produzida depende da intensidade e regularidade dos ventos, do tamanho da turbina eólica e da área que as hélices cobrem durante sua rotação.

Os ventos se formam quando as massas de ar próximas ao solo ou em áreas ensolaradas aquecem e, devido às diferenças de temperatura e pressão atmosférica, movimentam-se para trocar lugar com massas de ar mais frias e circunvizinhas, resultando no deslocamento do ar.

Portanto, podemos concluir que a energia eólica tem sua origem na energia solar, visto que é o calor do Sol que aquece as massas de ar e provoca a formação dos ventos.

LEIA MAIS: O que é energia solar? Guia Definitivo

Como funciona a energia eólica? 

A energia eólica opera através de aerogeradores (turbinas eólicas). Uma torre de energia eólica converte a energia cinética do vento em força mecânica, que depois é transformada em energia elétrica.

O processo de um aerogerador (gerador eólico) inicia-se com suas hélices (ou pás), que giram ao serem impulsionadas pela força do vento, sempre de maneira controlada. O movimento das hélices faz o rotor e o eixo principal girarem, sendo este último conectado a uma caixa multiplicadora (gearbox) que aumenta a velocidade da rotação.

Finalmente, essa energia mecânica gerada pela rotação chega ao gerador, onde dois ímãs realizam o processo de indução eletromagnética para gerar eletricidade na forma de corrente elétrica alternada.

Há também geradores que produzem eletricidade em corrente contínua. Nesses casos, a turbina eólica precisa incluir um conversor (inversor) para transformar a corrente em alternada, que é o tipo utilizado na rede elétrica e nos dispositivos eletrônicos.

Nos grandes parques eólicos, a energia gerada pelos aerogeradores é direcionada para subestações transformadoras que aumentam sua voltagem para possibilitar o transporte até os centros urbanos por meio das linhas de transmissão de alta tensão.

LEIA MAIS: Inversor – Como funciona?

Vantagens da energia eólica

Agora que você já entendeu tudo sobre a energia eólica, é hora de saber quais são as vantagens que ela apresenta. Como mencionado anteriormente, o primeiro ponto é o fato da energia eólica compor a matriz de energias renováveis para o futuro. Ela é um ponto crucial no pensamento de mudanças climáticas e geração de energia sustentável. 

Além disso, a energia eólica proporciona um aumento no mix de geração de energia para reduzir a dependência brasileiro da energia hidrelétrica. Podendo reduzir ou minimizar a incidência de apagões. Os fatores que fazem com que a energia eólica alcance esse patamar são: Baixa emissão de gases poluentes, baixo impacto ambiental, maior independência de combustíveis fósseis e hidrelétricas e o fato de ser uma energia renovável. 

Desvantagens da energia eólica

Talvez o ponto mais negativo da energia eólica seja o fator acessibilidade. Não é tão comum vermos sistemas de microgeração de energia eólica, sendo dessa forma a energia solar fotovoltaica mais amplamente utilizada. Seja pelo fator visual ou pela questão de economia de espaço ou financeira, a energia eólica como microgeração de energia não é a melhor escolha neste momento. Sendo melhor utilizada em construções de grandes usinas eólicas. 

Além disso, a energia eólica é muito irregular, pois depende exclusivamente da ocorrência de ventos para a geração de energia e não é em todos os lugares que a ocorrência de ventos são constantemente altas. Isso também é um fator que pesa bastante para o cenário de microgeração de energia principalmente. Uma vez que se comparado a energia solar, o sol está muito mais presente em qualquer região do país. 

Conclusão

Podemos perceber que a energia eólica, considerando suas vantagens e desvantagens, é muito importante para o crescimento e desenvolvimento da ideia de se ter energias mais sustentáveis e limpas no mundo. Ela é (assim como a energia solar fotovoltaica) uma tendência para o futuro.

O mundo está preocupado com as questões climáticas e isso impacta diretamente no crescimento destes setores. Tanto na quantidade de instalações e implementações de novos sistemas, quanto no preço dos equipamentos que tendem a reduzir a medida em que existe mais investimentos e maior produção em massa. 

Revolucione suas vendas de fotovoltaica

Conheça o software de gerenciamento mais completo do mercado

O melhor CRM para energia solar

Teste o Azume grátis por sete dias
Clique aqui

Torne-se um profissional em energia solar

Conheça os melhores cursos para se tornar um profissional desejado no setor fotovoltaico

Energia Solar Lucrativa

Aprenda do zero a como se tornar um integrador solar com ganhos de até R$23 mil / mês
Clique aqui

Compartilhe este Artigo:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress