Hospitais, clínicas e consultórios médicos em geral, podem reduzir suas despesas mensais com energia elétrica em até 95% ao instalar um sistema local de geração de energia solar. Essa tecnologia é a opção mais econômica disponível no mercado para a autossuficiência energética.
O funcionamento do sistema se dá através de paineis fotovoltaicos que captam a luz solar e a transformam em eletricidade, fornecendo energia para o imóvel.
Para hospitais, consultórios e clínicas médicas, esse sistema pode suprir 100% da energia necessária para operar todos os equipamentos, incluindo iluminação, aparelhos de ar-condicionado, entre outros.
Índice
Os benefícios da energia solar para hospitais clínicas e consultórios médicos
Devido à grande quantidade de aparelhos eletromédicos presentes em hospitais, clínicas e consultórios o consumo de eletricidade é alto, o que também resulta na necessidade de um número considerável de lâmpadas e ar-condicionados para garantir o conforto dos pacientes.
Assim, os impactos financeiros são um reflexo da falta de implementação de novos equipamentos e pesquisas na área médica, uma vez que a ausência de economia dificulta os financiamentos governamentais.
Uma excelente alternativa é a geração de energia por meio de sistemas fotovoltaicos, que pode reduzir a dependência da energia fornecida pela concessionária de energia elétrica, e como consequência diminuir os custos na conta de energia, além de ocasionar a redução da emissão de carbono.
Além do mais, existem outros benefícios como independência energética, acréscimo de sua autonomia, sensação térmica confortável em áreas próximas do telhado, oportunidade de unir o sistema fotovoltaico à diminuição do uso de combustíveis fósseis fora do edifício, além da obtenção de certificações LEED e ISO 140001, representando benefícios para a reputação do hospital.
LEIA MAIS: A energia solar vale a pena em 2025?
Retorno da energia solar para hospitais, clínicas e consultórios médicos
São diversas as vantagens da energia solar para hospitais, clínicas e consultórios médicos, mas agora iremos destacar apenas duas delas: a economia da parte financeira e o marketing verde.
Se você fizer os cálculos detalhados de todos os custos necessários para manter todos os equipamentos em funcionamento, você verá que de acordo com essas despesas, a fatura de energia mensal estará consumindo boa parte do seu faturamento.
Essa é a vantagem primordial da energia solar. Dependendo da capacidade de produção instalada, você poderá ter uma economia de até 95% mensal em sua conta de luz. Agora imagine a economia que você terá ao longo de um ano produzindo sua própria energia? Com certeza sobraria recursos para outros investimentos e expansão do hospital, clínica ou consultório.
Entretanto, você pode se questionar: “Certo, a economia é considerável. Mas o investimento necessário também é.” É importante ressaltar que o retorno sobre o investimento (ROI) da energia solar é elevado, especialmente quando comparado a outras opções de investimento financeiro. A médio e longo prazo, os custos serão completamente compensados, e você notará uma redução significativa nas suas despesas.
Além disso, uma das vantagens da energia solar para hospitais e clínicas médicas é que ao optar por uma fonte de energia renovável e não poluente, a administração demonstra sua preocupação com o meio ambiente e o futuro da sociedade. Essa consideração certamente elevará a reputação do seu negócio a outro patamar.
Nesse contexto, é possível adotar o chamado “marketing verde”, que consiste na elaboração de estratégias promocionais direcionadas a um consumidor mais consciente, o qual o número tem aumentado significativamente. Esses consumidores valorizam e optam por produtos e serviços que realmente tenham princípios de sustentabilidade colocados em prática.
Importância da calculadora solar
A calculadora solar permite que você ou sua empresa tenham uma média aproximada do ROI e payback sobre o investimento inicial da instalação do projeto fotovoltaico. Dessa forma impactando diretamente na tomada de decisão das lideranças.
Estímulos fiscais na implementação de energia solar para hospitais clínicas e consultórios médicos
Com o objetivo de expandir a quantidade de hospitais que promovem a geração de energia fotovoltaica, diversas instituições financeiras, como o BNDES, disponibilizam incentivos fiscais. Esses incentivos incluem taxas diferenciadas para projetos relacionados à energia solar e eficiência energética voltados para hospitais e clínicas.
Além disso, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), por meio da Lei Federal nº 13.203, sancionada em 8 de dezembro de 2015, oferece descontos mínimos de 50% nas tarifas referentes ao uso dos sistemas elétricos de transmissão e distribuição para os hospitais que optarem pela implementação de um sistema de energia distribuída.
Ainda existem várias opções de crédito disponíveis para esse setor, com o objetivo de diminuir os custos com a geração de energia elétrica pelas distribuidoras, aprimorar a qualidade do atendimento aos pacientes e estimular o financiamento de pesquisas relevantes para a população.
Conclusão
Vale ressaltar que, além de proporcionar uma economia de até 95% na conta de luz, a vida útil de um sistema fotovoltaico pode alcançar até 30 anos, com um retorno sobre o investimento estimado entre 3 e 8 anos. Assim, a geração de energia solar fotovoltaica em hospitais é vista como a alternativa mais viável para investimento, oferecendo um retorno relativamente rápido e seguro.