Se você mora em uma área rural e está buscando maneiras de economizar na conta de energia elétrica, é importante saber que os gastos com a instalação de um sistema de energia solar fotovoltaica nessas regiões são bastante acessíveis. A utilização de energia solar rural contribui para diminuir despesas e aumentar os lucros no setor agropecuário.
Índice
Como funciona a energia solar rural?
Há duas maneiras de aproveitar a energia solar em áreas rurais. A primeira requer um investimento na compra de equipamentos, enquanto a segunda, mais recente, permite usufruir dos benefícios da energia solar sem precisar de instalações, obras ou gastos.
Na primeira opção, a energia solar rural é gerada por meio da instalação de painéis fotovoltaicos. Esses painéis transformam a luz do sol em eletricidade, que pode ser utilizada para alimentar dispositivos eletrônicos como eletrodomésticos, geladeiras, TVs, computadores e outros aparelhos.
A segunda alternativa é mais acessível, pois não envolve despesas ou pagamento de taxas e se aplica a residências e empresas agroindustriais já conectadas à rede elétrica da concessionária: trata-se do crédito de energia solar. Essa opção consiste na aquisição do crédito proveniente da geração de energia solar das fazendas solares.
LEIA MAIS: Como a energia solar no agronegócio ajuda o produtor rural
Vantagens da energia solar rural
A energia solar no meio rural apresenta diversas vantagens importantes para os agricultores e suas comunidades. Confira a seguir os principais benefícios!
- Autonomia energética
Com a energia solar, os agricultores podem alcançar maior autonomia em relação ao consumo de energia, gerando eletricidade suficiente para suas atividades agrícolas. Isso pode resultar em uma redução considerável nas despesas com eletricidade, especialmente em propriedades rurais que demandam grande quantidade de energia.
- Facilidade de acesso à energia
A energia solar também é uma solução viável para propriedades rurais que não estão conectadas à rede elétrica. Essa alternativa permite que as comunidades tenham acesso a uma fonte de energia limpa e renovável.
- Conservação dos recursos naturais
A energia solar está intimamente relacionada à sustentabilidade! Esse tipo de geração não libera poluentes no ar nem emite gases que contribuem para o efeito estufa. Com isso, colabora para manter a qualidade do ar e atenuar os efeitos das mudanças climáticas, protegendo recursos naturais essenciais à agricultura.
LEIA MAIS: Vantagem e desvantagens da Energia Solar
Importância da energia solar no meio rural
A energia solar é fundamental para a agricultura, pois moderniza as operações, diminui os custos e melhora a eficiência. Além do mais, ela favorece práticas agrícolas sustentáveis, protegendo o meio ambiente e conservando recursos naturais indispensáveis à produção de alimentos, ao mesmo tempo em que responde às crescentes necessidades por energia limpa.
Financiamentos facilitados
Caso seja necessário solicitar um financiamento para instalação de um sistema de energia solar rural na sua propriedade não é difícil encontrar uma instituição financeira com linhas de crédito focadas em energia solar. Um exemplo é o programa Agro Energia do Banco do Brasil.
LEIA MAIS: Como financiar energia solar
Como instalar energia solar em propriedades rurais?
A implementação de um sistema de energia solar em áreas rurais segue um processo similar ao dos sistemas urbanos, com algumas variações relacionadas ao clima e à área de instalação.
Confira o passo a passo:
- Os painéis solares (módulos fotovoltaicos) são colocados no telhado do seu imóvel para captar e transformar a luz solar em energia elétrica;
- A energia produzida é enviada para um inversor fotovoltaico, que a converte em uma forma utilizável para o consumo na sua casa, comércio ou indústria;
- Por último, é necessário formalizar a instalação das placas solares junto à distribuidora local.
Como os produtores rurais podem utilizar a energia solar?
A energia solar é amplamente conhecida por sua capacidade de gerar eletricidade para dispositivos eletrônicos, iluminação e aquecimento de água, mas também pode ser aproveitada por produtores rurais de diversas maneiras, como:
- Irrigação de cultivos;
- Monitoramento e suporte na produção agrícola;
- Alimentação de cercas elétricas;
- Bombeamento de água;
- Refrigeração.
Além dessas aplicações da energia solar no meio rural, há a possibilidade de reduzir custos energéticos, o que pode contribuir para aumentar os lucros e investir no agronegócio da região.
Conclusão
Como você deve ter percebido, a energia solar rural é fundamental para aqueles que buscam uma maior economia nas contas e também uma maior autonomia na geração de energia. Sendo dois fatores cruciais para todos os produtores rurais, pois impactam diretamente em sua produção e custos.
Dessa forma, a implementação de sistemas fotovoltaicos são o futuro, não apenas do agronegócio, mas de toda a sociedade.