A capacidade de geração de uma fazenda solar é superior à de sistemas residenciais e, consequentemente, seus projetos apresentam uma potência de geração maior. Não é surpresa que a energia solar seja a segunda maior fonte no Brasil.
Essa informação provém do relatório preliminar da ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), que ressalta que, em 2023, o Brasil produziu 36 GW (gigawatts) a partir da energia solar, o que corresponde a 16,5% da matriz elétrica do país.
Assim sendo, investir em fazendas de energia solar no Brasil ajuda a diminuir a emissão de dióxido de carbono, um dos principais gases responsáveis pelo efeito estufa, além de oferecer mais economia aos consumidores.
Se você conhece o termo mas ainda tem dúvidas sobre o que realmente é, como funciona e se vale a pena investir em uma fazenda solar, prossiga com a leitura deste artigo para compreender melhor essa solução.
Índice
O que é uma fazenda solar?
Uma fazenda solar é um projeto de mineração distribuída de energia, composto por um conjunto de painéis solares que ocupa uma extensa área fora das zonas urbanas, permitindo a captação da luz solar e sua conversão em energia elétrica.
A micro e a minigeração distribuída (MMGD) foram regulamentadas pela Resolução da ANEEL n.º 482 de 2012, que estabeleceu o sistema de compensação de energia elétrica. Com essa medida, os consumidores passaram a ter permissão para gerar energia para seu próprio consumo em suas residências.
Os projetos de Geração Distribuída (GD) nas fazendas solares se enquadram na modalidade de minigeração, o que indica que podem ter uma potência instalada variando entre 75 kW e 3 MW.
Para promover, descentralizar e democratizar o acesso à geração de energia limpa, em 2022 foi sancionada a Lei 14.300, que atualizou as diretrizes para as modalidades de MMGD, tornando o processo mais claro e organizado.
Desse modo, aqueles interessados em instalar ou adquirir energia de fazendas solares no Brasil agora têm várias opções disponíveis, incentivando proprietários de comércios, empresas e indústrias a investirem nessas iniciativas.
LEIA MAIS: Lei 14.300 entenda as mudanças no mercado de energia solar
Como funciona uma fazenda solar?
O funcionamento de uma fazenda solar é semelhante ao de um sistema residencial, com a principal diferença sendo a extensão da área ocupada e sua capacidade de geração. As placas são colocadas em áreas rurais, que oferecem espaço para aproveitar a luz solar sem obstruções.
Ainda assim, essas áreas estão próximas o suficiente para que a instalação possa ser conectada à rede da distribuidora local, onde a energia produzida pelos painéis fotovoltaicos é direcionada.
Desse modo, a energia das fazendas fotovoltaicas é convertida automaticamente em créditos de energia pela companhia distribuidora, distribuídos da seguinte maneira:
- para desconto no consumo na unidade consumidora (UC) do proprietário da fazenda;
- para compartilhamento dos créditos entre várias UCs pertencentes ao mesmo dono (autoconsumo remoto);
- para dividir entre diferentes unidades consumidoras de titulares variados em um consórcio ou cooperativa.
A última alternativa é conhecida como geração compartilhada, que é uma das modalidades de geração distribuída (GD) aprovadas pela ANEEL. Essa modalidade pode ser composta por pessoas físicas (cooperativas) ou jurídicas (consórcios) para distribuir os créditos gerados por um projeto.
Por exemplo, o proprietário de uma empresa que tem filiais em uma cidade onde se encontra uma fazenda fotovoltaica pode usar os créditos gerados para reduzir o consumo de energia na matriz e nas outras unidades.
Isso ocorre porque as unidades consumidoras estão dentro da área atendida pela distribuidora local e pertencem ao mesmo titular.
LEIA MAIS: O que é a energia solar compartilhada | Azume
Quais são as vantagens e desvantagens do investimento?
Agora que você compreende o que é e como funciona uma fazenda de energia solar, vamos destacar os benefícios e as desvantagens de investir em uma estrutura desse tipo. Veja a seguir!
Vantagens
As principais razões para investir ou participar de um projeto de fazenda solar incluem:
- redução contínua na conta de luz;
- aproveitar a geração compartilhada para formar parcerias entre empresas;
- ajudar na diminuição do carbono na atmosfera;
- não causar poluição ambiental (os painéis não emitem poluentes);
- possuir um investimento com longa durabilidade (25 a 30 anos).
Desvantagens
Dentre as desvantagens de realizar um investimento em fazenda solar estão:
- alto custo dos equipamentos necessários e da mão de obra;
- pagamento da tarifa de uso da rede (estabelecida pela Lei 14.300/22), que afeta a rentabilidade dos créditos de energia;
- tempo maior para retorno do investimento (para quem instala, em média, cinco anos);
- economia menor para quem opta por compartilhar, quando comparado ao sistema próprio, variando entre 10% a 20%.
Qual é o preço para erguer uma fazenda de energia solar?
O valor médio para a instalação de uma usina fotovoltaica depende do tamanho do terreno, da potência instalada e das condições climáticas do local. A previsão é que um projeto tenha um custo em torno de 4 milhões. O prazo médio para recuperar o investimento é de cinco anos.
Conclusão
Ao longo deste artigo, examinamos em detalhe os aspectos econômicos, técnicos e ambientais que respondem à questão: Vale a pena investir em uma fazenda solar? A resposta é sim, especialmente para aqueles que desejam reduzir custos de forma imediata, ter previsibilidade financeira e um retorno atrativo sobre o investimento.
O modelo de geração distribuída, junto com incentivos fiscais e inovações tecnológicas, transformou as fazendas solares em uma alternativa viável e muito lucrativa tanto para pequenos quanto para grandes investidores.
Além de favorecê-lo em termos de sustentabilidade ambiental, você ainda se protege contra a inflação energética, com um ROI superior a 15% ao ano e um payback médio entre 4 a 6 anos, dependendo do tamanho e do tipo de projeto.
As vantagens vão além da rentabilidade: você contribui ativamente para a transição energética no Brasil, apoia o desenvolvimento econômico local e diminui sua pegada de carbono.
Se você leu até aqui, é porque reconhece a importância de investir em energia solar e deseja aproveitar os benefícios de ter uma fazenda solar própria ou participar da geração compartilhada. Este é o momento certo para agir!
