Luz piscando: Conheça as causas e a solução

luz piscando

Você com certeza já presenciou um evento em que as luzes da sua casa ou de algum local que você estava começarem a piscar. Mas saiba que luz piscando não tem nada a ver com um evento sobrenatural, ele é puramente físico, ou nesse caso, elétrico. 

Origem do problema

Todo problema se origina em um erro ou então algum defeito na fiação ou equipamentos que fazem a conexão da rede com a lâmpada. Muitas vezes pensando em economizar você acaba tendo mais prejuízos. Seja contratando o “profissional” mais barato, ou até mesmo investindo no equipamento com um valor muito abaixo do mercado. 

Saindo um pouco do tema, mas para dar um exemplo prático que vivenciamos diariamente no nosso setor, são pessoas que contratam um “profissional” para instalar um sistema fotovoltaico, mas escolhem aqueles que cobram um valor muito abaixo do praticado por empresas sérias. Em 99% dos casos, um sistema que deveria ter uma vida útil de aproximadamente 25 anos, estragam com metade disso devido à instalação mal feita. 

Ou então, um sistema que deveria ter uma eficiência de 80% se feito por um profissional capacitado, mal chega a 50% com placas instaladas de qualquer jeito, sem um projeto e um estudo da localização. 

Nesse sentido, é muito importante que você busque referências do profissional que vai elaborar e executar o projeto elétrico da sua residência. Para que você não sofre posteriormente com problemas iguais a esse da luz piscando.

O que causa o problema da luz piscando

São muitas as possíveis causas desse problema. Vou citar as 7 prováveis causas mais comuns para que isso aconteça:

Sobrecarga no circuito

Ocorre após ocorrer uma sobrecarga na rede elétrica. Normalmente a causa deste tipo de evento é o grande número de aparelhos ligados ao mesmo tempo. Dessa forma, apesar de ser um problema comum, essa falha decorre de uma falha humana, pois uma instalação elétrica bem feita, não deve apresentar esse tipo de problema. 

Flutuação de tensão

Talvez seja o problema mais grave provocado por uma instalação mal feita. Você consegue perceber que uma rede elétrica sofre com flutuação de tensão quando as luzes piscam e muitas vezes inclusive queimam muito mais rápido que o normal. 

Também é possível perceber esse problema quando, ao ligar um aparelho de alta potência imediatamente as luzes começam a piscar ou ficam mais fracas. 

Ao se deparar com esse problema é muito importante que você contate um eletricista profissional o quanto antes, pois este tipo de situação pode levar a curtos circuitos e até incêndios. 

Queda de Tensão

Este problema ocorre quando uma quantidade grande de corrente é puxada. Ao acender a luz ocorre uma queda de tensão e com isso o causa o efeito de luz piscando. Esse também é um problema que pode levar a um curto circuito e por isso é importante estar atento(a).

Problemas com o soquete

Soquete se você não sabe é o local onde você encaixa a lâmpada. E mesmo que você a encaixe corretamente no soquete, pode existir algum defeito nele que faz com que a luz pisque. Isso pode ser um defeito mais sério ou apenas um mal contato no soquete. 

Você pode fazer um teste realizando a troca do soquete da lâmpada que está piscando e ver se o problema resolve. 

Fase e fio neutro

Se mal feita, a instalação dos fios fase e neutro podem levar ao mesmo problema de luz piscando. Isso porque o fio fase leva a corrente elétrica até a lâmpada e o fio neutro que não possui tensão não faz a distribuição da energia. Dessa forma, quando se liga um interruptor a energia é fornecida pelo fio fase.  

Caso a instalação seja feita de forma errada o fio neutro pode ser o responsável por fazer o corte da corrente e isso causa pequenas fugas de correntes que consequentemente fazem as luzes piscarem, inclusive se estiverem desligadas.

Defeito no interruptor

Mais um problema comum que causa luz piscando é o interruptor. Caso você já tenha verificado o problema do soquete vale a pena observar o interruptor agora. Primeiramente teste acender a lâmpada para ver se o interruptor está parando na posição certa.

Basta um mau contato para que as luzes comecem a piscar e nestes casos é necessário desmontar todo o interruptor e recolocá-lo no lugar realizando os ajustes necessários. Em casos extremos é sugerido que efetue a troca da peça. 

Lâmpada mal encaixada

O caso mais simples e que provavelmente você já testou antes mesmo de procurar ajuda é remover a lâmpada e encaixá-la novamente. Na grande maioria dos casas o problema é esse, e basta um aperto para que a luz piscando acabe. 

Dicas

A melhor estratégia para evitar qualquer um desses problemas é ter um eletricista bom e de confiança. Tanto para elaborar o projeto elétrico da sua casa quanto para dar as manutenções preventivas e ativas da rede elétrica. 

É importante ter em mente que rede elétrica é uma coisa séria e que você deve sempre se preocupar com os riscos envolvidos. Seja de uma descarga elétrica até curto circuitos e incêndios. Como já disse no início deste artigo, cuidado com o barato que pode sair muito mais caro a longo prazo. Não exponha sua casa, família e você mesmo a riscos desnecessários. 

É importante também sempre se preocupar em utilizar materiais de qualidade para a suas obras. Faça um levantamento de preço e tente encontrar um meio termo entre preço e qualidade que consiga lhe atender. 

Outra dica importante é realizar manutenções de rotina da rede elétrica da sua residência ou empresa. Isso evita problemas mais graves e reduz os riscos. Além de uma manutenção preventiva ser mais barata que uma corretiva, que é quando o problema já existe e está ficando cada vez pior. 

Oportunidade

Se você chegou até aqui e está chateado com sua conta de energia elétrica que não para de subir, quero te convidar a conhecer melhor a energia solar. Você sabia que ao instalar um sistema de geração de energia solar fotovoltaica na sua casa você pode passar a pagar apenas a taxa mínima de energia?

LEIA MAIS: Como investir em energia solar: Guia completo

Além disso, se você quer ir mais além e começar a trabalhar com energia solar, é um mercado em amplo crescimento que demanda profissionais qualificados para atuarem na área. Ser um integrador solar é uma tendência para os próximos anos. 

LEIA MAIS: O que são integradores de energia solar e como se tornar um

Conclusão

Se você está com o problema de luz piscando na sua casa ou empresa, o principal é chamar um eletricista de confiança para dar uma olhada no problema. É bem provável que seja algum dos problemas que citei acima, mas mesmo que seja, o mais indicado é deixar que um profissional realize o reparo. 

Lembre-se que com eletricidade não se brinca e até mesmo profissionais precisam tomar medidas para evitar acidentes e respeitar as normas de segurança estipuladas em lei.

Revolucione suas vendas de fotovoltaica

Conheça o software de gerenciamento mais completo do mercado

O melhor CRM para energia solar

Teste o Azume grátis por sete dias
Clique aqui

Torne-se um profissional em energia solar

Conheça os melhores cursos para se tornar um profissional desejado no setor fotovoltaico

Energia Solar Lucrativa

Aprenda do zero a como se tornar um integrador solar com ganhos de até R$23 mil / mês
Clique aqui

Compartilhe este Artigo:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress