O que é e quais as consequências da tempestade solar

tempestade solar

Vivemos uma época de mudanças extremas de clima, onde cada dia mais estamos sentindo os efeitos do aquecimento global na pele (literalmente), preocupações com ondas de calor em 2024 e tempestade solar já surgem como um ponto importante a se levar em consideração. Com o aumento das temperaturas se tornando mais críticas a cada ano, é fundamental tomar medidas para amenizar os efeitos dessa tempestade.

O que causa uma tempestade solar?

Antes de falarmos sobre a tempestade solar, é importante entender o que vem causando de forma gradual o aumento da temperatura da terra. As ondas de calor ocorrem principalmente por causa de uma combinação de fatores meteorológicos, incluindo alta pressão atmosférica, e o efeito estufa, causado pela emissão de gases poluentes.

Essas condições criam um fenômeno onde a superfície da Terra recebe mais radiação solar e essa radiação não consegue sair, levando a um aumento rápido nas temperaturas. Mas ao mesmo tempo isso traz riscos ao nosso planeta e para sua saúde, também representa uma oportunidade de mudança.

A energia solar fotovoltaica vem se consolidando como uma solução para os dois problemas. Ela é uma energia renovável e sustentável, logo não causa poluição do meio ambiente. Ao mesmo tempo, com o aumento da irradiação solar as placas solares produzem mais energia. Ou seja, além de salvar o planeta você estará gerando sua própria energia de forma mais eficiente e economizando na conta.

Isso traz uma outra consequência: o crescimento do setor de energia solar. Com o preço dos equipamentos cada vez mais reduzidos e a facilidade de realização de financiamento para essa finalidade, o número de instalações de sistemas fotovoltaicos tanto residenciais como empresariais e de usinas vem crescendo ano a ano. Neste sentido, muitas pessoas estão se profissionalizando e migrando para atuar como integrador de energia solar

LEIA MAIS: Integrador Solar | Guia Completo

Consequências da Tempestade Solar

Em 2023 vivenciamos ondas de calor extremas que chegaram a levar muitas pessoas aos hospitais em busca de auxílio e sofrendo com desidratação. A tempestade solar em 2024 pode ser ainda pior, fazendo com que desde já tenhamos que nos preocupar em como vamos enfrentar esses períodos. 

Manter ambientes climatizados e frescos é sem dúvida a melhor opção para manter a saúde e o bem estar ao longo de períodos de grande calor. A utilização de climatizadores e de ar condicionado, tanto em ambientes residenciais como empresariais, é importante para trazer produtividade e conforto.

O grande problema destes equipamentos é o consumo de energia, em períodos de muito calor aumenta o risco de apagões devido a grande utilização das redes elétricas por ter tantos equipamentos ligados ao mesmo tempo. E também houve um aumento significativo nas contas de energia no final do mês. Muitas vezes dobrando ou até triplicando de valor. 

Mais uma vez, a utilização de um sistema de energia solar fotovoltaico inibe as duas consequências, pois você utiliza menos a rede de energia da concessionária, ao mesmo tempo em que economiza na sua conta de energia.

Riscos à Saúde

Durante uma tempestade de calor, o risco de desidratação, mal estar e mal súbito aumentam drasticamente. A exaustão pelo calor é um efeito comum em dias mais quentes, reduzindo a produtividade e aumentando o cansaço, especialmente entre populações vulneráveis, como idosos, crianças pequenas e pessoas com condições médicas preexistentes. A exposição prolongada a altas temperaturas também pode gerar problemas respiratórios e cardiovasculares.

Impacto Ambiental

As tempestades solares também geram problemas ambientais, como secas e incêndios. Com temperaturas mais altas a seca aumenta e a umidade do solo reduz, dessa forma o risco de incêndios florestais se intensifica. Além disso, a redução dos níveis de água em rios e reservatórios pode levar a escassez de água, afetando a produtividade agrícola, os habitats da vida selvagem e até mesmo a produção de energia, uma vez que na matriz energética brasileira as hidrelétricas correspondem a 56,8% de toda geração de energia no país. 

LEIA MAIS: Tendências para a matriz energética brasileira

Isso evidencia mais uma vez a necessidade de uma renovação da nossa matriz energética e a expansão das fontes de energia renováveis e sustentáveis. 

Protegendo-se Durante a Tempestade Solar

Sabendo que as mudanças climáticas extremas já estão ocorrendo, é preciso pensar em alguns cuidados que você deve tomar já pensando na onda de calor de 2024. Comece comprando protetores solares enquanto o calor ainda não está no ápice e os valores ainda estão mais acessíveis. 

Preocupe-se também em preparar os ambientes nos quais você permanece por períodos mais longos, para que eles fiquem mais arejados e climatizados. Para isso pode-se utilizar ventiladores, climatizadores e até mesmo ar-condicionado. Bem como, dar preferência por locais mais arejados e que possuam correntes de ar. 

Mantenha-se Hidratado

Manter uma hidratação adequada é de fundamental importância durante os períodos de tempestade solar. Beba bastante água ao longo do dia, mesmo se não sentir sede. Evite bebidas alcoólicas e cafeinadas, pois podem contribuir para a desidratação.

Além disso, dê preferência para alimentos não gordurosos que podem fazer com que você se sinta mais cansado e indisposto. Tente se alimentar mais com frutas e verduras que possam ajudar na hidratação do seu organismo.

Abrigue-se contra a radiação direta do sol

É importante também que em períodos mais quentes você evite grandes períodos de exposição ao sol. Dessa forma, procure sempre se abrigar em espaços com ar condicionado e climatizadores, como shoppings ou bibliotecas, por exemplo. Também é importante se programar para que se necessário sair, que seja em horários onde o sol esteja mais fraco, como no início da manhã ou final da tarde.

Vista-se Adequadamente

Use roupas leves e folgadas feitas de tecidos respiráveis, como algodão. Opte por cores claras que refletem a luz solar. Também é importante ter um guarda-sol ou “sombrinha” quando estiver andando pela rua, para se proteger um pouco da radiação direta do sol. 

Dicas de cuidados

Existem outras medidas que você deve tomar para se proteger do calor intenso:

  • Beba bastante água;
  • Evite frituras e alimentos pesados e/ou com muito sal;
  • Coma mais frutas e verduras;
  • Faça refeições menores e mais frequentes;
  • Utilize roupas leves;
  • Evite atividades físicas intensas e expostas ao sol;
  • Sempre que possível permaneça em locais frescos.

Lembrando que em alguns tipos de trabalho é impossível se abrigar do sol. Nestes casos, utilize sempre roupas de proteção UV, passe protetor solar regularmente e beba bastante água. E em caso de qualquer sintoma de desidratação ou queda de pressão procure imediatamente um pronto atendimento.

Conclusão

Uma tempestade de calor com certeza traz grandes desafios, mas com uma preparação planejada e adequada, você poderá reduzir o impacto dela no seu dia a dia e até mesmo tirar proveito disso para gerar economia ou até mesmo uma oportunidade de empreender em 2024.

É importante entender que priorizar a saúde e bem-estar ajuda também a nos mantermos proativos e aumentar o nosso rendimento tanto no trabalho quanto em atividades cotidianas do dia a dia.  

Está claro que o planeta está ficando mais quente a cada dia que passa. Muito disso se deve ao aquecimento global causado pela emissão de gases poluentes na atmosfera. E a consequência disso são dias cada vez mais quentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress