Flexível, leve, semitransparente e produtor de energia sustentável. Os filmes fotovoltaicos orgânicos (OPV Solar) representam a terceira geração em tecnologias de células solares e são considerados uma das alternativas mais ecológicas para a produção de energia, podendo ser aplicados em diversas superfícies e combinados com variados materiais.
Índice
O que é o OPV Solar
Os OPVs captam energia diretamente da luz solar e também têm grande capacidade de aproveitamento da luz artificial, utilizando materiais orgânicos sintéticos à base de carbono.
O processo de fabricação dos OPVs é vantajoso por usar temperaturas baixas, requerendo menos energia em comparação com outras tecnologias fotovoltaicas, o que resulta em uma menor pegada de carbono. Esta tecnologia possibilita o surgimento de uma era inovadora em geração distribuída de energia, apresentando uma nova alternativa para a produção fotovoltaica em cidades, veículos, edifícios inteligentes e uma variedade de outras aplicações através da sua integração com diferentes materiais.
Características dos paineis OPV Solar
As características diferenciadas do OPV Solar aumentam as possibilidades de geração de energia, graças à sua flexibilidade de integração em diferentes superfícies e materiais. Confira as principais características do OPV:
- Baixa pegada de carbono
- Espessura mínima (a partir de 0,3mm)
- Flexibilidade
- Leveza (a partir de 800g/m²)
- Semitransparência
- Personalização
Embora os paineis solares tradicionais sejam feitos de células sensíveis à luz que transformam a energia solar em elétrica através de reações químicas, sua fabricação geralmente envolve processos altamente poluentes, como a queima de carvão e a liberação de compostos orgânicos voláteis e mercúrio na atmosfera.
Além disso, os paineis de silício, embora eficientes e abundantes, encarecem o produto final e podem ser perigosos quando combinados com outros elementos químicos.
A eliminação dos paineis solares também apresenta alguns desafios, similares aos enfrentados pelo descarte de produtos eletrônicos, devido à falta de planejamento adequado, o que pode acarretar consequências ambientais indesejadas.
O que são células orgânicas solares?
As células fotovoltaicas orgânicas consomem vinte vezes menos energia que os paineis solares convencionais e prometem reduzir significativamente o impacto ambiental da produção de energia solar.
Essas células são feitas de eletrodos impressos em polímeros e funcionam através da absorção de luz solar por pequenas moléculas orgânicas ou polímeros condutores, que transportam a energia capturada para um conversor, transformando-a em eletricidade.
LEIA MAIS: Novo painel solar pode ser 10 vezes mais eficiente
Dessa forma, as células orgânicas oferecem vantagens como maleabilidade, transparência, custo reduzido e possibilidade de reciclagem após o uso. Elas são ideais para uso residencial e em pequenas indústrias, devido à sua estética versátil e facilidade de integração em diversos designs, podendo ser instaladas em janelas e paredes.
Como funciona o painel solar flexível?
O painel solar flexível, também conhecido como placa solar flexível, é fabricado usando a tecnologia fotovoltaica orgânica (OPV Solar), com suas células impressas sobre um filme plástico. Estas células contêm uma tinta à base de carbono que captura a luz solar e a converte em energia.
Este processo envolve a impressão de cinco camadas de tinta por equipamentos que operam de maneira similar às prensas de jornais, com camadas intermediárias que desenvolvem elétrons, uma camada superior que transporta cargas positivas, uma inferior para cargas negativas, e um terminal metálico ao final.
Futuro do OPV Solar
Embora ainda sejam novos no mercado e mais caros que os módulos tradicionais, os paineis solares flexíveis apresentam um futuro bem promissor no campo da energia renovável.
No Brasil, a dependência de hidrelétricas torna o abastecimento energético vulnerável às variações climáticas, destacando a necessidade de inovação em tecnologias como as células fotovoltaicas orgânicas.
Com a exploração do potencial das células orgânicas, o Brasil tem a chance de se tornar um pioneiro na adoção de tecnologias solares mais sustentáveis e eficientes, oferecendo uma alternativa viável e menos prejudicial ao ambiente.
Então, se você tem interesse em saber mais sobre essa revolução na geração de energia solar, continue nos acompanhando e compartilhe suas dúvidas nos comentários!
Conclusão
O setor de energia solar fotovoltaica vem crescendo anualmente, tanto em número de instalações residenciais e empresariais, como em investimento em usinas de geração de energia. Atualmente o acesso à energia solar está mais democratizado, com facilidade de financiamentos e subsídios governamentais.
Isso vem criando oportunidades de mercado para quem deseja empreender no setor fotovoltaico. Um setor que está com déficit de profissionais capacitados para atender a crescente demanda de clientes. Se você chegou até aqui e tem interesse em saber mais sobre esse setor e quem sabe até se tornar um profissional da área, eu te convido a conhecer o curso de Energia Solar Lucrativa.
Curso que vai te ensinar do zero a como se tornar um profissional desejado no mercado de energia solar fotovoltaica com ganhos mensais de até R$23 mil.