Um painel solar comum é feito para durar, pelo menos, 25 anos, mas como saber se eles realmente duram tudo isso? A resposta vem de usinas com décadas de atividade!
Você já deve ter ouvido falar que paineis solares são um investimento de longo prazo, feitos para durar várias décadas. Aqui a gente já falou da durabilidade dos paineis e dos testes rigorosos pelos quais eles passam. Mas será que a capacidade das placas solares de gerar energia continua suficiente depois de tanto tempo?
As usinas e paineis solares mais antigos do mundo respondem essa pergunta pra nós: sim, continua! Se você quer conhecer mais sobre os avós do painel solar que você está pensando em instalar, continue com a gente neste post!
Índice
A usina solar mais antiga do mundo
Os Estados Unidos foram um dos primeiros países a investir pesado não apenas no uso de energia solar, mas também no desenvolvimento tecnológico de energia fotovoltaica. Por isso, não surpreende que a usina solar mais antiga ainda em atividade seja de lá.
Localizada na Califórnia, a SEGS (Solar Energy Generating Systems) é uma usina de energia solar concentrada e sua construção foi concluída em 1984. Ela gera energia desde então, o que dá 39 anos ininterruptos!
Os paineis solares com mais tempo de atividade
Calcular quais os paineis solares mais antigos ainda em atividade é uma tarefa um pouco mais difícil, já que os primeiros paineis solares foram desenvolvidos para uso científico. Mesmo assim, é possível citar alguns números bem impressionantes.
Na Alemanha, os módulos fotovoltaicos instalados na Universidade de Oldenburg em 1976 ainda estão produzindo eletricidade. E o melhor: quando instalados, os paineis tinham uma eficiência de 8,55%, e em 2011 eles registravam uma eficiência de 8,2%. Ou seja, houve uma queda de menos de 5% na eficiência do sistema em quase 40 anos!
Já no Reino Unido temos um pequeno aparato creditado como o primeiro painel solar moderno ainda em funcionamento! O aparelho tem mais de 70 anos e, diferentemente dos paineis atuais que operam até em luz indireta, ele ainda precisa de incidência direta de luz para gerar seu 1,5 volt de eletricidade.
Curtiu aprender mais sobre os paineis fotovoltaicos? Então você vai gostar deste post: