Top 10: países que mais utilizam energia solar!

A energia solar é uma das que mais crescem no mundo. E não é pra menos: é uma energia limpa, renovável, não-poluente e que gera renda e movimenta o mercado de trabalho onde chega. Em 2022, o Brasil conseguiu ser um dos 10 países com mais capacidade de energia solar no mundo, mas você consegue chutar qual o primeiro?

Confira esse Top 10 com os países que mais usam energia solar!

República da Coreia

A Coreia do Sul registrou uma capacidade de 20974,7MW em 2022. O país planeja atender 20% de seu consumo total de eletricidade com energias renováveis ​​até 2030 e os investimentos nessa área aumentam a cada ano.

Além da energia solar, o país tem feito investimentos em energia eólica para cumprir a meta.

Países Baixos

A Holanda foi responsável por uma capacidade de 22589,7MW em energia solar no ano passado. O governo holandês planeja suprir pelo menos 70% do seu consumo energético com energia renovável até 2030! E o país está no caminho certo: hoje, a Holanda tem uma média de dois paineis solares em atividade para cada um de seus 17,5 milhões de habitantes.

Brasil

Com 24078,9 MW de potência instalada em energia solar, o Brasil alcançou o top 10 mundial em capacidade de energia solar em 2022! No ano anterior, o Brasil aparecia apenas no top 15.

Os últimos dois anos trouxeram recordes na instalação de energia solar por aqui, em parte porque a população queria se adiantar à Lei 14.300.

Itália

A Itália registrou uma capacidade de 25082,6 MW de energia solar até o ano passado. Um crescimento impressionante se considerarmos que, em 2008, o país tinha uma potência instalada de apenas 100 MW.

Austrália

A ensolarada e extensa Austrália não podia estar de fora dessa lista. Em 2022, o país tinha uma potência instalada de 26792 MW em energia solar. São mais de 3 milhões de instalações de energia solar fotovoltaica! Potencial bem aproveitado por lá.

Índia

Com sua grande população, a Índia é o terceiro país que mais consome energia no mundo. As hidrelétricas ainda são a fonte de energia renovável mais comum por lá, mas a energia solar vem crescendo: em 2022, o país contava com 63143,1 MW de capacidade!

Além disso, a energia solar tem desempenhado um papel social no país. Uma vila no estado de Gujarat recebeu investimentos do governo indiano para se tornar a primeira do país movida a energia solar, trazendo benefícios ambientais para todos e economia para a população local. A vizinhança, de forma bem apropriada, é onde está localizado o famoso Templo do Sol de Gujarat.

Alemanha

O custo da energia solar cai a cada ano na Europa. Na Alemanha, isso resultou em uma capacidade de 66554 MW de energia solar em 2022. A Alemanha tem um bom histórico na produção de energia solar – em junho de 2014 o país produziu 23,1 gigawatts de energia solar, metade de toda a produção mundial!

Japão

Chegamos ao top 3 e é claro que o Japão faria parte da lista. Diferentemente da maior parte dos países dessa lista, que só começaram a investir em energia solar nas décadas de 2000 e 2010, o Japão deu seus primeiros passos nessa área ainda nos anos 90. Em 2022, o país acumulava uma capacidade de 78833 MW em energia solar!

Estados Unidos

Na América do Norte, a energia solar tem sido uma boa aposta nos extensos desertos dos EUA e em zonas rurais. No ano passado os EUA chegaram à marca de 113015 MW em capacidade de energia solar. São quase 250 mil empregos gerados na área de energia solar nos EUA, e o cargo de “instalador solar fotovoltaico” é um dos que mais crescem no país.

China

É isso aí: nosso primeiro lugar, a China, equivale a mais de 3 vezes a capacidade do segundo colocado, os EUA, em energia solar. São 393031,8 MW de capacidade de energia solar no país mais populoso do mundo e esse número tende a crescer ainda mais: há previsões de que a China instale entre 95 e 120 MW de potência só em 2023. O país, além de líder em capacidade e produção de energia solar, também lidera a produção de equipamentos e tecnologia fotovoltaica.

Fonte: Irena

Revolucione suas vendas de fotovoltaica

Conheça o software de gerenciamento mais completo do mercado

O melhor CRM para energia solar

Teste o Azume grátis por sete dias
Clique aqui

Torne-se um profissional em energia solar

Conheça os melhores cursos para se tornar um profissional desejado no setor fotovoltaico

Energia Solar Lucrativa

Aprenda do zero a como se tornar um integrador solar com ganhos de até R$23 mil / mês
Clique aqui

Compartilhe este Artigo:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Revolucione suas vendas de fotovoltaica

Conheça o software de gerenciamento mais completo do mercado

O melhor CRM para energia solar

Teste o Azume grátis por sete dias
Clique aqui

Latest post

Torne-se um profissional em energia solar

Conheça os melhores cursos para se tornar um profissional desejado no setor fotovoltaico

Energia Solar Lucrativa

Aprenda do zero a como se tornar um integrador solar com ganhos de até R$23 mil / mês
Clique aqui
plugins premium WordPress