Criar um site eficiente para sua empresa de energia solar vai muito além de ter uma página online. Ter um site feito de qualquer maneira, sem otimização, layout agradável e informações úteis, podem levar inclusive ao caminho oposto, perder vendas. Pois, um site bem feito, bonito, com as informações organizadas gera credibilidade e o oposto também é verdade.
Índice
Estabeleça a presença online da sua empresa
Ter uma presença online forte, ajuda a estabelecer a força da marca da sua empresa. Isso gera não apenas credibilidade, mas facilidade em se comunicar com seus clientes e transmitir a mensagem que sua empresa deseja.
Estabelecer a presença da sua empresa online, está associado diretamente, mas não somente, a ter um site bem estruturado, organizado e com chamadas para ação claras e objetivas.
É preciso também consolidar e estruturar as redes sociais da sua empresa, para que elas se comuniquem e gerem credibilidade junto aos seus clientes. Ter um perfil no Google Meu Negócio também é fundamental. E aqui não estou falando apenas de criar e deixar o perfil lá parado.
É preciso movimentar, criar postagens, ofertas, manter as informações atualizadas de horários de funcionamento, feriados, promoções, ações. Tudo que for de informação relevante para seu cliente, sua empresa tem que comunicar. Isso faz com que sua empresa gere uma presença digital forte.
LEIA MAIS: 15 passos para montar uma empresa de energia solar de sucesso
Criando um site para empresas de energia solar
Ao criar um site para sua empresa de energia solar, alguns pontos de atenção são muito importantes para iniciar o projeto.
Design Responsivo
É muito importante que o site da sua empresa seja responsivo, ou seja, que ele funcione de forma otimizada em todos os tipos de dispositivos. Desde telas menores como smartphones, até telas de PC widescreen enormes. O seu site tem que ser capaz de se adaptar, pois isso é um dos fatores de rankeamento no Google. Mais abaixo vamos falar mais sobre isso, no tópico de SEO.
Mas, além da questão de rankeamento, ter um design responsivo e amigável ao usuário, permite que ele consiga uma navegação mais fluida através do site da sua empresa. Acessando com maior facilidade as informações e obtendo os dados que ele precisa para tomar a decisão final dele de instalar ou não o sistema com a sua empresa.
Alguns pontos de atenção quando falamos sobre design responsivo são:
- Possuir um Layout flexível, que se ajuste às telas;
- Utilizar imagens otimizadas e leves, que carreguem rapidamente mesmo em redes móveis;
- Texto legível, tanto em tamanho quanto em contraste de cor;
- Marcar as tags de metadados também é fundamental, como, por exemplo, o título e a meta descrição.
Se atentando a estas ações simples, você vai garantir que o seu site funcione e que seu cliente está tendo acesso a todas as informações que ele precisa.
LEIA MAIS: Como vender energia solar pelo WhatsApp? Conquiste mais clientes
Estruturação do site
Já na primeira sessão do seu site é fundamental que o seu cliente consiga perceber o que sua empresa faz e enxergar valor nisso. Dessa forma, elabore uma chamada para ação convincente e chamativa. Alinhe essa chamada com uma descrição ou imagem de valor sobre sua empresa de energia solar ou serviço de instalação de sistemas fotovoltaicos.
Assim, ao começar a elaborar a estrutura do site da sua empresa de energia solar, leve em consideração todas as informações que não podem faltar.
- Um formulário para captação dos dados do cliente ou um botão para chamar no whatsapp;
- Informações relevantes sobre a sua empresa, enxugue o texto e evite colocar textos longos e desnecessários;
- Portfólio de todos os serviços realizados, quantidade de potência instalada, onde foram realizados os projetos, tempo de realização, etc;
- Integração com as redes sociais também é muito importante. Todas as mídias digitais da sua empresa devem conversar entre si. O site deve gerar seguidores no Instagram, o Instagram deve levar tráfego ao seu site e inscritos no seu canal do Youtube e por aí vai;
- Deixe todas as informações de contato da sua empresa sempre disponíveis e com fácil acesso.
Quando falamos especificamente em sites para empresas de energia solar, existem alguns conceitos e informações que não podem faltar. Você deve deixar claro, por exemplo, o local de atuação da empresa, informações sobre produtos e serviços. E aqui estou falando de separar em seções, por exemplo, os diferentes tipos de sistemas de energia solar (residencial, industrial, usinas).
É importante também deixar visível ao seu cliente os processos de instalação, como tudo é elaborado e realizado. Fale dos benefícios que ele terá com a instalação de um sistema solar fotovoltaico. Uma boa forma de fazer isso é disponibilizando uma calculadora solar em seu site em forma de formulário. Dessa forma seu cliente pode calcular a economia mensal na conta de luz e você recebe o contato dele como um lead para venda.
LEIA MAIS: Vantagens de oferecer uma calculadora solar online para seus clientes
Falando também sobre estruturação do site, é importante pensar na parte de SEO que falei lá em cima.
SEO
O seu site precisa ser amigável ao Google, para que ele apareça nas pesquisas. Por exemplo, quando alguém pesquisa por “empresa de energia solar em Belo Horizonte” se a sua empresa de energia solar atuar na cidade de Belo Horizonte, o seu site tem que aparecer.
Para isso, você deve tomar alguns cuidados, como por exemplo:
- Use o termo de busca ao longo do site (no nosso caso o termo é “empresa de energia solar em Belo Horizonte);
- Coloque o termo de busca no título do site;
- Crie textos de fácil leitura e entendimento;
- Utilize imagens mais leves.
Seguindo passos simples, você pode ao longo do tempo ir melhorando o posicionamento do seu site nas buscas do Google, para que gere mais acessos e consiga mais vendas.
Plataformas para criação de sites para empresas de energia solar
Existem no mercado algumas opções para você criar o site da sua empresa, caso você tenha conhecimento de como funcionam os serviços de criação de site, hospedagem e registro de domínio.
Muitos provedores de hospedagem de sites, possuem construtores de sites que te permitem construir de forma simples alguns sites mais simples. Porém, estes serviços não oferecem nenhum tipo de integração, o que pode dificultar na hora de gerar leads ou vendas.
Além disso, o valor de uma boa hospedagem para o site da sua empresa de energia solar, muitas vezes não é barato. Então você terá o gasto com a hospedagem e caso não saiba como construir o site de forma correta e otimizada, terá outro gasto com alguém para desenvolver o site.
Uma das plataformas mais famosas hoje em dia é o WordPress. Mas uma hospedagem compartilhada, que oferece integração ao WordPress hoje em dia, não fica por menos de R$30/mês. Isso, com uma hospedagem muito limitada, que restringe números de acessos, e muitas vezes faz o site ficar mais lento. Fora o custo com o desenvolvimento do site.
Azume
Nesse ponto, eu tenho uma excelente notícia para te dar. O Azume, que já é o CRM de energia solar mais usado por integradores em todo o Brasil, também oferece dentro do seu ecossistema de trabalho a possibilidade de criar um site para a sua empresa de energia solar.
Nele, você consegue personalizar todo o site com imagens, informações, contatos e projetos realizados. Além disso, o site já conta de forma nativa com uma calculadora solar, ou seja, o seu futuro cliente deixa ali as informações dele, jé recebe uma prévia dos benefícios do sistema para ele e os dados desse futuro cliente já caem dentro do seu fluxo de venda no CRM Azume para você começar a venda. Não é incrível?
Agora, imagine que esse CRM que já te possibilita criar um site totalmente integrado e ainda ofereça opções de gerar propostas customizadas e assinatura de contratos digitais com validade jurídica?
Pois é, o Azume tem tudo isso. E recentemente foi liberada uma nova funcionalidade para revolucionar as vendas de sistemas fotovoltaicos no Brasil. Você agora pode, dentro do Azume, facilitar o pagamento do seu cliente oferecendo um financiamento pré-aprovado junto da sua proposta comercial. Isso é possível graças à integração do Azume com o BTG.
Suporte ao cliente e pós venda
Ter uma presença digital e uma marca forte, está também diretamente ligado a como você atende e trata os seus clientes. Oferecer um atendimento ajustado às necessidades do seu cliente é fundamental. Isso não apenas no momento da venda, mas também no momento de prestar um suporte ou a venda de um serviço de pós-venda, como limpezas de placas solares mesmo.
Conclusão
Não existe um momento certo para estabelecer uma presença digital para a sua empresa de energia solar. No mundo atual, toda empresa precisa nascer digital. Ter um site é fundamental para alcançar e apresentar sua marca para o seu cliente.
Como diziam os mais sábios, “a primeira impressão é a que fica”, logo, pense que o primeiro contato do seu cliente com a sua empresa será o site dela, ou a rede social. Pense nisso na hora de investir em atendimento e desenvolvimento de um site otimizado.
Tenha em mente que o seu cliente tem um problema, e o seu objetivo é entender o problema dele e apresentar soluções práticas. O mesmo vale para o site da sua empresa de energia solar. O seu cliente quer acessar o site e ter informações claras, objetivas e confiáveis sobre a sua empresa. Ele não quer textos grandes cheios de firulas linguísticas. Lembre sempre, foque na experiência do usuário e você terá um novo cliente.