Preciso desligar o sistema de energia solar quando viajo?

Preciso desligar o sistema de energia solar quando viajo

Um número crescente de proprietários de casas estão optando pela instalação de sistemas de energia solar devido ao aumento do interesse em fontes renováveis.

Contudo, uma questão bastante comum é: preciso desligar o sistema de energia solar quando viajo? A resposta é NÃO. O sistema fotovoltaico não precisa ser desativado durante períodos de baixo consumo. Na verdade, desligá-lo pode trazer desvantagens, afetando diretamente o bolso do consumidor, resultando na perda de créditos de energia.

Antes de você entender melhor sobre o porquê de não precisar desligar o seu sistema de energia solar quando for viajar, é essencial que você conheça melhor sobre o funcionamento desse sistema. 

Como funciona a energia solar? 

Você conhece o funcionamento da energia solar? Essa forma de energia utiliza tecnologias que aproveitam a luz e o calor do sol para produzir eletricidade (por meio dos sistemas fotovoltaicos e heliotérmicos) ou para aquecer líquidos (sistemas térmicos).

Atualmente, esses sistemas são amplamente adotados por residências e empresas em todo o Brasil, representando uma excelente alternativa para diminuir os custos com a conta de luz ao utilizar uma fonte de energia renovável, limpa e sustentável.

A energia solar se divide em três categorias:

  • fotovoltaica;
  • térmica;
  • heliotérmica (energia solar concentrada).

Cada uma tem seu funcionamento específico: a fotovoltaica transforma a luz solar diretamente em eletricidade através de placas solares; a térmica capta o calor do sol para aquecer água; e a heliotérmica aproveita o calor da radiação para produzir vapor que movimenta turbinas, gerando eletricidade.

A energia solar fotovoltaica funciona com sistemas que convertem a luz solar em eletricidade, atendendo assim às necessidades de consumo de residências, empresas, propriedades rurais, indústrias ou qualquer outro tipo de estabelecimento.

Esses sistemas fotovoltaicos contam com dois componentes principais: o painel solar, responsável por converter a luz em energia elétrica utilizando o efeito fotovoltaico; e o inversor solar, que transforma a corrente elétrica gerada pelo painel (de CC para CA) para que ela possa ser distribuída, utilizada ou armazenada.

Existem três tipos de sistemas de energia solar fotovoltaica que, apesar de gerarem eletricidade da mesma maneira, têm diferentes modos de gerenciar a energia produzida pelos painéis. Esses sistemas são:

  • sistema fotovoltaico conectado à rede (on grid);
  • sistema fotovoltaico isolado ou autônomo (off grid);
  • gerador fotovoltaico híbrido.

Os sistemas on grid estão ligados à rede elétrica, que absorve o excedente gerado durante o dia e fornece energia à noite. Por outro lado, os sistemas off grid funcionam de forma independente da rede e utilizam baterias para acumular a energia que será utilizada à noite. 

Os sistemas híbridos combinam as características dos modelos on grid e off grid, funcionando conectados à rede ao mesmo tempo em que possuem um sistema de armazenamento com baterias.

LEIA MAIS: Como funciona a energia solar para residência

Porque não preciso desligar o sistema de energia solar quando viajo? 

Manter o sistema de energia solar ativo mesmo em momentos de baixo consumo resulta em um aumento nos créditos para a Unidade Consumidora.

A continuidade do funcionamento do sistema pode prevenir custos extras, que podem surgir ao reiniciar o sistema após um período de inatividade e ocasionar um maior consumo de energia devido aos gastos envolvidos na reinicialização. 

Além disso, essa prática ajuda a evitar o desgaste dos componentes do sistema, o que pode acarretar despesas com manutenção e reparo no futuro.

Desse modo, manter o sistema de energia solar ligado durante a viagem ajuda a diminuir a pegada de carbono, já que utiliza fontes renováveis e reduz as emissões de gases do efeito estufa, ao contrário do que acontece quando se depende da rede elétrica tradicional com o sistema solar desligado. 

Situações em que o sistema de energia solar deve ser desligado

É aconselhável manter o sistema de energia solar ativo durante as viagens, mas existem algumas situações em que desligá-lo é necessário. Um exemplo disso é quando os painéis exigem limpeza ou manutenção. 

Nesses momentos, é fundamental seguir as orientações do fabricante e desativar o sistema corretamente antes de iniciar qualquer procedimento. Por outro lado, os consumidores não precisam se preocupar com medidas adicionais quando estão fora de casa. 

LEIA MAIS: 5 dicas de como realizar a limpeza de placas solares

Como funciona a compensação de créditos de energia solar?

No Brasil, as instalações de energia solar que se enquadram na categoria de geração distribuída têm a possibilidade de participar do Sistema de Compensação de Energia Elétrica (SCEE). Este sistema foi instituído pela Resolução Normativa 482/2012 (REN 482) da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e está contemplado na Lei 14.300, que define o Marco Legal da Geração Distribuída.

A energia gerada pelos painéis solares pode ser utilizada no próprio imóvel em tempo real. Quando isso não ocorre, seja por uma produção excessiva ou pela falta de consumo, a energia sobrante é enviada para a rede elétrica. Isso gera créditos que podem ser utilizados para abater na fatura de eletricidade, proporcionando uma economia extra ao consumidor.

Conclusão 

Não é necessário desligar a energia solar durante suas viagens. Assim, você acumula créditos, reduz custos e evita o desgaste do sistema, além de incentivar o uso de energias renováveis ao mantê-lo ativo.

Desse modo, é fundamental manter o sistema de energia solar sempre ligado, exceto nas ocasiões em que for necessário realizar limpeza ou manutenção. Dessa forma, você poderá aproveitar todos os benefícios da energia solar, contribuir para a sustentabilidade e reduzir suas despesas com eletricidade. 

Revolucione suas vendas de fotovoltaica

Conheça o software de gerenciamento mais completo do mercado

O melhor CRM para energia solar

Teste o Azume grátis por sete dias
Clique aqui

Torne-se um profissional em energia solar

Conheça os melhores cursos para se tornar um profissional desejado no setor fotovoltaico

Energia Solar Lucrativa

Aprenda do zero a como se tornar um integrador solar com ganhos de até R$23 mil / mês
Clique aqui

Compartilhe este Artigo:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Revolucione suas vendas de fotovoltaica

Conheça o software de gerenciamento mais completo do mercado

O melhor CRM para energia solar

Teste o Azume grátis por sete dias
Clique aqui

Latest post

Torne-se um profissional em energia solar

Conheça os melhores cursos para se tornar um profissional desejado no setor fotovoltaico

Energia Solar Lucrativa

Aprenda do zero a como se tornar um integrador solar com ganhos de até R$23 mil / mês
Clique aqui
plugins premium WordPress