Abu Dhabi deu um passo histórico na energia renovável ao lançar o primeiro projeto em larga escala do mundo que combina energia solar com armazenamento por bateria. Assim, segundo a Emirates News Agency (WAM), a iniciativa permitirá a geração de energia limpa de forma ininterrupta, 24 horas por dia, sendo o maior sistema do tipo já desenvolvido.
O projeto inclui uma usina solar fotovoltaica com capacidade de 5,2 gigawatts-hora (GWh) e um sistema de armazenamento por bateria com capacidade de 19 GWh. Assim, isso permitirá a produção de 1 GWh de eletricidade de carga básica diariamente. Marcando um avanço crucial para tornar a energia renovável uma fonte confiável, dia e noite.
Assim, Sultan Al Jaber, ministro da Indústria e Tecnologia Avançada dos Emirados Árabes Unidos, destacou a relevância do projeto: “Por décadas, a intermitência foi o maior obstáculo da energia renovável. Hoje, graças ao apoio do presidente Mohammed bin Zayed Al Nahyan. Criamos uma instalação que transforma a energia renovável em uma fonte consistente de 1 GW diariamente. Esse é um marco significativo que pode revolucionar o setor energético global.”
Além de enfrentar o desafio histórico da intermitência, a iniciativa reforça o compromisso dos Emirados Árabes Unidos em alcançar as metas de emissões Zero Líquido até 2050, consolidando o país como um líder global em sustentabilidade e inovação tecnológica.
Assim, com essa conquista, Abu Dhabi se posiciona na vanguarda da transição energética. Assim provando que o futuro da energia limpa pode ser tão constante quanto o nascer do sol.