Projeto no Pará transforma 10 Mil toneladas de caroço de Açaí em Energia Renovável

Açaí

A Solar Coca-Cola, uma das 15 maiores fabricantes do Sistema Coca-Cola do mundo, está revolucionando a produção sustentável na Amazônia. Com uma unidade em Belém–PA, a empresa está substituindo a queima de combustíveis fósseis e madeira nas caldeiras da fábrica pelo uso inovador do caroço de açaí, uma biomassa sustentável.

Desde 2021, a Solar adquire caroços de açaí de fornecedores locais, transformando 10 mil toneladas do insumo em energia renovável. Essa mudança não apenas proporciona uma fonte de energia mais barata e contínua, mas também reduz significativamente os custos de produção. Em 2022, a empresa registrou uma redução média de 49% nos custos em comparação com o gás natural. “Além de contarmos com uma alternativa de combustível sustentável mais barata, conseguimos colaborar diretamente para a redução do lixo urbano“, destacou Luciano de Oliveira Gomes, diretor regional da Solar.

Desde o início do projeto em 2020, a Solar Coca-Cola contribuiu para a redução de oito milhões de toneladas de lixo urbano na Região Metropolitana de Belém. Em 2022, foram recuperados aproximadamente 2,186 milhões de quilogramas de caroço de açaí, com um valor estimado em R$ 681.690,19.

Impacto Econômico e Sustentável

O uso do caroço de açaí também impulsiona a economia local, proporcionando uma nova fonte de renda para os produtores de açaí. “Temos visto o impulsionamento real da economia local, a geração de emprego e fomento à renda para diversas comunidades da região“, afirma Gomes. Em 2023, o projeto recebeu um prêmio nacional, destacando o compromisso da Solar com práticas ambientais exemplares e o fortalecimento da bioeconomia no Pará.

Com duas fábricas no Pará e mais de 1.300 empregos diretos, a Solar Coca-Cola planeja fortalecer ainda mais seus investimentos estratégicos na região, com previsão de R$ 45 milhões nos próximos cinco anos. A expansão da estrutura da empresa promete gerar novos empregos e definir um novo padrão em inovação e desenvolvimento econômico.

Economia Circular e Reciclagem

Em 2024, a Solar Coca-Cola implementou no Pará seu programa de reciclagem e economia circular, o Recicla Solar. Já presente em oito estados brasileiros, o projeto apoia cooperativas locais, integrando agregadores de resíduos que compram diretamente de cooperativas, garantindo justiça e eficiência econômica para os catadores.

Com essas iniciativas, a Solar Coca-Cola não apenas contribui para a sustentabilidade ambiental, mas também fortalece a economia local e oferece soluções inovadoras para o setor industrial no Pará.

Veja mais Notícias

Conheça o Azume

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se para receber novidades e promoções

© 2023 · E4 Energias Renovaveis© – CNPJ 41.142.800/0001-24 / Azume Tecnologia LTDA - CNPJ 49.305.545/0001-03 - Todos os direitos reservados
plugins premium WordPress