O agricultor Clóvis Motin, do município de Colombo (PR), encontrou uma solução eficiente e sustentável para reduzir seus custos de energia: a instalação de placas solares. Em sua propriedade, onde cultiva hortaliças hidropônicas, o sistema de irrigação consome grandes quantidades de energia, pois o motor que irriga as plantas liga a cada 10 minutos, sendo impossível ficar sem água.
Com a implantação da energia solar, Clóvis viu sua conta de luz despencar de R$ 2 mil para cerca de R$ 300 por mês, uma economia de mais de 85%. O investimento, financiado em dez anos sem juros por meio do Programa RenovaPR e do Banco do Agricultor Paranaense, terá retorno completo em até quatro anos. “Depois disso, tenho mais 20 anos de garantia nas placas para usar a energia sem preocupações”, destaca o agricultor.
Além de suprir as necessidades da sua propriedade, que possui 21 estufas de alface, rúcula, agrião e cebolete, Clóvis planejou o sistema fotovoltaico com capacidade extra, já pensando em uma possível expansão das estufas ou até em carregar um futuro caminhão elétrico.
Essa modernização não só reduziu os custos, como também trouxe mais segurança para a produção, que depende de energia constante para evitar perdas nas hortaliças. A inovação na fazenda, que já passou por gerações na família, segue em linha com a busca de Clóvis por técnicas mais sustentáveis e lucrativas para o campo.