Alerta! Painéis solares em áreas de enchente podem causar choque elétrico

enchente

Com a temporada de chuvas e enchente, surge um alerta crucial: os painéis de energia solar em prédios e casas representam um perigo potencial de choque elétrico durante enchente. O Instituto-Geral de Perícias destaca que, sob a incidência de raios solares, esses sistemas podem produzir eletricidade imediatamente, aumentando o risco de acidentes e até mesmo de eletrização da água próxima.

Através das redes sociais, o IGP-RS enfatiza a importância de evitar entrar em edificações submersas que possuam esses painéis, alertando para o risco iminente de morte.

A corrente elétrica gerada pelos painéis é contínua e posteriormente convertida em corrente alternada, podendo chegar a 127 ou 220 Volts através de um aparelho inversor. No entanto, a presença de água ou umidade pode comprometer seriamente o funcionamento do sistema.

A prefeitura de São Leopoldo também se pronunciou sobre o perigo dos painéis fotovoltaicos, instruindo os moradores a desconectar os cabos diretamente no painel para interromper o circuito, caso haja a necessidade de entrar em casas alagadas.

Após a inundação, é crucial seguir cuidadosamente quatro passos: desligar o disjuntor da caixa que protege os fios de ligação entre o painel e o inversor (chamada de stringbox), desligar o inversor pelo botão giratório localizado na parte inferior, desconectar o disjuntor de ligação do inversor com a rede elétrica da casa e, por fim, contatar um profissional qualificado para realizar a manutenção adequada do equipamento.

Veja mais Notícias

Conheça o Azume

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress