Aneel mantém Bandeira Verde em novembro e reforça necessidade de consumo consciente de energia elétrica

Consumo consciente

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que em novembro a bandeira tarifária continuará verde, o que significa que não haverá cobrança extra nas contas de luz dos consumidores. O diretor-geral Sandoval Feitosa já havia declarado anteriormente que a bandeira verde deve permanecer até dezembro. Mas reforço que o consumo consciente de energia deve continuar e ser intensificado.

No entanto, a Neoenergia Cosern, atuando no Rio Grande do Norte, destaca a importância do consumo consciente de energia elétrica, especialmente com o aumento da temperatura e a chegada do verão. Mesmo com a bandeira verde, é possível adotar medidas para reduzir ainda mais o valor das contas de luz. Algumas dicas incluem:

  • Manter a temperatura dos aparelhos de ar-condicionado entre 23ºC e 25ºC, programando o desligamento automático durante a madrugada.
  • Optar por aparelhos com a tecnologia Inverter para um uso mais eficiente do compressor.
  • Realizar manutenção regular nos aparelhos, limpando filtros e saídas de ar a cada duas semanas.
  • Ao adquirir um ar-condicionado, escolher modelos Split, que são mais eficientes, e aqueles com tecnologia Inverter para economizar até 60% de energia.
  • Instalar o aparelho de ar-condicionado preferencialmente no lado de maior dimensão do ambiente e no alto.
  • Instalar placas fotovoltaicas para diminuir o consumo de energia elétrica da rede.
  • Utilizar ventiladores de teto para circular o ar, lembrando que a velocidade afeta o consumo.
  • No caso do chuveiro elétrico, utilizar a opção verão, que consome até 30% menos energia, tomar banhos rápidos e desligar a água durante o ensaboamento. É importante usar resistências originais para evitar danos e riscos de acidentes, e a troca por aquecedor solar térmico é recomendada.
  • Manter a geladeira bem vedada, evitar colocar alimentos quentes e deixá-la afastada da parede para evitar o aumento de calor na parte traseira. Abra a geladeira o mínimo possível.
  • Aproveitar a luz natural mantendo janelas e cortinas abertas, usar cores claras nas paredes e apagar as luzes dos cômodos desocupados, exceto as de segurança. Quando necessário, optar por lâmpadas de LED, que são cerca de 40% mais econômicas em comparação com as lâmpadas convencionais.
  • Além da economia de energia, as lâmpadas de LED têm uma vida útil mais longa, durando cerca de 25 mil horas, em comparação com as 15 mil horas das lâmpadas fluorescentes. Além disso, o LED é mais ambientalmente amigável, pois não contém elementos tóxicos, ao contrário das lâmpadas fluorescentes que contêm mercúrio, um poluente ambiental.

Adotar essas medidas não apenas ajuda a reduzir o consumo de energia, mas também contribui para a preservação do meio ambiente e a economia financeira dos consumidores.

Veja mais Notícias

Conheça o Azume

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress