ANEEL rejeita apelo da ABSOLAR e mantém cortes na solar

ANEEL

ANEEL: Recurso negado

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) rejeitou, por unanimidade, um recurso da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR). O recurso questionava mudanças recentes nas regras sobre interrupções na geração de energia. A decisão foi baseada na conclusão da Procuradoria da ANEEL, que considerou os prejuízos alegados pelas empresas como parte dos riscos normais do setor.

Mudança nas regras

A ABSOLAR protestou contra alterações da Resolução Normativa 1.073/2023. Esta norma redefiniu critérios para apuração e pagamento nos casos de “constrained-off”. Este termo técnico se refere à interrupção na geração devido a limitações operacionais para evitar sobrecarga da rede, mesmo com capacidade de produção. Difere do “curtailment”, que está ligado a paradas programadas ou excesso de oferta em relação à demanda.

ANEEL: Conflito com o ONS

Em conflito direto com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a ABSOLAR acusa falta de transparência nas justificativas desses cortes. A associação alega prejuízos bilionários, na casa dos R$ 2 bilhões. Inclusive, já moveu uma ação judicial contra a ANEEL pedindo ressarcimento.

Justificativa da ANEEL

A agência esclareceu que a compensação às geradoras por meio do Encargo de Serviço do Sistema (ESS) só é permitida quando há insuficiência de infraestrutura para transmitir energia. No entanto, é comum ocorrer o contrário – excesso de oferta – situação na qual não há previsão legal de compensação.

Consulta pública negada

Embora tenha negado o pedido principal da ABSOLAR, a ANEEL ficou dividida sobre outro ponto. Os diretores Fernando Mosna e Ricardo Tili foram favoráveis a abrir uma consulta pública sobre a transparência dos procedimentos do ONS. Porém, os diretores Sandoval Feitosa, Agnes da Costa e Ludimila Silva votaram contra, encerrando também essa tentativa.

Prevaleceu o entendimento da Procuradoria da ANEEL de que os cortes na geração estão enquadrados como riscos normais do setor energético.

Veja mais Notícias

Conheça o Azume

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se para receber novidades e promoções

© 2023 · E4 Energias Renovaveis© – CNPJ 41.142.800/0001-24 / Azume Tecnologia LTDA - CNPJ 49.305.545/0001-03 - Todos os direitos reservados
plugins premium WordPress