A promessa de um carro elétrico movido a energia solar em produção de larga escala parece finalmente estar se concretizando. Assim, depois de tentativas como o Sunmobile, da General Motors nos anos 1950, e o Lightyear 0, da holandesa Lightyear em 2022, é a startup californiana Aptera que está atraindo os holofotes. Durante a CES 2025, maior feira de tecnologia do mundo, a empresa apresentou seu veículo inovador, que combina design futurista e eficiência energética impressionante.
Feito de fibra de carbono e vidro, o carro da Aptera possui três rodas e é equipado com painéis solares espalhados pela carroceria. Com eles, o carro elétrico pode rodar até 64 km apenas com energia solar, enquanto sua autonomia total impressiona: são 643 km. A economia de energia é fruto do consumo de apenas 6,2 kWh/100 km, impulsionado por um coeficiente aerodinâmico (Cx) de 0,13 – o mais baixo já registrado para veículos de passeio em produção.
O design em formato de gota, desenvolvido em colaboração com o túnel de vento da renomada Pininfarina, reduz ao máximo a resistência do ar. No interior, o minimalismo reina: há espaço para apenas duas pessoas, um volante com aro cortado e uma central multimídia compacta.
Com mais de 48 mil unidades já reservadas e preço estimado em US$ 40 mil, a produção está programada para começar ainda este ano na fábrica da Aptera em Carlsbad, Califórnia. Assim, as primeiras entregas devem acontecer até o final de 2025.
Assim, após superar uma trajetória cheia de desafios, a Aptera se reposiciona como pioneira em inovação. Resta saber: o carro solar será o marco histórico prometido ou o projeto enfrentará os mesmos obstáculos que outros do passado?