Desde a semana passada, os moradores de alguns bairros em Niterói e São Gonçalo estão ficando até 24 horas sem energia. Segundo os residentes, há tempos a Enel negligencia os cuidados com a manutenção da rede de distribuição, deixando para trás inacreditáveis emaranhados de fios e cabos nos postes de energia elétrica. Assim, é recorrente os fios esbarrarem uns nos outros, causando curto-circuitos.
Um engenheiro aposentado que conhece o ritual da área de cor e salteado, alega que a Enel entregou na mão de terceiros o serviço de atendimento das reclamações dos clientes. Quando, na verdade, o serviço deveria ser feito por profissionais competentes e técnicos da empresa, o que não ocorre.
Mas, nesse caso, a culpa não é só da Enel, mas também da prefeitura, que não fiscaliza e das empresas usuárias dos postes, que instalam novos cabos aumentando cada vez mais a bagunça.
Paulo Roberto Piloto, presidente da Soprecam (Associação de Moradores de Camboinhas), disse que entidade vai catalogar todas as reclamações de falta de luz para encaminhar à Aneel, alertando também para que o órgão tome providências para que a Enel esteja em condições técnicas para enfrentar o verão, quando o consumo de energia é bem maior.