Belo Horizonte deu um passo significativo rumo à mobilidade limpa, iniciando uma nova fase de testes com ônibus elétricos no âmbito do seu Plano de Mobilidade Limpa.
O primeiro veículo da Marcopolo está operando na linha 2101 (Grajaú/Sion) em horários específicos ao longo do dia. A iniciativa faz parte do esforço contínuo da Prefeitura para substituir 40% da frota atual por ônibus movidos a energia limpa até 2030.
Os testes anteriores, iniciados em outubro de 2023, envolveram modelos da BYD e abrangeram seis das nove regionais da cidade, com foco na região Centro-Sul. Nesta nova etapa, além da Marcopolo, outras três empresas – Ankai Brasil, Volvo e BYD – também realizarão testes assim que os veículos forem aprovados para circulação.
Segundo a Prefeitura de BH, esses testes são essenciais para aumentar o conhecimento sobre a tecnologia dos ônibus elétricos e fornecer dados cruciais para apoiar futuras aquisições. O Plano de Mobilidade Limpa não visa apenas reduzir as emissões de carbono, alinhando-se aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU, mas também melhorar significativamente a qualidade do ar na cidade.
Para implementar o plano, a Prefeitura destinou R$ 317 milhões para a compra de aproximadamente 100 ônibus elétricos, que serão operados em regime de comodato pelas empresas concessionárias em linhas específicas determinadas pela Superintendência de Mobilidade (Sumob).
Os ônibus elétricos oferecem uma autonomia de cerca de 230 km por carga, podem transportar até 80 passageiros e são capazes de atingir velocidades de 70 a 80 km/h. Com um consumo de energia até 80% menor em comparação aos ônibus a diesel, esses veículos contribuem significativamente para a redução das emissões de CO2 e proporcionam um ambiente urbano mais silencioso.
Futuro Sustentável
Belo Horizonte está se destacando na implementação de soluções sustentáveis de transporte, mostrando que a inovação e o compromisso com o meio ambiente podem transformar a vida urbana. Com os novos testes de ônibus elétricos, a cidade avança rumo a um futuro mais limpo e eficiente, beneficiando a todos os seus cidadãos.
Uma resposta
Enquanto BH fica só nos testes,São Paulo já tem mais de 50 ônibus elétricos novos em circulação,isso fora os troleibus que já existem lá a décadas.