Nesta quarta-feira (13/12), a Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon) instaurou um inquérito para investigar a empresa de energia solar “Autorenove”, de Várzea Grande, após cerca de 20 clientes fazerem B.O contra a mesma.
O número de pessoas que se dizem lesadas, no entanto, já teria passado de 60. Após diversas denúncias formuladas contra a empresa, ela teria demitido seus funcionários e fechado as portas sem entregar os serviços contratados pelos clientes.
Um grupo no WhatsApp intitulado “Vítimas da Autorenove” foi feito para concentrar a troca de informações sobre o caso.
“Fiz um financiamento pelo banco BV, no valor de R$ 27 mil. No contrato a empresa pede 120 dias para entregar o equipamento”, diz cliente, que preferiu não se identificar.
Os quatro meses se passaram desde o fechamento do contrato e as parcelas do empréstimo começaram a chegar sem que as placas tivessem sido instaladas.
“Me entregaram 12 placas no dia 11 de setembro, faltando os outros equipamentos. Nunca entregavam o restante do material. Quando foi no dia 27 de novembro, ele [dono] me mandou um áudio falando que estava com muitos problemas e iria assumir o meu financiamento”.
De acordo com a vítima acima, foram contratados 15 módulos e só entregues 12 deles, que não foram sequer instaladas no telhado da casa. O restante do material, como inversores, para fazer o mecanismo funcionar, não foram entregues.
Quase uma semana depois, no dia 4 de dezembro, a cliente foi surpreendida com a notícia do fechamento do estabelecimento. Na porta, havia um número para contato, onde quando se liga, não se obtêm retorno nenhum.
Segundo a Polícia Civil, a delegacia especializada está fazendo o levantamento de outras possíveis denúncias contra o estabelecimento.