No segundo dia do Enem 2024, a energia solar brilhou como tema de uma questão que abordou o funcionamento e a eficiência dos painéis fotovoltaicos. A pergunta destacou o uso do grafeno, tecnologia inovadora que potencializa a geração de energia mesmo em dias chuvosos, ressaltando a importância e aplicabilidade da energia solar no cotidiano.
A presença da questão no exame chamou a atenção de especialistas. Para Thiago Farias, engenheiro do Canal Solar, isso evidencia o crescente papel da energia solar no Brasil. Ele ainda ressaltou a tendência de integração de fontes renováveis, como usinas híbridas que combinam energia solar e eólica, além do uso de baterias para otimizar o armazenamento e distribuição de energia na rede.
O Enem, criado em 1998, além de avaliar o desempenho escolar, é porta de entrada para o ensino superior e programas de financiamento estudantil como o ProUni e Fies. Este ano, o exame foi realizado nos dias 3 e 10 de novembro. Assim cobrindo diversas áreas do conhecimento e destacando, mais uma vez, a relevância da tecnologia solar para o futuro dos estudantes e do país.