“Quero garantir que ninguém mais passe sufoco ao sair da escola à noite” afirma a jovem de 17 anos cujo projeto é construir um Poste Solar.
Apesar de ser um direito garantido pela Constituição, o livre acesso às ruas nem sempre é uma realidade para todos. Fatores como insegurança e falta de iluminação tornam o trajeto diário uma verdadeira provação, especialmente para as mulheres, que frequentemente precisam alterar suas rotas ao caminhar sozinhas à noite em ruas escuras.
Essa realidade incômoda motivou Mirela Viviane Cruz, de 17 anos, estudante e moradora do Grajaú, na zona sul de São Paulo. Determinada a fazer a diferença em uma região historicamente marcada por desigualdades – em 2013, o Grajaú foi considerado o pior distrito da cidade para se viver, de acordo com o Mapa da Desigualdade da Rede Nossa São Paulo –, Mirela decidiu agir.
Inspirada por conceitos de consciência ambiental e cidadania, que aprendeu em sua mentoria no Colégio Magno/Mágico de Oz, a estudante criou o projeto de um poste sustentável, feito com materiais recicláveis e alimentado por energia solar. Segundo Mirela, a escolha da energia renovável é crucial em tempos de apagões, que vêm gerando transtornos na cidade. “Mesmo em situações de chuva, se o poste continuar de pé, ele vai iluminar a rua porque a fonte é solar”, explica.
Para tirar o projeto do papel e instalar o poste na rua de sua antiga escola, a Mariazinha Congílio, Mirela estima que precisará de cerca de R$ 700. “Quero garantir que ninguém mais passe sufoco ao sair da escola à noite”, afirma a jovem.
A ideia inovadora de Mirela já está dando frutos. Ela foi premiada com uma bolsa de estudos global pelo programa Rise Scholarship, patrocinado pela Schmidt Futures e pela bolsa Rhodes, que concede oportunidades para jovens de 15 a 17 anos em 49 países. Apesar de ainda precisar concluir o ensino médio, o reconhecimento impulsiona Mirela a seguir firme em seu objetivo de estudar engenharia química ou ambiental em uma universidade de prestígio nos Estados Unidos.
O próximo desafio? Melhorar suas notas, habilidades extracurriculares e o inglês, enquanto se prepara para transformar sua visão em realidade.