A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu, nesta terça-feira (4), um empresário catarinense investigado por aplicar golpe na venda de sistemas fotovoltaicos. Assim, a abordagem ocorreu em Juquitiba, interior de São Paulo, onde os agentes encontraram uma pistola Glock 9 mm em sua posse. Além disso, o carro de luxo que ele dirigia, uma Land Rover Discovery, tinha registro de estelionato.
De acordo com a Polícia Civil, o empresário deixou Florianópolis na noite de segunda-feira (3), mas já era monitorado. Assim, ele comprou o veículo sem realizar pagamento, configurando crime de estelionato. A PRF interceptou o carro na Rodovia Régis Bittencourt, a 70 km da capital paulista, confirmando as suspeitas.
Assim, a prisão faz parte da Operação Helios, deflagrada pela Delegacia de Defraudações da DEIC (Diretoria Estadual de Investigações Criminais). A Justiça determinou o bloqueio de R$ 594.895,06 das contas do empresário, além do cumprimento de sete mandados de busca e apreensão.
O golpe investigado envolve a venda de um sistema de energia solar para uma padaria em São José, na Grande Florianópolis. O equipamento, negociado em 2022 por quase R$ 600 mil, deveria ter sido entregue em 90 dias. No entanto, mesmo com o pagamento realizado, a instalação nunca aconteceu.
Com a prisão e a apreensão dos bens, a Polícia Civil acredita que parte do prejuízo possa ser ressarcida. O empresário segue detido, aguardando novas decisões da Justiça.