Em um movimento ousado rumo à sustentabilidade e inovação digital, o Grupo Emirates anunciou nesta terça-feira (26) uma parceria estratégica com a Moro Hub, empresa subsidiária da Digital DEWA, para migrar seu centro de dados para o maior data center do mundo movido a energia solar — localizado no Parque Solar Mohammed Bin Rashid Al Maktoum, em Dubai. A instalação já detém o certificado do Guinness World Records pela sua magnitude.
Assim, a mudança está prevista para começar a partir de meados de 2026 e inclui serviços completos de co-localização: desde espaço físico até fornecimento de energia, refrigeração e equipamentos. A operação do data center utilizará cerca de 3.000 megawatts por ano de energia solar, alinhando-se ao compromisso da Emirates com um futuro de baixas emissões.
Esse passo marca um avanço tecnológico e ambiental significativo para o grupo, que busca consolidar sua infraestrutura digital com foco em eficiência e responsabilidade ecológica.
Assim, a parceria foi oficializada na presença de HE Saeed Mohammed Al Tayer, CEO da Autoridade de Eletricidade e Água de Dubai (DEWA), e representantes das duas empresas. Al Tayer destacou que a iniciativa reforça o papel de Dubai como referência global em inovação sustentável, em consonância com as metas da Estratégia de Energia Limpa e da Estratégia Net Zero Carbon 2050.
Já Michael Doersam, CFO do Grupo Emirates, enfatizou que a mudança garante maior resiliência operacional, escalabilidade tecnológica e uma redução significativa na pegada ambiental. Para ele, a colaboração entre as empresas é mais do que uma simples troca de infraestrutura — é um avanço em direção a uma aviação mais verde e a uma cidade ainda mais conectada ao futuro.