Microsoft e Google consomemmais energia que 100 países juntos

Google

Um estudo impressionante revelou que Microsoft e Google, em 2023, consumiram mais energia elétrica do que 100 países, incluindo Islândia, Gana e Tunísia. Cada uma dessas gigantes da tecnologia usou 24 TWh de energia, o equivalente ao consumo do Azerbaijão, com seus 10,14 milhões de habitantes.

Essa demanda energética colossal é essencial para manter os data centers dessas empresas em operação, além de seus inúmeros escritórios globais. Com a crescente popularização das tecnologias modernas, o consumo de energia nos data centers disparou. Um estudo da Hugging Face revelou que sistemas de inteligência artificial generativa podem consumir até 33 vezes mais energia do que máquinas com software tradicional.

O impacto ambiental dessas empresas vai além do consumo de energia. O relatório ambiental de 2024 do Google indicou um aumento de quase 50% nas emissões de carbono em comparação a 2019, impulsionado pela maior demanda energética de seus data centers. Da mesma forma, a Microsoft registrou um aumento de 30% nas emissões desde 2020, devido à construção de novos data centers.

Com o crescimento contínuo da demanda por tecnologias de inteligência artificial, o consumo de energia dessas empresas pode ser ainda maior em 2024, à medida que lançam mais produtos de IA para o público.

A análise, conduzida pelo repórter Michael Thomas e publicada no X (antigo Twitter), destaca a necessidade de considerar a fonte de energia usada por essas empresas, enfatizando a importância de soluções energéticas mais limpas para mitigar seu impacto ambiental.

Veja mais Notícias

Conheça o Azume

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se para receber novidades e promoções

© 2023 · E4 Energias Renovaveis© – CNPJ 41.142.800/0001-24 / Azume Tecnologia LTDA - CNPJ 49.305.545/0001-03 - Todos os direitos reservados
plugins premium WordPress