Moradores do bairro Chapadão, em Piracicaba (SP), realizam um protesto, na tarde desta quinta-feira (28), devido à falta de energia na região. O problema ocorre após um temporal com fortes ventos que atingiu a cidade entre o final da tarde e a noite de quarta-feira (27) e levou ao corte no fornecimento de eletricidade para diferentes áreas.
Os moradores atearam fogo em pneus e entulhos, no cruzamento das ruas dos Saracuras e dos Falcões.
Os moradores relataram que pessoas precisam de aparelhos para tratamentos de saúde foram prejudicadas, que alimentos que estavam nas geladeiras das casas foram perdidos e que empresas precisaram paralisar os trabalhos.
Entre os danos causados pelo temporal, estão o desabamento de um barracão, queda de árvores e de um muro, além da queda de caixas d’água e casas e comércios destelhados. Não há registros de feridos.
Uma das árvores caiu em cima de um carro em frente à Faculdade Anhanguera, no Água Branca. A motorista estava no veículo, mas não se feriu.
De acordo com a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap), foram registradas 60 quedas de árvores de pequeno e grande porte até as 10h desta quinta-feira (28). Os bairros mais atingidos foram Higienópolis, Jardim Elite, Nova América, Caxambu, Terra Nova, Pauliceia, Costa Rica e Morumbi.
A Defesa Civil interditou duas residências atingidas pela queda de árvores, uma na Rua Frei Jacinto, Higienópolis, e outra na rua Leogildo Salvagni, no Água Branca.
Segundo a Secretaria de Saúde, houve falta de energia elétrica em diversas unidades de saúde da região, onde a energia já foi restabelecida e o atendimento segue normalmente.
“A força-tarefa da prefeitura, formada pelas secretarias de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap) e de Trânsito e Transporte (Semuttran) e Defesa Civil, em conjunto com o Corpo de Bombeiros, está atuando para minimizar os efeitos da tempestade, trabalhando com agilidade para retirada das árvores, dando prioridade para as que estão obstruindo entradas de residências, ruas e avenidas”, informou a prefeitura, em nota.
O Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae) informou na noite de quarta que, por conta da interrupção da energia, o abastecimento de água foi afetado.
Isso pode causar baixa pressão e falta para as casas que não têm caixa d’água. Os bairros afetados são: Unileste, Dois Córregos, Pompéia, Jardim Abaeté, Conceição, Distrito de Tupi, Glebas Natalinas, Cecap, Santa Rita, São Francisco, Taquaral e proximidades.
A normalização do abastecimento deve ocorrer de forma gradativa, segundo o Semae.