Pernambuco desponta com Expansão Solar: Crescimento de 51% e mais de 83 Mil conexões

Pernambuco

Pernambuco brilha no cenário da energia solar! De acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), o estado viu um aumento impressionante de 51% em sua capacidade instalada de energia solar entre abril de 2023 e abril de 2024. Esse crescimento coloca Pernambuco na 3ª posição do Nordeste. Especialistas apontam que esse salto está diretamente ligado ao acesso facilitado a financiamentos, que tornam os custos mais acessíveis e aceleram a transição energética.

Esse avanço significativo se refere à produção de energia elétrica de pequeno porte, gerada de forma independente pelos próprios consumidores, geralmente a partir dos telhados de suas residências. No período, a capacidade de produção de energia solar fotovoltaica saltou de 566 megawatts em 2023 para 856,7 megawatts em 2024. A Absolar também destaca que essa expansão criou mais de 26 mil empregos e gerou uma arrecadação de R$ 1,3 bilhão para os cofres públicos. Atualmente, Pernambuco conta com mais de 83 mil conexões solares em residências e empresas, abastecendo mais de 146 mil unidades consumidoras.

Luzer Oliveira, coordenador estadual da Absolar em Pernambuco, destaca o potencial de desenvolvimento social, econômico e ambiental do estado através da energia solar. “Com políticas públicas adequadas e incentivos, Pernambuco pode rapidamente se tornar um líder nacional, gerando mais empregos, renda e atraindo investimentos privados, além de contribuir significativamente para o combate às mudanças climáticas”, afirma.

No que diz respeito à produção de energia solar em grandes usinas, Pernambuco ocupa a sétima posição no Brasil, com um total de 5.500 megawatts considerando as operações já em andamento, em construção ou outorgadas. Para incentivar ainda mais esse crescimento, instituições financeiras têm oferecido linhas de crédito específicas para projetos de geração de energia solar.

Ana Paula Medeiros Vieira, Coordenadora de Ciclo de Crédito da Central Sicredi Nordeste, explica que a procura por financiamentos aumentou cerca de 30% nos últimos anos. “O financiamento cobre até 100% do valor do projeto, com prazos flexíveis de até 10 anos, e inclui assessoria especializada”, explica Ana Paula.

Além de ser uma fonte limpa e renovável, a energia solar reduz os custos para os consumidores, que ainda podem vender o excedente de energia para a rede. Com a disponibilidade constante dessa fonte ao longo do ano e um retorno garantido sobre o investimento, a energia solar se destaca como uma das mais competitivas do país. O Sicredi, por exemplo, disponibiliza uma equipe de especialistas para auxiliar os associados a escolherem a melhor opção de acordo com suas necessidades energéticas.

Veja mais Notícias

Conheça o Azume

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se para receber novidades e promoções

© 2023 · E4 Energias Renovaveis© – CNPJ 41.142.800/0001-24 / Azume Tecnologia LTDA - CNPJ 49.305.545/0001-03 - Todos os direitos reservados
plugins premium WordPress