A Petrobras anunciou na última quinta-feira (6) uma série de mudanças nas sua estrutura organizacional. Entre elas, a criação de uma diretoria dedicada à pauta de transição energética e energias renováveis.
O nome indicado para ocupar a cadeira da nova diretoria foi Maurício Tolmasquim. Tolmasquim é engenheiro, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e ex-presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE). O possível diretor tem vasta experiência na área de energia e atuou na campanha presidencial de Luiz Inácio Lula da Silva, sendo o responsável pelas propostas na área de energia, e integrou o grupo específico sobre o tema no gabinete de transição da presidência. Também foi secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia quando a pasta era comandada por Dilma Rousseff.
A indicação foi feita pelo presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, e será encaminhada ao conselho de administração da estatal. Se a indicação for aprovada, o engenheiro coordenará atividades de descarbonização, mudanças climáticas, novas tecnologias e sustentabilidade.