A energia solar atingiu recentemente a marca de 1 TW de capacidade instalada em todo o mundo, resultando na redução de mais de 300 milhões de toneladas de CO2, segundo o Conselho Global de Energia Solar (GSC). No entanto, a entidade afirma que o potencial total da energia fotovoltaica está longe de ser totalmente explorado.
“Precisamos unir a indústria global para enfrentar nossos desafios comuns, maximizar a implantação e entregar a revolução solar com velocidade, escala e os mais altos padrões de qualidade“, declarou Sonia Dunlop, CEO do GSC. Ela enfatiza que todas as pessoas no mundo merecem acesso à eletricidade solar, seja através de painéis solares em suas residências ou fornecida por suas concessionárias, e nenhum país deve ficar para trás.
Recentemente, a Agência Internacional de Energia (IEA) divulgou um estudo apontando que os investimentos globais em energia solar devem ultrapassar US$ 500 bilhões em 2024. A expectativa é que a energia solar atraia mais investimentos neste ano do que todas as outras fontes energéticas, superando com folga os investimentos em combustíveis fósseis, como carvão, petróleo e gás, e até mesmo outras fontes de energia limpa, como eólica, nuclear e hídrica.
Diante desse crescimento, o GSC anunciou o lançamento de sua nova marca e visão estratégica com o objetivo de acelerar a implantação da energia fotovoltaica globalmente. “Estamos intensificando nossos esforços para acelerar a energia solar ao redor do mundo. Estamos convencidos de que a energia solar será o coração pulsante do nosso futuro limpo e sustentável“, afirmou Máté Heisz, presidente do Conselho do GSC.
Como parte dessa nova visão estratégica, o GSC lançou uma série de ações focadas em áreas essenciais para o crescimento futuro da indústria solar. Esses fluxos de trabalho, em colaboração com membros do GSC e outros especialistas, incluem:
- Integração e Armazenamento na Rede: Liderado pela SMA Solar, este grupo de trabalho visa compartilhar boas práticas para aumentar a capacidade e flexibilidade da rede, acomodar a crescente geração de energia solar e enfrentar desafios técnicos e regulatórios.
- Finanças: Sob a liderança da Jinko Solar, este grupo desenvolverá soluções financeiras para tornar os investimentos em energia solar mais acessíveis, especialmente em mercados emergentes, envolvendo investidores privados e bancos de desenvolvimento.
- Cadeia de Suprimentos: Conduzido por representantes da indústria de todas as regiões do mundo, este grupo se concentra em fortalecer a cadeia de suprimentos solar, garantindo transparência, resiliência, competição e sustentabilidade.
- Habilidades: Em colaboração com a GWO, este grupo trabalha na formação de uma força de trabalho qualificada para apoiar a expansão da indústria solar.
Com essas iniciativas, o GSC pretende acelerar a adoção da energia solar e assegurar que seu imenso potencial seja plenamente realizado, contribuindo para um futuro mais limpo e sustentável.